Fulfillment B2C

Fulfillment B2C é um modelo de negócio e a sigla é uma abreviação do termo Business to Consumer, que significa “de empresa para consumidor”. Foco no cliente!

Nossa solução de fulfillment B2C é completa e comporta a gestão full da operação logística aliada via automações a nossa plataforma. A plataforma viabiliza tanto a torre de controle como também é responsável pela total integração e automação de todos os nossos processos, sejam eles em nossos centros de distribuições ou em operações implementadas nas estruturas de nossos clientes.

O fulfillment trata-se de um conceito utilizado para a terceirização completa da cadeia logística. Todas as etapas logísticas são supridas como estoque, processamento de pedidos e envio de mercadorias para outras empresas, liberando efetivamente seu precioso tempo e recursos para direcionar o crescimento em outras áreas.

O termo fulfillment refere-se a todas as funções da cadeia de suprimentos relacionadas ao recebimento, processamento e entrega de pedidos dos clientes. Para muitos varejistas de comércio eletrônico, a tensão de lidar com as operações de atendimento internamente os deixa sem recursos cruciais, como espaço e tempo.

Felizmente para comerciantes, atacadistas e fabricantes, essas tarefas podem ser terceirizadas para parceiros de fulfillment, como a Platinum Log.

Estratégias do Fulfillment B2C

Sabendo como funciona e do que realmente se trata o Fulfillment B2C, vamos as etapas desse processo. Afinal, é importante conhecer cada uma delas por completo, para descobrir novos meios de utilizá-las de maneira assertiva para que consiga reduzir custos, consolidar sua marca no mercado e garantir, assim, a fidelidade do cliente.

Essas etapas tratam desde o estoque até o consumidor final, e é dividido em 5 etapas que podem parecer complicadas, e que necessitam de tempo e atenção para que sejam efetuadas de modo efetivo. Isso pode ser uma tarefa difícil para algumas empresas, que não contam com uma equipe tão preparada ou até mesmo estrutura física, o que pode resultar na perda do objetivo principal e atrapalhar a equipe de gestão.

Mas não se preocupe, porque existem empresas especializadas que podem cuidar dessa situação para facilitar a rotina de vendas.

1. Estoque

Todo o processo se inicia no armazenamento de produtos que serão vendidos aos consumidores. 

Aqui, não só é importante o local para armazenamento de produtos, mas também um processo organizado para o recebimento de pedidos.

A empresa de fulfillment B2C deve priorizar e tratar com a devida importância o planejamento e controle de estoque. Manter isso sob controle, evita a falta de produtos e diminui chances de devolução e desistência da compra.

2. Separação

Nesta etapa, os pedidos são analisados e é feita a separação dos produtos. Tudo é feito de maneira organizada, para que tudo ocorra do jeito certo na hora do envio até os clientes.

E no fulfillment B2C, como o número de produtos é maior, é importante que essa operação seja automatizada, para evitar perda de tempo e pequenas falhas. Isso facilita muito a rotina dos funcionários responsáveis pelo envio e também a próxima etapa.

3. Embalagem

A embalagem é um fator importante e muitas vezes deixamos de lado como mero figurante. Saiba que a embalagem correta evita muitos prejuízos e dores de cabeça desnecessárias ao longo do processo.

As embalagens são responsáveis pela integridade e segurança física do produto embalado, durante a rota de entrega até o consumidor. Há alguns fatores, como por exemplo, a cubagem, que devem ser considerados durante essa etapa.

Existem diretrizes de empresas que devem ser seguidas, como o tamanho, o material e o branding, que se refere à gestão da marca, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.

Ainda sobre a embalagem, é algo tão importante que ela tem o poder de dar o diferencial para algumas empresas. Por isso, você deve escolher bem o tipo de embalagem usada no serviço de entrega de sua empresa.

4. Transporte

Aqui, tudo pode variar de empresa para empresa. Pois, cada uma pode realizar a entrega dos produtos de maneiras diferentes, como o envio próprio ou utilização de serviços de transportadoras terceirizadas.

Deve ser integrada ao sistema da empresa, transparecendo o status em tempo real do pedido tanto para o distribuidor, quanto para o contratante.

É necessário dedicação no modo como o produto vendido será transportado, prezando pela higiene e espaço no interior do veículo, a fim de garantir que nada externo danifique a embalagem e muito menos a mercadoria.

5. Pós-entrega

Não menos importante, o Fulfillment B2C também deve preocupar-se com os processos de pós-venda, como o feedback do cliente, a logística reversa e a atenção na solução de problemas como devolução de pedidos.

No pós vendas, é indispensável buscar o feedback de seus clientes. Isso torna mais fácil na hora de entender o que pode ser melhorado e o que deve permanecer durante o processo de vendas, até mesmo para aqueles clientes que são mais exigentes na hora da compra. 

Comentários positivos podem proporcionar muitos benefícios, inclusive a atração de novos clientes para seu e-commerce.

O fulfillment é a estratégia que garantirá a eficiência total das operações, desde a gestão de vendas até a satisfação do cliente final. Ou seja, ele atua em todas as operações, buscando manter a organização e eficiência na hora de realizar os serviços contratados.

Fulfillment B2C: foco no cliente

O pilar principal para manter qualquer negócio ativo no mercado é entender seu público alvo. É sempre importante conhecer o tipo de comportamento, variados tipos de gosto, entre outras informações que ajudem na hora de converter o maior número de vendas.

Como funciona o consumidor B2C?

O que determina o modo de compra no mercado B2C pode se julgar como mais emocional, que racional, pois está diretamente ligado aos desejos do cliente. Sendo assim, compensa o investimento em boas estratégias de branding, que são estratégias que visam alinhar a comunicação visual, gestão de informações da empresa e o marketing inicial. Isso ajuda a despertar o interesse do cliente, convencendo-o a dar preferência a sua empresa.

É necessário transparecer ao cliente uma proposta que seja, de fato, relevante para ele. Isso faz toda diferença, pois eleva a confiança do consumidor a ponto de converter vendas e satisfazer as expectativas do cliente.

Trabalhar com esse modelo de negócio traz inúmeros benefícios. Quando você sabe qual o caminho está percorrendo, fica muito mais fácil desenvolver estratégias que colaborem com o aumento da possibilidade de vendas em sua empresa.

A aplicação do B2C fulfillment no comércio traz vantagens como a redução dos custos em operações, a otimização de tempo durante as atividades e mais chances de captação e fidelização de clientes.

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Vantagens do Fulfillment B2C

Tenha a melhor estratégia e encante seus clientes!

Fulfillment B2C

Os centros de fulfillment estão equipados para oferecer uma variedade de embalagenspara garantir a entrega segura de seus itens. Depois que tudo está devidamente embalado, a equipe de atendimento sela as caixas, pesa os pedidos e os rotula para envio. Se um método de envio ou transportadora específico foi designado no pedido, a equipe encaminhará o pacote de acordo. Em todos os outros casos, a empresa parceira avaliará a loja para encontrar a menor taxa e o prazo de entrega mais razoável para cada pedido.

As vantagens ao contratar uma empresa Fulfillment B2C são notáveis. Veja algumas das que separamos:

Redução de custos

A maior fatia de custos de uma empresa é, sem dúvida nenhuma, o setor logístico. É necessário o investimento em recursos mais altos para o armazenamento, distribuição e entrega de mercadorias. 

Pensando em reduzir de maneira eficaz esses números, se faz necessário alguns ajustes logísticos, como definições de prazos, otimização de rotas, etc. E tudo isso acontece de maneira mais segura quando você usa a estratégia fulfillment em sua empresa!

Otimização de tempo

Uma empresa B2C fulfillment leva vantagem da otimização de tempo durante os processos de operação de vendas, pois conta com uma equipe capacitada que usa estratégias que encurtam a extensão das atividades no dia a dia, evitando conflitos que interferem no tempo.

Fidelização de clientes

Conforme a qualidade do serviço vai aumentando através do uso da estratégia fulfillment, a captação e fidelização de clientes se torna consequência. E nada melhor que uma grande lista de clientes ativos para o crescimento e sucesso de um negócio.

Portanto, chamar a atenção do cliente e conquistar a confiança dele para comprar em seu e-commerce, não é uma tarefa fácil.

Um serviço de qualidade conta muito! Grande parte dos consumidores acabam dando preferência de comprar em comércios que consigam atender de maneira eficiente as expectativas durante a compra.

Isso é, desde o atendimento inicial, até a preocupação do vendedor em saber se tudo ocorreu da forma que o cliente esperava até a entrega do produto.

Um dos maiores benefícios de entregar tarefas de atendimento a terceiros é poder redirecionar seu tempo para áreas onde ele pode ser melhor gasto. Os proprietários geralmente descobrem que o aumento de lucratividade que eles veem ao dedicar mais atenção ao marketing, fornecimento de produtos ou desenvolvimento supera o custo de terceirização fulfillment.

Sua empresa precisa mostrar seriedade e preocupação com o consumidor e ter uma equipe que se prontifique a entender e solucionar imprevistos durante a operação, com toda certeza, te ajudará a conquistar uma boa cartela de clientes.

Fulfillment B2C é com a Platinum Log

  • Cuidamos da armazenagem, para que você tenha maior visibilidade, controle e segurança de estoque com nossa operação Fulfillment;
  • Garantimos uma operação até 2 vezes mais rápida com etiquetas de frete e NFs;
  • Agilizamos a parte da entrega, para que você tenha maior controle sabendo o status real da mercadoria, de maneira barata e eficiente.

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, a Platinum Log tem a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.

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Logística é o coração da empresa e a satisfação do cliente está ligada a agilidade da entrega. Em nosso negócio o crescimento exponencial é diretamento associado à busca constante da excelência, e a Platinum Log foi a nossa melhor decisão, pois compartilhamos dos mesmos valores!"
Nivaldo Junior - Fundador e CEO Grupo Vitabe
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O custo benefício realmente foi fator decisivo. Saímos de uma logística própria de excelência e queríamos otimizar os custos de estutura de time sem afetar a qualidade do trabalho desenvolvido e encontramos isso na Platinum Log."
Suzana Andretta -  Gerente de Operações Inciclo
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Gostamos muito da equipe que nos atende, são pessoas responsáveis e com muita dedicação, estão sempre dispostos a resolver os desafios com excelência e agilidade."
Gabriel Jacobs  - CEO BM Beauty
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Essa parceria com a Platinum Log vai nos proporcionar um aumento em 10x a capacidade de expedição proporcionando um crescimento para nossa marca. E graças a tecnologia operando fortemente na produção, esses resultados serão reais."
Felipe Zaron - Gerente Nacional de Supply Chain
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Encontramos a equipe Platinum Log durante uma aquisição e transição de empresa prestadora de serviços. Após um mês percebemos a melhora e o comprometimento como 3PL, totalmente integrado com nossa equipe e buscando soluções rápidas para os problemas da administração anterior. Definitivamente um exemplo a seguir."
Gianni Barbieri - Diretor da Alfaparf Milano
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Por aqui só temos a agradecer por essa parceria maravilhosa e ao trabalho incrível que vocês fazem, com responsabilidade, muita competência (e rapidez)!A Platinum Log é a melhor, desde o atendimento, até a execução de cada processo, cada detalhe é feito com excelência."
Luiza Campos - CEO Mysa Cosmetics
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