Fulfillment B2B

Atualmente não só o preço é fator decisivo na hora de fechar uma compra. A empresa deve se atentar a todos os detalhes da operação logística, para que nenhuma etapa falhe a ponto de causar problemas como a devolução de mercadoria, desistência de compra e até mesmo o desligamento de bons clientes.

O que é Fulfillment B2B

É uma estratégia de logística que pode ser aplicada tanto em pedidos B2B (business-to-business), quanto para B2C (business-to-consumer). Business-to-business são aqueles pedidos em grandes quantidades de produtos, que são enviados para grandes empresas varejistas.

O fulfillment irá garantir com eficiência as operações logísticas, desde a gestão de vendas até a satisfação do cliente. Ou seja, ele atuará em todas as operações, buscando manter a organização na hora de realizar os serviços contratados.

Trata-se da capacidade de entregar os pedidos aos clientes. Isso pode não parecer algo tão complexo, mas é justamente aí que está a diferença na hora da fidelização dos clientes e o sucesso nas vendas de sua empresa.

Fulfillment center

O fulfillment center diz respeito a centros de atendimento que lidam com pedidos feitos de forma online, através de e-commerces ou marketplaces. Isso tudo faz parte da estratégia operacional que acontece por trás da preparação do pedido e do envio para o cliente.

É um ambiente físico responsável por atender todos os processos logísticos de compra. Serve como centro para todos os processos logísticos que levam um produto até o cliente. O Fulfillment Center tem a função de ajudar com as operações desde a embalagem até o pós-venda.

Funciona de diferentes formas, que podem variar de empresa para empresa. Tem algumas fases desde a gestão de suprimentos, escolha da embalagem, cálculo de cubagem, roteirização e entrega ao consumidor final.

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Vantagens do Fulfillment B2B

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Fulfillment B2B

Como vimos, o fulfillment é uma estratégia de extrema importância para alavancar a qualidade do serviço e garantir, assim, a estabilidade da empresa no mercado.

Redução de custos logísticos!

A maior fatia de custos de uma empresa é, sem dúvida nenhuma, o setor logístico. É necessário o investimento em recursos mais altos para o armazenamento, distribuição e entrega de mercadorias. 

Pensando em reduzir de maneira eficaz esses números, se faz necessário alguns ajustes logísticos, como definições de prazos, otimização de rotas, etc. E tudo isso acontece de maneira mais segura quando você usa a estratégia fulfillment em sua empresa!

Otimização de tempo

Uma empresa de Fulfillment B2B leva vantagem da otimização de tempo durante os processos de operação de vendas, pois conta com uma equipe capacitada que usa estratégias que encurtam a extensão das atividades no dia a dia, evitando conflitos que interferem no tempo.

Fidelização de clientes

Conforme a qualidade do serviço vai aumentando através do uso da estratégia fulfillment, a captação e fidelização de clientes se torna consequência. E nada melhor que uma grande lista de clientes ativos para o crescimento e sucesso de um negócio.

Portanto, chamar a atenção do cliente e conquistar a confiança dele para comprar em seu e-commerce, não é uma tarefa fácil.

Etapas do Fulfillment B2B

Como já falado, o fulfillment B2B é um processo que tem várias etapas, desde a conclusão do pedido, separação do produto e o processo de entrega até o consumidor final.

A seguir, falaremos sobre as principais etapas do Fulfillment B2B para você compreender exatamente como organizar uma central de pedidos.

Estoque

Aqui, não só é importante o local para armazenamento de produtos, mas também um processo organizado para o recebimento de pedidos.

A empresa de fulfillment B2B deve priorizar e tratar com a devida importância o planejamento e controle de estoque. Manter isso sob controle, evita a falta de produtos e diminui chances de devolução e desistência da compra.

Separação

Nesta etapa, os pedidos são analisados e é feita a separação dos produtos. Tudo é feito de maneira organizada, para que tudo ocorra do jeito certo na hora do envio até os clientes.

E no fulfillment B2B, como o número de produtos é maior, é importante que essa operação seja automatizada, para evitar perda de tempo e pequenas falhas. Isso facilita muito a rotina dos funcionários responsáveis pelo envio e também a próxima etapa.

Embalagem

A embalagem é um fator importante e muitas vezes deixamos de lado como mero figurante. Saiba que a embalagem correta evita muitos prejuízos e dores de cabeça desnecessárias ao longo do processo.

As embalagens são responsáveis pela integridade e segurança física do produto embalado, durante a rota de entrega até o consumidor. Há alguns fatores, como por exemplo, a cubagem, que devem ser considerados durante essa etapa.

Existem diretrizes de empresas que devem ser seguidas, como o tamanho, o material e o branding, que se refere à gestão da marca, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.

Ainda sobre a embalagem, é algo tão importante que ela tem o poder de dar o diferencial para algumas empresas. Por isso, você deve escolher bem o tipo de embalagem usada no serviço de entrega de sua empresa.

Transporte

Aqui, tudo pode variar de empresa para empresa. Pois, cada uma pode realizar a entrega dos produtos de maneiras diferentes, como o envio próprio ou utilização de serviços de transportadoras terceirizadas.

Deve ser integrada ao sistema da empresa, transparecendo o status em tempo real do pedido tanto para o distribuidor, quanto para o contratante.

É necessário dedicação no modo como o produto vendido será transportado, prezando pela higiene e espaço no interior do veículo, a fim de garantir que nada externo danifique a embalagem e muito menos a mercadoria.

Pós-entrega

Não menos importante, o Fulfillment B2B também deve preocupar-se com os processos de pós-venda, como o feedback do cliente, a logística reversa e a atenção na solução de problemas como devolução de pedidos.

No pós vendas, é indispensável buscar o feedback de seus clientes. Isso torna mais fácil na hora de entender o que pode ser melhorado e o que deve permanecer durante o processo de vendas, até mesmo para aqueles clientes que são mais exigentes na hora da compra. 

Comentários positivos podem proporcionar muitos benefícios, inclusive a atração de novos clientes para seu e-commerce.

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