Gestão de Pedidos

A gestão de pedidos é uma atividade fundamental para o desempenho gradativo de todo o ciclo. Caso aconteça qualquer falha neste processo, a empresa pode ter alguns problemas que possam prejudicar o relacionamento com o cliente.

É importante na redução de riscos e erros provocados pela mão de obra manual, além de várias outras vantagens.

Confira algumas delas:

  • maior eficiência nos processos operacionais do ciclo de pedidos;
  • mais segurança no sistema de dados;
  • maior produtividade da equipe de trabalho;
  • serviços com mais qualidade e melhora no atendimento ao consumidor;
  • reforça a imagem da marca no mercado competitivo.

O que é gestão de pedidos?

Um dos fatores mais importantes, dentre todos os outros, que vem impulsionando o crescimento da logística no mundo todo, é o uso da informação, que se tornou possível a partir do desenvolvimento e avanço das tecnologias de dados.

A agilidade e garantia dos fluxos, geram impacto de maneira direta sobre a qualidade e custos dessas operações logísticas. É importante ter em mente que o tempo é um fator poderoso para fazer a diferença na hora da fidelização do consumidor.

E a melhor maneira de compreender qual o papel das informações no desempenho dos sistemas logísticos é através da gestão de pedidos junto a análise do ciclo, tudo isso com base no conceito de logística integrada.

Lembre-se, um sistema de gestão de pedidos bem planejado e executado, permite o comando centralizado do fluxo de informações de materiais diminuindo as chances de ruptura de estoque e atrasos na logística de entrega.

A gestão de pedidos abrange o monitoramento de pedidos desde o início até o atendimento e gestão de pessoas, processamento de dados relacionados aos pedidos a medida que ele segue pelo ciclo de vida.

Etapas da gestão de pedidos

A seguir, abordaremos quais são as etapas incluídas na gestão de pedidos:

Disponibilidade de inventário

Na etapa de disponibilidade de inventário, o consumidor ou a equipe de vendas faz a certificação de que o inventário esteja à disposição, enquanto revisam outros serviços e produtos. 

Pedido

O pedido é colocado pelo cliente em canais móveis, web, loja física, central de atendimento, marketplaces entre outros.

Verificação

Existem sistemas automatizados, que substituem a mão de obra humana, que são capazes de fazer a verificação sobre o status do pedido feito, coleta e registro de dados, como nome, contato por telefone ou e-mail, códigos de promoção, e o que mais for necessário à empresa.

Atendimento

Na etapa de atendimento, são envolvidas atividades como o despacho através produtos do canal de distribuição, o depósito, envio à loja física, a retirada na loja, ou somente o contato com o vendedor. No serviço de atendimento é verificado a satisfação do consumidor, levando em conta a finalização dos serviços prestados. 

Serviço

Os serviços englobam desde a criação do compromisso, o planejamento dos serviços de instalação, entrega, troca, negócios e tudo o que está ligado à gestão de pedidos.

Quando se trata de grandes quantidades em volume, a gestão de pedidos pode se tornar mais complexa ainda. 

Conte com a expertise da Enivix para aprimorar a logística de seu negócio!

Fale com um Expert
Gestão de Pedidos

Gestão de Pedidos Otimizada

Tenha a melhor estratégia e encante seus clientes!

Gestão de Pedidos

Toda empresa, seja ela e-commerce ou física, precisa investir na gestão de pedidos, a fim de solucionar algumas questões que possam causar uma imagem negativa a marca diante dos consumidores, como é o caso de erros comuns como o extravio de mercadorias, queda na produtividade da equipe que cuida da gestão de vendas, e consequentemente, a redução da margem de lucro.

Para conseguir efetuar toda a operação de pedidos, é preciso de uma equipe bem instruída, que acompanhe todas as etapas com eficiência e agilidade, buscando a satisfação do cliente e criando vínculos a fim de garantir a fidelidade e captação de novos leads.

Gestão de pedidos terceirizada

Uma boa gestão de pedidos vai depender de alguns fatores, tais como a organização para manter o controle sobre as compras e sobre o estoque sempre atualizado. Isso resulta na fluidez do bom desempenho na hora da separação, embalagens, entrega da mercadoria até o consumidor final, e mais. 

Por conta de vários fatores, torna-se praticamente impossível fazer um controle total, por conta dos processos manuais, que são sempre mais demorados para cumprir e com maiores chances de falhas. Aqui o cenário pede uma automação deste processo, por meio da implementação do sistema ERP (Enterprise Resource Planning).

O ERP é uma ferramenta de gestão apta a formar todas as informações dos diversos setores da empresa como compras, estoque, vendas, operacionais, contabilidade e outros, em um exclusivo banco de dados.

O sistema ERP oferece maior agilidade e confiança perante os processos, pois ele é capaz de reduzir o tempo gasto nas etapas manuais através de um bom planejamento logístico e do preparo da equipe. 

Ele também facilita o fluxo de informações e o desenvolvimento de relatórios, proporcionando aos gestores todas as ferramentas úteis na hora de tomar decisões estratégicas na empresa, através da unificação do sistema e disponibilidade em tempo real.

Gestão de pedidos e armazenagem é o planejamento de uma variedade de processos, garantido os seguintes benefícios:

  • Acelerar o processo logístico das mercadorias no armazém;
  • Providenciar com exatidão a identificação dos produtos;
  • Aproveitar ao máximo o espaço disponível;
  • Diminuir a movimentação desnecessária de mercadorias;
  • Ter acesso a um inventário feito com precisão;
  • Garantir que as entregas sejam pontuais;
  • Garantir uma maior produtividade interna entre os agregados; e
  • Diminuir ao máximo os custos operacionais.

Gestão de pedidos e operações logísticas é com a Enivix

Cuidamos da armazenagem, para que você tenha maior visibilidade, controle e segurança de estoque com nossa operação Fulfillment;

  • Garantimos uma operação até 2 vezes mais rápida com etiquetas de frente e NFs;
  • Agilizamos a parte da entrega, para que você tenha maior controle sabendo o status real da mercadoria, de maneira barata e eficiente.

Se você precisa de resultados garantidos e bem gerenciados, conte com a Enivix. Solicite um orçamento hoje mesmo e otimize sua logística!

Fale com um Expert

Receba um orçamento sob medida

Soluções personalizadas para escalar seu negócio.

Transporte de Containers

Possuímos a experiência e o conhecimento necessários para garantir a segurança e a eficiência nas movimentações portuárias.

Conheça mais

Pátio para Containers

Nossas unidades contam com pátios espaçosos para acomodar containers em pilhas de até 5 unidades de altura, maximizando a capacidade de armazenamento.

Conheça mais

Armazenagem B2B

Utilizamos racks que permitem o ganho de espaço vertical, otimizando a capacidade de armazenamento.

Conheça mais

Transporte Lotação B2B

Ao utilizar o transporte lotação, sua carga recebe atenção exclusiva, garantindo um fluxo contínuo e uma entrega mais rápida, sem a necessidade de esperar a capacidade do veículo ser preenchida por outras cargas.

Conheça mais

Logística que Transforma

case platinum log - solução logísticacase platinum log - solução logísticacase platinum log - solução logísticacase duty cosmeticos
Logística é o coração da empresa e a satisfação do cliente está ligada a agilidade da entrega. Em nosso negócio o crescimento exponencial é diretamento associado à busca constante da excelência, e a Platinum Log foi a nossa melhor decisão, pois compartilhamos dos mesmos valores!"
Nivaldo Junior - Fundador e CEO Grupo Vitabe
case platinum log - solução logística
O custo benefício realmente foi fator decisivo. Saímos de uma logística própria de excelência e queríamos otimizar os custos de estutura de time sem afetar a qualidade do trabalho desenvolvido e encontramos isso na Platinum Log."
Suzana Andretta -  Gerente de Operações Inciclo
case platinum log - solução logística
Gostamos muito da equipe que nos atende, são pessoas responsáveis e com muita dedicação, estão sempre dispostos a resolver os desafios com excelência e agilidade."
Gabriel Jacobs  - CEO BM Beauty
case platinum log - solução logística
Essa parceria com a Platinum Log vai nos proporcionar um aumento em 10x a capacidade de expedição proporcionando um crescimento para nossa marca. E graças a tecnologia operando fortemente na produção, esses resultados serão reais."
Felipe Zaron - Gerente Nacional de Supply Chain
case duty cosmeticos
Encontramos a equipe Platinum Log durante uma aquisição e transição de empresa prestadora de serviços. Após um mês percebemos a melhora e o comprometimento como 3PL, totalmente integrado com nossa equipe e buscando soluções rápidas para os problemas da administração anterior. Definitivamente um exemplo a seguir."
Gianni Barbieri - Diretor da Alfaparf Milano
alfaparf milano
Por aqui só temos a agradecer por essa parceria maravilhosa e ao trabalho incrível que vocês fazem, com responsabilidade, muita competência (e rapidez)!A Platinum Log é a melhor, desde o atendimento, até a execução de cada processo, cada detalhe é feito com excelência."
Luiza Campos - CEO Mysa Cosmetics
case duty cosmeticos