B2C Fulfillment

O fulfillment é a estratégia que garantirá a eficiência total das operações, desde a gestão de vendas até a satisfação do cliente final. Ou seja, ele atua em todas as operações, buscando manter a organização e eficiência na hora de realizar os serviços contratados.

É uma estratégia de logística que pode ser aplicada tanto em pedidos B2B (business-to-business), quanto para B2C (business-to-consumer).

Business-to-business (B2B) são aqueles pedidos em grandes quantidades de produtos, e são enviados para grandes empresas varejistas. Já o business-to-consumer (B2C), são aqueles pedidos enviados para a casa do consumidor comum. 

Este modelo de negócio é caracterizado por ter como público alvo o consumidor comum. E é o modelo mais comum que conhecemos na prática do dia-a-dia. Você pode usufruir dele ao comprar em mercados e lojas de seu interesse pessoal, independente do segmento. Essa relação entre o comerciante e você, é uma estratégia B2C.

B2C Fulfillment: Vendas

Existem algumas técnicas que são capazes de induzir o consumidor a gastar mais através de estratégias de marketing e vendas B2C, que vão desde o’ visual e ordem da mercadoria nas prateleiras dos mercados, até as táticas de preços mais “baratos”, como é o exemplo do R$ 0,99, ao invés de R$ 1,00.

O termo fulfillment refere-se a todas as funções da cadeia de suprimentos relacionadas ao recebimento, processamento e entrega de pedidos dos clientes. Para muitos varejistas de comércio eletrônico, a tensão de lidar com as operações de atendimento internamente os deixa sem recursos cruciais, como espaço e tempo.

Felizmente para comerciantes, atacadistas e fabricantes, essas tarefas podem ser terceirizadas para parceiros de fulfillment, como a Platinum Log.

Estratégias do B2C Fulfillment

Sabendo como funciona e do que realmente se trata o Fulfillment B2C, vamos as etapas desse processo. Afinal, é importante conhecer cada uma delas por completo, para descobrir novos meios de utilizá-las de maneira assertiva para que consiga reduzir custos, consolidar sua marca no mercado e garantir, assim, a fidelidade do cliente.

Essas etapas tratam desde o estoque até o consumidor final, e é dividido em 5 etapas que podem parecer complicadas, e que necessitam de tempo e atenção para que sejam efetuadas de modo efetivo. Isso pode ser uma tarefa difícil para algumas empresas, que não contam com uma equipe tão preparada ou até mesmo estrutura física, o que pode resultar na perda do objetivo principal e atrapalhar a equipe de gestão.

Mas não se preocupe, porque existem empresas especializadas que podem cuidar dessa situação para facilitar a rotina de vendas.

1. Estoque

Todo o processo se inicia no armazenamento de produtos que serão vendidos aos consumidores. 

Aqui, não só é importante o local para armazenamento de produtos, mas também um processo organizado para o recebimento de pedidos.

A empresa de fulfillment B2C deve priorizar e tratar com a devida importância o planejamento e controle de estoque. Manter isso sob controle, evita a falta de produtos e diminui chances de devolução e desistência da compra.

2. Separação

Nesta etapa, os pedidos são analisados e é feita a separação dos produtos. Tudo é feito de maneira organizada, para que tudo ocorra do jeito certo na hora do envio até os clientes.

E no fulfillment B2C, como o número de produtos é maior, é importante que essa operação seja automatizada, para evitar perda de tempo e pequenas falhas. Isso facilita muito a rotina dos funcionários responsáveis pelo envio e também a próxima etapa.

3. Embalagem

A embalagem é um fator importante e muitas vezes deixamos de lado como mero figurante. Saiba que a embalagem correta evita muitos prejuízos e dores de cabeça desnecessárias ao longo do processo.

As embalagens são responsáveis pela integridade e segurança física do produto embalado, durante a rota de entrega até o consumidor. Há alguns fatores, como por exemplo, a cubagem, que devem ser considerados durante essa etapa.

Existem diretrizes de empresas que devem ser seguidas, como o tamanho, o material e o branding, que se refere à gestão da marca, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.

Ainda sobre a embalagem, é algo tão importante que ela tem o poder de dar o diferencial para algumas empresas. Por isso, você deve escolher bem o tipo de embalagem usada no serviço de entrega de sua empresa.

4. Transporte

Aqui, tudo pode variar de empresa para empresa. Pois, cada uma pode realizar a entrega dos produtos de maneiras diferentes, como o envio próprio ou utilização de serviços de transportadoras terceirizadas.

Deve ser integrada ao sistema da empresa, transparecendo o status em tempo real do pedido tanto para o distribuidor, quanto para o contratante.

É necessário dedicação no modo como o produto vendido será transportado, prezando pela higiene e espaço no interior do veículo, a fim de garantir que nada externo danifique a embalagem e muito menos a mercadoria.

5. Pós-entrega

Não menos importante, o Fulfillment B2C também deve preocupar-se com os processos de pós-venda, como o feedback do cliente, a logística reversa e a atenção na solução de problemas como devolução de pedidos.

No pós vendas, é indispensável buscar o feedback de seus clientes. Isso torna mais fácil na hora de entender o que pode ser melhorado e o que deve permanecer durante o processo de vendas, até mesmo para aqueles clientes que são mais exigentes na hora da compra. 

Comentários positivos podem proporcionar muitos benefícios, inclusive a atração de novos clientes para seu e-commerce.

O fulfillment é a estratégia que garantirá a eficiência total das operações, desde a gestão de vendas até a satisfação do cliente final. Ou seja, ele atua em todas as operações, buscando manter a organização e eficiência na hora de realizar os serviços contratados.

Fulfillment B2C: foco no cliente

O pilar principal para manter qualquer negócio ativo no mercado é entender seu público alvo. É sempre importante conhecer o tipo de comportamento, variados tipos de gosto, entre outras informações que ajudem na hora de converter o maior número de vendas.

É necessário transparecer ao cliente uma proposta que seja, de fato, relevante para ele. Isso faz toda diferença, pois eleva a confiança do consumidor a ponto de converter vendas e satisfazer as expectativas do cliente.

Trabalhar com esse modelo de negócio traz inúmeros benefícios. Quando você sabe qual o caminho está percorrendo, fica muito mais fácil desenvolver estratégias que colaborem com o aumento da possibilidade de vendas em sua empresa.

Os centros de serviços fulfillment estão equipados para oferecer uma variedade de embalagens para garantir a entrega segura de seus itens.

Depois que tudo está devidamente embalado, a equipe de atendimento sela as caixas, pesa os pedidos e os rotula para envio. Se um método de envio ou transportadora específico foi designado no pedido, a equipe encaminhará o pacote de acordo. Em todos os outros casos, a empresa parceira avaliará a loja para encontrar a menor taxa e o prazo de entrega mais razoável para cada pedido.

A aplicação do B2C fulfillment no comércio traz vantagens como a redução dos custos em operações, a otimização de tempo durante as atividades e mais chances de captação e fidelização de clientes.

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Vantagens do B2C Fulfillment

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B2C Fulfillment

A junção B2C Fulfillment significa aplicar uma estratégia logística, envolvendo desde o recebimento da mercadoria nos galpões de armazenagem, separação de produtos, despacho, entrega até o consumidor final e a captação de feedback positivo de satisfação do cliente (pessoa física).

O que determina o modo de compra no mercado B2C pode se julgar como mais emocional, que racional, pois está diretamente ligado aos desejos do cliente. Sendo assim, compensa o investimento em boas estratégias de branding, que são estratégias que visam alinhar a comunicação visual, gestão de informações da empresa e o marketing inicial. Isso ajuda a despertar o interesse do cliente, convencendo-o a dar preferência a sua empresa.

Redução de custos

A maior fatia de custos de uma empresa é, sem dúvida nenhuma, o setor logístico. É necessário o investimento em recursos mais altos para o armazenamento, distribuição e entrega de mercadorias. 

Pensando em reduzir de maneira eficaz esses números, se faz necessário alguns ajustes logísticos, como definições de prazos, otimização de rotas, etc. E tudo isso acontece de maneira mais segura quando você usa a estratégia fulfillment em sua empresa!

Otimização de tempo

Uma empresa B2C fulfillment leva vantagem da otimização de tempo durante os processos de operação de vendas, pois conta com uma equipe capacitada que usa estratégias que encurtam a extensão das atividades no dia a dia, evitando conflitos que interferem no tempo.

Fidelização de clientes

Conforme a qualidade do serviço vai aumentando através do uso da estratégia fulfillment, a captação e fidelização de clientes se torna consequência. E nada melhor que uma grande lista de clientes ativos para o crescimento e sucesso de um negócio.

Portanto, chamar a atenção do cliente e conquistar a confiança dele para comprar em seu e-commerce, não é uma tarefa fácil.

Um serviço de qualidade conta muito! Grande parte dos consumidores acabam dando preferência de comprar em comércios que consigam atender de maneira eficiente as expectativas durante a compra. Isso é, desde o atendimento inicial, até a preocupação do vendedor em saber se tudo ocorreu da forma que o cliente esperava até a entrega do produto.

Sua empresa precisa mostrar seriedade e preocupação com o consumidor e ter uma equipe que se prontifique a entender e solucionar imprevistos durante a operação, com toda certeza, te ajudará a conquistar uma boa cartela de clientes.

Principais diferenças entre B2B e B2C Fulfillment

Quando exemplificamos o que é B2B e B2C, a diferença fica clara e sabemos exatamente qual o público-alvo trabalhado em cada modelo. Um meio fácil de exemplificar o B2C está entre o consumidor e o varejista. Já o modelo B2B está diretamente ligado ao comércio atacadista.

O comércio atacadista tem vantagem, comparado ao varejo por questão da quantidade e volume de compra. O modelo B2B costuma receber maior demanda, por se tratar de fábricas, comerciantes e outros distribuidores, já o B2C vende em menor escala, pois seu contato com o consumidor é de forma individual.

O processo de fulfillment é complexo e exigente, que requer muito tempo, atenção e espaço para ser realizado de forma eficaz. Um dos maiores benefícios de entregar tarefas de atendimento a terceiros é poder redirecionar seu tempo para áreas onde ele pode ser melhor gasto. Os proprietários geralmente descobrem que o aumento de lucratividade que eles veem ao dedicar mais atenção ao marketing, fornecimento de produtos ou desenvolvimento supera o custo de terceirização fulfillment.

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