Como funcionam os marketplaces nos bastidores

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Você precisa melhorar o índice de vendas da sua empresa? Considere utilizar os marketplaces como uma forma de atrair mais clientes. Saiba como!
Como funcionam os marketplaces nos bastidores

Você precisa melhorar o índice de vendas da sua empresa? Considere utilizar os marketplaces como uma forma de atrair mais clientes. Saiba como!

Vender é um desafio para todas as empresas, afinal, conquistar a confiança do cliente logo de cara é uma tarefa complicada. Por isso, você precisa conhecer algumas estratégias de vendas, e uma delas é a de usar os marketplaces para aumentar suas conversões de leads em clientes.

Dito isso, vamos entender a seguir o que é um marketplace e como ele pode ajudar o seu negócio a aumentar o faturamento mensal e anual.

O que são os marketplaces?

Os marketplaces podem ser entendidos como vitrines virtuais de grandes empresas que já são consolidadas no mercado, mas que cederam um espaço no seu site para negócios menores. Na prática, você, lojista, utiliza esses espaços para divulgar seus produtos.

Como o marketplace é uma plataforma online de uma outra empresa, você pode utilizar o espaço cedido para promover a venda dos seus produtos. Ou seja, você está vendendo a sua mercadoria utilizando a visibilidade que outra empresa tem.

Isso diminui, por exemplo, os seus custos com divulgação. Claro que o marketplace não retira a necessidade de campanhas de marketing e divulgação, claro, mas no início é uma ótima forma de evitar esses gastos.

Com o tempo, a sua empresa terá maior visibilidade na concorrência, mas enquanto isso não acontece, você tem a opção de utilizar o espaço dos marketplaces.

Como os marketplaces funcionam na prática?

Os marketplaces são plataformas online, e por isso a sua navegação nunca é interrompida. Ou seja, todos os seus consumidores têm acesso 24h aos produtos que desejam comprar. Eles funcionam como uma loja virtual.

No entanto, a principal diferença é que existem várias lojas diferentes nessa plataforma. Então, o seu produto irá competir com outras mercadorias, de diferentes lojistas. Antes de adotar essa estratégia, você precisa pensar em alguns diferenciais.

Alguns exemplos de diferenciais podem ser frete grátis, frete fixo, mais de uma forma de pagamento, desconto progressivo e afins. Normalmente, as empresas precisam ser competitivas, mas no marketplace isso é ainda mais necessário.

Principais modelos de negócio para marketplaces

Se você está pensando em aderir à estratégia de venda nos marketplaces, saiba que existem alguns modelos de negócio para adotar. Confira alguns deles.

  • Modelo de negócio B2B

O B2B, ou Business-to-Business, é um modelo entre empresas (geralmente, de empresas e de fornecedores). Neste modelo, é comum encontrar médias e pequenas empresas fornecendo algum serviço ou produto entre si, em razão de alguma necessidade.

  • Modelo de negócio B2C

Já no modelo Business-to-Consumer, ou B2C, temos a relação entre empresa e consumidor, que é a mais comum no setor varejista. No dia a dia, essa é a relação mais usual, pois é percebida quando você vai em um mercado ou loja, por exemplo.

  • Modelo C2C

Apesar de parecer difícil de visualizar, o modelo C2C de negócios é o Consumer-to-Consumer, entre consumidores. Essa venda é popular em apps como a Olx e o Mercado Livre, por exemplo.

  • Modelo P2P

Por fim, temos o modelo P2P, que é o Ponto a Ponto. Na prática, estamos falando de mediadores, entre pessoas que têm o produto e outras que querem esse item. Um exemplo para compreender o P2P é o app de corridas Uber.

Tipos de marketplaces

Além de conhecer os principais modelos de negócio que a sua empresa pode adotar, também é importante ter ciência dos tipos de marketplaces disponíveis no mercado, a fim de avaliar qual seria a melhor opção para a sua empresa.

Produtos: esse é o mais conhecido, em que o marketplace comercializa produtos a partir de segmentos específicos, como eletrodomésticos, limpeza, tecnologia e outros.

Serviços: aqui, pessoas jurídicas e físicas podem oferecer os seus serviços, e em troca devem pagar uma comissão para a empresa que cede o espaço.

Hiperlocal: o hiperlocal atende diversas demandas em um só local, oferecendo, por exemplo, a compra em mercados, restaurantes, mercearias e afins. Como exemplo, veja o iFood.

Aluguel: neste modelo, o consumidor pode alugar um espaço de modo online e depois desfrutar na data marcada. Alguns dos maiores exemplos são Airbnb, Unidas e Quinto Andar.

É possível citar outros modelos, como o marketplace de agendamento, anúncio, nicho e produtos digitais. Existem várias opções que podem se adequar ao seu negócio, mas lembre-se de que existe um investimento.

Cabe a você decidir qual investimento é mais viável para o seu negócio neste momento. No entanto, uma prioridade deve ser melhorar a sua logística para atender à demanda dos clientes. E para isso, conte com a Platinum Log. 

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