A parte administrativa também faz parte do setor logístico e da gestão de armazenagem, que nos últimos anos ganhou grande destaque não só como um espaço para armazenar mercadorias, mas também oferece grande valor para diversas atividades do serviço.
Engloba todo o processo desde o início passando por todas as áreas desde a montagem do pedido, recondicionamento de produtos e até mesmo o cross docking (sistema de distribuição) e logística inversa. Muitos serviços podem ser solicitados dentro da gestão de armazenagem que representam um grande leque de opções que por sua vez beneficiam o cliente final e a própria empresa.
Obtendo um maior proveito no manuseio das mercadorias da maneira mais eficaz sobre o espaço que lhe foi concedido e a divisão de tarefas entre os agregados.
Gestão de armazenagem é o planejamento de uma variedade de processos que busca otimizar o armazenamento das mercadorias garantido os seguintes benefícios:
Todos os elos da cadeia de suprimentos — fornecedores de matérias-primas, fabricantes, distribuidores, varejistas, atacadistas — têm algo em comum, possuem armazéns que precisam ser gerenciados e enfrentam os mesmos desafios, geralmente decorrentes de sistemas obsoletos e processos manuais como:
Um sistema de gestão de armazenagem faz parte do planejamento e otimização de operações que tem o objetivo de mostrar uma grande redução nos custos, obtendo a melhor produtividade e o melhor resultado para o consumidor!
As principais atividades realizadas dentro de um armazém podem ser classificadas em etapas:
Assim que a mercadoria chega ao local de armazenagem é feito o registro dos dados de identificação precisamente. É realizado o desembarque da mercadoria e é feita a verificação que corresponde com a documentação de embarque.
Assim que a mercadoria passa pela etapa de recebimento, é preciso alocar em um determinado espaço no armazém de acordo com o seu volume, peso e rotatividade. Logo, é montado um inventário para ter maior controle sobre a mercadoria que foi encaminhada para o armazém.
No momento em que os pedidos são feitos, é realizada a seleção e coleta do produto no estoque para a montagem do pedido, para então ser encaminhado para a etapa de entrega.
O embarque é a etapa na qual é gerada a documentação que irá acompanhar o pedido. Esta etapa coincide em uma verificação física do produto para comprovar que o pedido que será enviado é o mesmo que está descrito na documentação gerada.
O sistema de gestão de armazenagem recebe e valida todas as informações necessárias para dar seguimento com maior precisão, assim, validando cada etapa realizada.
Essas etapas consistem em avaliar o desempenho das atividades realizadas em cada fase dentro do armazém.
Buscando também ter controle no rastreio, na localização e na trajetória em que a mercadoria vem fazendo desde o ponto de origem, até o destino final com o auxílio de outros sistemas, como o código de barras e o etiquetamento de identificação do mesmo, que é feita por uma tecnologia de reconhecimento por radiofrequência.
Investir em na Gestão de Armazenagem é fundamental para garantir o armazenamento e conservação dos produtos de maneira correta. Afinal, toda empresa precisa controlar o seu estoque – e isso pode ser feito com a noção da quantidade de mercadorias disponíveis, recentes, antigas e danificadas, por exemplo.
As soluções da Enivix foram projetadas para obter eficiência de Warehouse Management (WMS), Supply Chain Management (SCM) e Business Intelligence (BI), todos os recursos em um único lugar.
Veja na prática como a tecnologia pode auxiliar nna gestão de armazegem e toda operação logística. Solicite um orçamento e veja como a Enivix pode impulsionar os resultados da sua empresa!
Tenha a melhor estratégia e encante seus clientes!
São adotados alguns princípios que devem auxiliar no desenvolvimento das operações logísticas e influenciar positivamente no ganho de sua empresa.
Você deve ter bastante atenção no momento de armazenar as mercadorias nas estantes, no reabastecimento e na localização exata dos produtos, pois, essas medidas facilitam no momento de buscar o pedido no estoque e evitam excessos ou desabastecimentos.
Um bom planejamento de gestão de armazenagem é importante na diminuição da improdutividade entre os funcionários, na redução de deslocamentos desnecessários dos produtos, mantendo assim, uma coordenação mais precisa referente às solicitações realizadas.
Organizar de maneira eficaz os produtos contidos em seus espaços nas estantes pode agilizar a coleta e automatizar os processos para que ocorram de forma eficiente, a fim de economizar tempo e evitar erros comuns.
Ouvir o feedback dos funcionários em relação às operações também é importante, pois eles fazem o mesmo serviço recorrente todos os dias, e por isso podem reconhecer com maior facilidade, possíveis problemas no setor operacional e buscar por soluções eficazes.
Estar sempre avaliando o setor operacional e ter a mente aberta para possíveis mudanças é o melhor caminho para uma boa gestão de armazenagem.
- Cuidamos da armazenagem, para que você tenha maior visibilidade, controle e segurança de estoque com nossa operação Fulfillment;
- Garantimos uma operação até 2 vezes mais rápida com etiquetas de frete e NFs;
- Agilizamos a parte da entrega, para que você tenha maior controle sabendo o status real da mercadoria, de maneira barata e eficiente.
Se você precisa de resultados garantidos e bem gerenciados, conte com a Enivix! Acesse nosso site e saiba tudo sobre o mundo da logística!
Soluções personalizadas para escalar seu negócio.
A melhor decisão para sua empresa
"Logística é o coração da empresa e a satisfação do cliente está ligada a agilidade da entrega. Em nosso negócio o crescimento exponencial é diretamento associado à busca constante da excelência, e a Platinum Log foi a nossa melhor decisão, pois compartilhamos dos mesmos valores!
Nivaldo Junior, Fundador e CEO Grupo Vitabe
Otimize custos, sem perder qualidade
"O custo benefício realmente foi fator decisivo. Saímos de uma logística própria de excelência e queríamos otimizar os custos de estutura de time sem afetar a qualidade do trabalho desenvolvido e encontramos isso na Platinum Log.
Suzana Andretta, Gerente de Operações Inciclo
Resolvendo desafios com excelência
"Gostamos muito da equipe que nos atende, são pessoas responsáveis e com muita dedicação, estão sempre dispostos a resolver os desafios com excelência e agilidade.
Gabriel Jacobs, CEO BM Beauty
Crescimento para sua Marca
"Essa parceria com a Platinum Log vai nos proporcionar um aumento em 10x a capacidade de expedição proporcionando um crescimento para nossa marca. E graças a tecnologia operando fortemente na produção, esses resultados serão reais.
Felipe Zaron, Gerente Nacional de Supply Chain