Estratégia Logística

O maior objetivo da estratégia logística é garantir recursos em quantidade ideal para manter todo o estoque. Mantendo a organização entre prateleiras e informações sobre os produtos, é possível ter um maior controle durante as operações logísticas e o funcionamento dos serviços. 

Para que isso se torne possível, é importante a otimização dos processos, a fim de assegurar o lucro e rentabilidade durante todo o processo de venda. A principal função da estratégia logística é ampliar ao máximo possível a qualidade da prestação dos serviços prestados ao consumidor, diminuindo todo o custo desnecessário. 

Agora que você já tem noção da importância da estratégia logística, vamos entender como isso pode ser aplicado na prática:

Exemplos de estratégia logística para distribuição

Para buscar e conquistar maior visibilidade em seus negócios, separamos algumas dicas de estratégia logística para você começar o quanto antes!

Monitoramento de indicadores de desempenho (KPIs)

O monitoramento feito através dos KPIs permite a avaliação de maneira mais clara e objetiva de todos os processos necessários que acontecem dentro da empresa.

Sendo assim, é possível analisar e identificar pontos fracos que precisam passar por melhorias, para então tornar a empresa mais forte perante a concorrência. 

Conheça alguns indicadores de desempenho logístico:
  • OTD (On-Time Delivery);
  • OTIF (ON-Time & In-Full);
  • OCT (Order Cycle Time);
  • OFR (Order Fill Rate); e
  • Acuracidade do inventário.

Organização e monitoramento

Para que se mantenha a organização dos centros de distribuição, uma das maneiras mais eficazes de otimização de tempo gasto é o planejamento, principalmente na etapa de separação dos pedidos.

A organização e planejamento ainda contribuem para o monitoramento do inventário, que é uma atividade essencial para garantir que os produtos estocados tenham disponibilidade para atender todas as demandas do mercado. 

Investimento em tecnologia

Quando falamos sobre estratégia logística de distribuição é impossível não citar quais são as vantagens do uso correto de tecnologias neste setor.

Ao automatizar os processos burocráticos do dia a dia da empresa, é possível observar vários benefícios, como o aumento da agilidade durante a cumprimento dos processos, maior produtividade entre a equipe e a melhoria nos custos relacionados à mão de obra. 

O WMS, Sistema de Gerenciamento de Armazéns, é uma ferramenta que age diretamente na cadeia de suprimentos, proporcionando uma eficaz gestão e automatização dos processos que acontecem no setor logístico de distribuição.

Outra estratégia que podemos citar aqui é o TMS, Sistema de Gestão de Transporte e Logística, que trabalha a fim de proporcionar melhores resultados na produtividade envolvendo todo o processo de distribuição logística. 

Aprimoramento da qualidade de atendimento

No quesito aprimoramento de qualidade, é importante manter o melhor relacionamento possível com seus consumidores. Isso porque através deste serviço você garantirá maior extensão da cartela de clientes e chances de competitividade no mercado.

Isso tudo você consegue com um serviço rápido de entrega, com custo de frete proporcional e um serviço pós-venda de qualidade.

Também vale ressaltar que uma equipe capacitada através de bons treinamentos consegue suprir com mais precisão as dúvidas dos clientes e eventuais problemas que venham acontecer durante a entrega da mercadoria.

A satisfação do cliente faz toda a diferença para a empresa que deseja manter o perfil e reputação de mercado. A boa experiência do consumidor perante os serviços prestados pela empresa, pode garantir a fidelização e consequentemente, a conversão de outras possíveis vendas através da indicação para amigos e familiares.

Roteirização de entregas 

Uma roteirização pode ajudar bastante no processo logístico:

  • Economia de custos de transporte;
  • Evitar gastos desnecessários com veículos de transporte; 
  • agilidade no envio dos produtos; e
  • Analisar a rota de entrega e realizar todas as entregas mais próximas agilizando o processo no transporte.

A utilização de um sistema de organização de rotas também é indispensável, como o sistema TMS que armazena todo tipo de informação referente aos endereços que as entregas serão feitas.

Automatize tudo o que for possível!

A área logística engloba muitos setores, e por conta da quantidade de pessoas envolvidas em cada uma das etapas do processo logístico, pode acabar acontecendo algum tipo de falha humana. 

É aí que a estratégia logística entra para automatizar ao máximo os processos e diminuir qualquer tipo de erro. Não importa se é uma empresa de grande ou de pequeno porte: é essencial que os processos sejam automatizados sempre que possível para melhorar a evolução do seu próprio negócio.

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Estratégia Logística

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Estratégia Logística

O objetivo da estratégia logística é trazer os melhores resultados e um ótimo desempenho, a fim de evitar novos erros durante as operações e proporcionar uma experiência única de compra para o cliente.

Com o crescimento do mercado online, a necessidade de uma boa estratégia  logística se tornou cada vez mais indispensável. Apesar do tema sempre estar presente, muitas empresas não dão a devida atenção a esse tipo de estratégia, o que pode ser decisivo para a permanência da marca no mercado competitivo. 

Com os evidentes avanços tecnológicos , fica mais clara a importância das estratégias para o funcionamento adequado dos serviços, desde o armazenamento até o planejamento de rotas de entrega de pedidos. 

Função da estratégica logística dentro da empresa

Podemos dizer que a estratégica logística engloba todo o mercado atual em busca de atender o cliente com excelência. 

A logística não se resume apenas em transporte e estoque.

Existem diversos processos que são implementados para que a estratégia funcione. Olhando de forma mais abrangente, a logística é encarregada de todo o processo de movimentação interna e escolha das melhores opções de rotas de transporte para que a entrega seja realizada com agilidade e sucesso. 

Caso não seja implantado de maneira estratégica, as chances de ocorrerem erros e atrasos são grandes.

Pontos positivos da estratégia logística

Quando a estratégia logística é aplicada de forma correta, os benefícios são:

  • Redução nos custos da empresa;
  • Aumento da produtividade geral; e
  • Mais agilidade nos pedidos realizados.

Contribuição da estratégia logística para o crescimento das empresas

Quando a estratégia logística é bem formulada, ela alavanca o crescimento em várias áreas de uma empresa, inclusive o seu próprio lucro. Caso o gestor não tenha uma estratégia logística bem feita, os erros podem vir a acontecer, como os atrasos e a ruptura de insumos para a produção de mercadorias.

Pode acontecer também da empresa comprar uma grande quantidade de matéria prima quando não há tanto giro no estoque, acarretando na diminuição nos indicadores financeiros.

Quando uma estratégia logística é bem construída, esses erros tendem a não acontecer: quanto menor estiver o estoque quer dizer que o giro está bom e a empresa está no rumo certo para lucrar e produzir.

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Logística é o coração da empresa e a satisfação do cliente está ligada a agilidade da entrega. Em nosso negócio o crescimento exponencial é diretamento associado à busca constante da excelência, e a Platinum Log foi a nossa melhor decisão, pois compartilhamos dos mesmos valores!"
Nivaldo Junior - Fundador e CEO Grupo Vitabe
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O custo benefício realmente foi fator decisivo. Saímos de uma logística própria de excelência e queríamos otimizar os custos de estutura de time sem afetar a qualidade do trabalho desenvolvido e encontramos isso na Platinum Log."
Suzana Andretta -  Gerente de Operações Inciclo
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Gostamos muito da equipe que nos atende, são pessoas responsáveis e com muita dedicação, estão sempre dispostos a resolver os desafios com excelência e agilidade."
Gabriel Jacobs  - CEO BM Beauty
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Essa parceria com a Platinum Log vai nos proporcionar um aumento em 10x a capacidade de expedição proporcionando um crescimento para nossa marca. E graças a tecnologia operando fortemente na produção, esses resultados serão reais."
Felipe Zaron - Gerente Nacional de Supply Chain
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Encontramos a equipe Platinum Log durante uma aquisição e transição de empresa prestadora de serviços. Após um mês percebemos a melhora e o comprometimento como 3PL, totalmente integrado com nossa equipe e buscando soluções rápidas para os problemas da administração anterior. Definitivamente um exemplo a seguir."
Gianni Barbieri - Diretor da Alfaparf Milano
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Por aqui só temos a agradecer por essa parceria maravilhosa e ao trabalho incrível que vocês fazem, com responsabilidade, muita competência (e rapidez)!A Platinum Log é a melhor, desde o atendimento, até a execução de cada processo, cada detalhe é feito com excelência."
Luiza Campos - CEO Mysa Cosmetics
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