A gestão de pedidos é uma atividade fundamental para o desempenho gradativo de todo o ciclo. Caso aconteça qualquer falha neste processo, a empresa pode ter alguns problemas que possam prejudicar o relacionamento com o cliente.
É importante na redução de riscos e erros provocados pela mão de obra manual, além de várias outras vantagens.
Confira algumas delas:
Um dos fatores mais importantes, dentre todos os outros, que vem impulsionando o crescimento da logística no mundo todo, é o uso da informação, que se tornou possível a partir do desenvolvimento e avanço das tecnologias de dados.
A agilidade e garantia dos fluxos, geram impacto de maneira direta sobre a qualidade e custos dessas operações logísticas. É importante ter em mente que o tempo é um fator poderoso para fazer a diferença na hora da fidelização do consumidor.
E a melhor maneira de compreender qual o papel das informações no desempenho dos sistemas logísticos é através da gestão de pedidos junto a análise do ciclo, tudo isso com base no conceito de logística integrada.
Lembre-se, um sistema de gestão de pedidos bem planejado e executado, permite o comando centralizado do fluxo de informações de materiais diminuindo as chances de ruptura de estoque e atrasos na logística de entrega.
A gestão de pedidos abrange o monitoramento de pedidos desde o início até o atendimento e gestão de pessoas, processamento de dados relacionados aos pedidos a medida que ele segue pelo ciclo de vida.
A seguir, abordaremos quais são as etapas incluídas na gestão de pedidos:
Na etapa de disponibilidade de inventário, o consumidor ou a equipe de vendas faz a certificação de que o inventário esteja à disposição, enquanto revisam outros serviços e produtos.
O pedido é colocado pelo cliente em canais móveis, web, loja física, central de atendimento, marketplaces entre outros.
Existem sistemas automatizados, que substituem a mão de obra humana, que são capazes de fazer a verificação sobre o status do pedido feito, coleta e registro de dados, como nome, contato por telefone ou e-mail, códigos de promoção, e o que mais for necessário à empresa.
Na etapa de atendimento, são envolvidas atividades como o despacho através produtos do canal de distribuição, o depósito, envio à loja física, a retirada na loja, ou somente o contato com o vendedor. No serviço de atendimento é verificado a satisfação do consumidor, levando em conta a finalização dos serviços prestados.
Os serviços englobam desde a criação do compromisso, o planejamento dos serviços de instalação, entrega, troca, negócios e tudo o que está ligado à gestão de pedidos.
Quando se trata de grandes quantidades em volume, a gestão de pedidos pode se tornar mais complexa ainda.
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Toda empresa, seja ela e-commerce ou física, precisa investir na gestão de pedidos, a fim de solucionar algumas questões que possam causar uma imagem negativa a marca diante dos consumidores, como é o caso de erros comuns como o extravio de mercadorias, queda na produtividade da equipe que cuida da gestão de vendas, e consequentemente, a redução da margem de lucro.
Para conseguir efetuar toda a operação de pedidos, é preciso de uma equipe bem instruída, que acompanhe todas as etapas com eficiência e agilidade, buscando a satisfação do cliente e criando vínculos a fim de garantir a fidelidade e captação de novos leads.
Uma boa gestão de pedidos vai depender de alguns fatores, tais como a organização para manter o controle sobre as compras e sobre o estoque sempre atualizado. Isso resulta na fluidez do bom desempenho na hora da separação, embalagens, entrega da mercadoria até o consumidor final, e mais.
Por conta de vários fatores, torna-se praticamente impossível fazer um controle total, por conta dos processos manuais, que são sempre mais demorados para cumprir e com maiores chances de falhas. Aqui o cenário pede uma automação deste processo, por meio da implementação do sistema ERP (Enterprise Resource Planning).
O ERP é uma ferramenta de gestão apta a formar todas as informações dos diversos setores da empresa como compras, estoque, vendas, operacionais, contabilidade e outros, em um exclusivo banco de dados.
O sistema ERP oferece maior agilidade e confiança perante os processos, pois ele é capaz de reduzir o tempo gasto nas etapas manuais através de um bom planejamento logístico e do preparo da equipe.
Ele também facilita o fluxo de informações e o desenvolvimento de relatórios, proporcionando aos gestores todas as ferramentas úteis na hora de tomar decisões estratégicas na empresa, através da unificação do sistema e disponibilidade em tempo real.
Gestão de pedidos e armazenagem é o planejamento de uma variedade de processos, garantido os seguintes benefícios:
Cuidamos da armazenagem, para que você tenha maior visibilidade, controle e segurança de estoque com nossa operação Fulfillment;
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"Logística é o coração da empresa e a satisfação do cliente está ligada a agilidade da entrega. Em nosso negócio o crescimento exponencial é diretamento associado à busca constante da excelência, e a Platinum Log foi a nossa melhor decisão, pois compartilhamos dos mesmos valores!
Nivaldo Junior, Fundador e CEO Grupo Vitabe
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"O custo benefício realmente foi fator decisivo. Saímos de uma logística própria de excelência e queríamos otimizar os custos de estutura de time sem afetar a qualidade do trabalho desenvolvido e encontramos isso na Platinum Log.
Suzana Andretta, Gerente de Operações Inciclo
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"Gostamos muito da equipe que nos atende, são pessoas responsáveis e com muita dedicação, estão sempre dispostos a resolver os desafios com excelência e agilidade.
Gabriel Jacobs, CEO BM Beauty
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"Essa parceria com a Platinum Log vai nos proporcionar um aumento em 10x a capacidade de expedição proporcionando um crescimento para nossa marca. E graças a tecnologia operando fortemente na produção, esses resultados serão reais.
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