Centro Logístico

É no centro logístico que são realizadas as atividades da cadeia logística como a recepção e transporte interno do produto, da armazenagem, preparação até a sua distribuição.

Funções de um centro de logístico

A função principal de um centro logístico é armazenar, preparar e distribuir os produtos destinados ao varejo e atacado, da forma mais eficiente possível e buscando melhorar o desempenho da Supply Chain ou cadeia de suprimentos.

O centro logístico desempenha função além do armazenamento das mercadorias, ele também atua nos outros processos da cadeia logística que são:

Recebimento

Aqui, a atividade principal é o recebimento dos produtos que serão estocados em um armazém. O recebimento das mercadorias, geralmente, são feitas nas docas, onde são retiradas dos veículos de transporte para serem guardadas em estoque.

Quando descarregadas, as mercadorias são conferidas e devidamente endereçadas no local de armazenagem correto. 

Transporte interno

É importante projetar rotas para os equipamentos de movimentação de produtos, sejam eles manuais ou automáticos, para que o fluxo de mercadorias seja o mais ágil possível.

Preparação de pedidos

Uma das operações mais importantes e que necessitam de bastante atenção, para que não ocorram problemas por falta de atenção. 

É uma etapa que pode parecer bem simples, porém engana! Qualquer falha cometida aqui, pode prejudicar todo o restante da operação. Temos disponíveis métodos de separação de pedidos que são eficientes, como o flow rack e o porta pallet. Por isso, é importante que o gestor do armazém conheça o estoque e aplique o melhor método para seu negócio. 

Gestão de estoques

A gestão de estoque se faz necessária para que tudo saia de acordo com o planejado, sem eventuais problemas que podem acontecer por falta de organização adequada. É possível acompanhar a situação do estoque em tempo real.

Expedição

É aqui que acontece o envio das mercadorias até o destinatário final, pode ser tanto para o processo de produção ou ponto de consumo.

Os produtos são preparados, conferidos e despachados para o transporte. Nesta etapa acontece a parte de preparação burocrática como nota fiscal, documentação, gestão de estoque, etc, para a saída dos produtos.

A conferência também deve ser realizada nesta etapa para evitar falhas que possam passar despercebidas. 

É muito importante que todas as operações de armazenagem, como o picking, carga e descarga, sejam otimizadas e funcionem de maneira adequada e harmoniosa.

Para que isso aconteça com o mínimo de falhas possível, os centros logísticos fazem uso de tecnologias aliadas. São equipados com solução de armazenagem, equipamentos e sistemas que são aptos a fazer o rastreamento de milhares de itens em tempo real. 

A eficiência de um centro logístico proporciona a capacidade de valorizar a cadeia de suprimentos.

Existem três princípios que definem o que é um centro logístico, e também determinam sua competitividade. São eles:

Tamanho

O tamanho é definido pela área total. Ou seja, quanto maior o espaço físico que o centro logístico tiver, maior será sua capacidade de armazenar produtos. Mas lembre-se que é importante ter equilíbrio entre o espaço e capacidade de armazenagem, por isso é necessária a boa gestão de estoque.

Planejamento

Tudo que é bem planejado, se torna mais fácil de executar. Portanto, para conseguir realizar diferentes atividades, o centro logístico possui um ou mais sistemas de armazenagem, com equipamentos para movimentação dos produtos, docas e escritórios.

E tudo isso conta com um sistema de planejamento, a fim de tornar as atividades mais flexíveis e com a capacidade de trazer soluções rápidas de acordo com cada necessidade.

Localização 

A localização de um centro logístico pode influenciar também sobre as estratégias. O local depende de quatro fatores, são eles:

  • tipos de produtos;
  • custos com infraestrutura;
  • demanda; e
  • concorrência.

Diferença entre armazém e centro logístico

A diferença principal entre um armazém e um centro logístico está nas atividades que são operadas em cada um. 

A princípio não havia diferenças entre os dois, porém, conforme o tempo foi passando, a maioria dos armazéns se tornaram centro logístico, pois deixaram de apenas armazenar e passaram a participar ativamente das operações relacionadas à cadeia logística.  

Ou seja, os centros logísticos são aqueles que possuem todos os elementos necessários para realizar a gestão e controle de estoque, preparação e embalagens de produtos, movimentação interna e distribuição das mercadorias. E para garantir que tudo funcione bem, os centros logísticos estão integrados a escritórios. 

Um centro logístico nada mais é, que fruto da evolução de um armazém tradicional.

Fale com um Expert
Centro Logístico

Tipos de Centro Logístico

Tenha a melhor estratégia e encante seus clientes!

Centro Logístico

Quando o assunto é centro logístico, existem tipos diferentes que dependerão das atividades realizadas e da localização de cada um deles. Eles são classificados em:

Zona de Atividade Logística (ZAL)

São centros de operação logística direcionados a atividades marítima ou fluvial. Sua principal característica é a localização geográfica próxima ao mar, capaz de oferecer logística intermodal com transporte aéreo, marítimo ou terrestre. 

Centro Integrado de Mercadoria (CIM)

O Centro Integrado de Mercadoria, realiza diversas atividades de transporte, logística e entrega. Diferente dos ZALs, o CIM oferece serviço apenas de transporte rodoviário.

Hub logístico

Hub logístico também é conhecido como nó logístico ou polo logístico. Ele é o centro de todas as operações voltadas ao transporte, atividades logísticas e envio das mercadorias. É caracterizado por seu grande porte e privilégio na localização.

Plataforma logística

Especializada em agilizar o transporte, armazenamento e expedição dos produtos. Esses centros não contém processos ligados à fabricação das mercadorias, sendo sua principal atividade a administração desde a entrada até a saída. 

Polígonos industriais 

Diferente das plataformas logísticas, os polígonos industriais são instalações que contam com um local de manuseio de produtos manufaturados. 

Serviços logísticos para sua empresa é com a Enivix

Como podemos observar, todas as etapas são fundamentais para a fluidez dos serviços logísticos de uma empresa. 

Cuidamos da armazenagem, para que você tenha maior visibilidade, controle e segurança de estoque com nossa operação Fulfillment:

  • Garantimos uma operação até 2 vezes mais rápida com etiquetas de frente e NFs;
  • Agilizamos a parte da entrega, para que você tenha maior controle sabendo o status real da mercadoria, de maneira barata e eficiente.

Se você precisa de resultados garantidos e bem gerenciados, conte com a Enivix. Solicite um orçamento hoje mesmo e otimize sua logística!

Fale com um Expert

Receba um orçamento sob medida

Soluções personalizadas para escalar seu negócio.

Transporte de Containers

Possuímos a experiência e o conhecimento necessários para garantir a segurança e a eficiência nas movimentações portuárias.

Conheça mais

Pátio para Containers

Nossas unidades contam com pátios espaçosos para acomodar containers em pilhas de até 5 unidades de altura, maximizando a capacidade de armazenamento.

Conheça mais

Armazenagem B2B

Utilizamos racks que permitem o ganho de espaço vertical, otimizando a capacidade de armazenamento.

Conheça mais

Transporte Lotação B2B

Ao utilizar o transporte lotação, sua carga recebe atenção exclusiva, garantindo um fluxo contínuo e uma entrega mais rápida, sem a necessidade de esperar a capacidade do veículo ser preenchida por outras cargas.

Conheça mais

Logística que Transforma

case platinum log - solução logísticacase platinum log - solução logísticacase platinum log - solução logística
Logística é o coração da empresa e a satisfação do cliente está ligada a agilidade da entrega. Em nosso negócio o crescimento exponencial é diretamento associado à busca constante da excelência, e a Platinum Log foi a nossa melhor decisão, pois compartilhamos dos mesmos valores!"
Nivaldo Junior - Fundador e CEO Grupo Vitabe
case platinum log - solução logística
O custo benefício realmente foi fator decisivo. Saímos de uma logística própria de excelência e queríamos otimizar os custos de estutura de time sem afetar a qualidade do trabalho desenvolvido e encontramos isso na Enivix by Platinum Log."
Suzana Andretta -  Gerente de Operações Inciclo
case platinum log - solução logística
Gostamos muito da equipe que nos atende, são pessoas responsáveis e com muita dedicação, estão sempre dispostos a resolver os desafios com excelência e agilidade."
Gabriel Jacobs  - CEO BM Beauty
case platinum log - solução logística