Hub Logístico

Dos anos pra cá, existem várias tendências no varejo, mas vale ressaltar os hubs logísticos.

Com o crescimento das demandas de entregas, são necessárias soluções modernas voltadas à logística, e é essa a intenção dos HUBS. 

Hub logístico é uma técnica utilizada no setor de entregas. Funciona como uma estratégia para atender diversas rotas, sejam elas nacionais ou internacionais, usando operações logísticas.

A técnica Hub logística pode ser usada tanto no setor rodoviário, quanto no aéreo, ferroviário e até mesmo no hidroviário. Os HUBs, por serem de extrema importância, têm alcance em todo o território nacional e se expandem também para empresas internacionais, evitando atrasos econômicos.

A importância do Hub Logístico

O ramo da logística já passou por várias mudanças e cada vez mais ela vem evoluindo. Conforme ela se desenvolve, são elaborados métodos novos de organização ou meios de aprimorar os velhos métodos. E um destes procedimentos é a Hub logístico, que nos dá visibilidade do futuro, eficiência na organização e planejamento dos commodities. 

Das vantagens da integração Hub logístico, se destacam a eficiência, agilidade, corte de gastos e conexão integrada. Pode atingir do setor primário, até o terciário, com objetivo principal de melhorar cada vez mais os serviços de entrega de mercadorias até seus clientes.

A partir da estratégia da seleção dos pontos, os centros de entrega são aptos a fazer planejamento de encontro com outros locais de reabastecimento próximos, e também programar a partir da junção entre urgência e disponibilidade.

Existem outras oportunidades para estancar os gastos desnecessários, tendo em mente que a HUB logística possibilita maior planejamento e facilidade para lidar com burocracias interestatais, pedágios e até mesmo custos com combustível.

E por contar com variados meios de locomoção, a HUB logística é capacitada a guiar os insumos com muito mais agilidade, que o comum.

Onde e como funcionam esses hubs logísticos?

A estrutura Hub logística surgiu a partir dos centros de distribuição de cargas 

Originalmente, estas estruturas surgiram como centros de redistribuição de cargas e, por esse motivo, o termo é tão popular no Comércio Exterior, por exemplo.

Dessa forma, CDs, galpões, armazéns, portos, aeroportos e até cidades com localização estratégica eram considerados hubs logísticos em determinadas operações.

No entanto, com a dinâmica do mercado de logística, esse conceito se expandiu para outros setores, em especial o varejo. Assim, os hubs foram também ganhando novos formatos, tamanhos e soluções, que vão além da estratégia de escoamento mais rápido e ágil dos pedidos.

Para se ter uma ideia melhor da variedade dos hubs logísticos, hoje, é possível encontrar desde grandes galpões até armários e guarda-volumes inteligentes nos centros urbanos.

Centros de distribuição 

Os tradicionais centros de distribuição podem funcionar como hubs logísticos em algumas empresas, especialmente se a estrutura for localizada em um ponto estratégico para o escoamento dos pedidos.

No entanto, a realidade de muitos CDs é bem diferente disso, quase sempre operando com grandes estoques e estando localizados em áreas mais afastadas dos centros urbanos.

Nesses casos, o CD pode funcionar como um catalisador para alimentar os hubs logísticos menores, concentrando o estoque principal e redistribuindo as mercadorias para os pontos menores e mais estratégicos para a entrega.

Lockers

Os lockers oferecem diferenciais estratégicos como hubs logísticos, especialmente por terem estruturas menores e operações muito mais dinâmicas de distribuição. 

Além disso, esses “mini hubs” têm a facilidade de estarem em locais de grande fluxo, como os centros urbanos, algo que os CDs maiores dificilmente conseguem.

Dessa forma, os lockers conseguem escoar pedidos e entregas, sem mesmo ter a necessidade de armazenagem de grandes estoques e por longos períodos.

Transit Points

Os transit points, ou pontos de trânsito, são outra estratégia comum em hubs logísticos. Na prática, esses locais funcionam como um posto avançado de distribuição de mercadorias, mas sem a função de armazenagem.

Em outras palavras, os produtos que ali chegam, já têm um destino pré-programado, podendo seguir para a entrega em questão de poucas horas.

Ou seja, os itens já vêm prontos para a redistribuição, não precisando passar por etapas e processos comuns de um armazém, como picking, packing, expedição etc.

Os próprios lockers, que destacamos acima, podem funcionar com essa estratégia nos centros urbanos, o que permite otimizar as entregas, reduzir custos e, em alguns casos, até mesmo enxugar a estrutura de armazenagem da empresa.

Cross Docking

Aproveitando o gancho acima, um outro tipo de operação muito comum em hubs logísticos é o chamado cross docking, que na prática, visa otimizar diversos processos convencionais do supply chain.

Para exemplificar melhor, o cross docking opera com uma dinâmica mais rápida e enxuta das etapas da cadeia de suprimento, onde, por exemplo, a empresa distribui seus pedidos para os hubs logísticos, que por sua vez, vão recebê-los e distribuí-los imediatamente para seus destinos finais.

Esse tipo de operação é amplamente utilizado no e-commerce hoje e é o que permite entregas do tipo same-day delivery, por exemplo.

Fale com um Expert
Hub Logístico

Vantagens do Hub Logístico

Tenha a melhor estratégia e encante seus clientes!

Hub Logístico

Das vantagens em integrar um hub logístico em seus negócios, vão desde a maior agilidade nos processos, diminuição nos gastos das operações, conexão integrada e muito mais eficiência, a fim de otimizar os serviços de entrega de produtos.

Motivos para Contratar um Hub Logístico!

O primeiro benefício indiscutível de se investir em hubs logísticos é a questão da otimização e agilidade das entregas. Afinal, como bem destacamos, esses pontos de redistribuição de mercados normalmente se localizam em pontos estratégicos e muito bem localizados.

E isso é fundamental para desafogar as operações e reduzir um dos fatores mais problemáticos ainda hoje no varejo: os atrasos na entrega. Segundo o Procon-SP, essa é a maior reclamação dos clientes com compras online na atualidade!

Além disso, a possibilidade de redução de custos e até mesmo de enxugamento da estrutura de armazenagem da empresa podem ser destacados como pontos positivos dos hubs logísticos.

Por fim, a diferenciação dos serviços, experiência do consumidor e melhoramento das operações também são benefícios agregados pelos hubs logísticos.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre o conceito de hubs logísticos e como essa estratégia tem permitido empresas do mundo inteiro otimizarem suas entregas e proporcionarem experiências muito mais satisfatórias aos seus clientes.

Porém, apenas para finalizar, é fundamental que a escolha dos hubs logísticos leve em consideração fatores estratégicos, como localização, infraestrutura, experiência e, principalmente, tecnologia de ponta.

A handover é uma das pioneiras e mais completas empresas de armários inteligentes no país, que operam como hubs logísticos nos pontos mais estratégicos dos centros urbanos brasileiros e que detêm de diferenciais exclusivos, como infraestrutura adequada e inteligência artificial aplicada em suas operações.

No fim, o Hub logístico parece o fim lógico das soluções atuais com entrega. Em um mundo cada vez mais dominado pelas ações remotas, pelas funções otimizadas ao máximo, é impossível pensar em uma outra maneira de lidar com a organização dos produtos, tanto em um âmbito nacional como internacional.

Quando a demanda ultrapassa a oferta o que deve ser feito é aumentá-la, encontrar novos meios de produzi-la e distribuí-la, para que assim o máximo seja tirado da relação comercial. Atualmente os países contam cada vez mais com uma integração avançada e inteligente, e é impossível não ver os HUBs logísticos como meio centrais nessa integração completa.

Hub Logístico é com a Enivix

  • Cuidamos da armazenagem, para que você tenha maior visibilidade, controle e segurança de estoque com nossa operação Fulfillment;
  • Garantimos uma operação até 2 vezes mais rápida com etiquetas de frete e NFs;
  • Agilizamos a parte da entrega, para que você tenha maior controle sabendo o status real da mercadoria, de maneira barata e eficiente.

O processo logístico bem estruturado é um dos fatores que contribuem com a sua customer experience tanto em seu e-commerce quanto em suas lojas marketplaces. Se você precisa de resultados garantidos e bem gerenciados, conte com a Enivix, seu crescimento é nosso maior objetivo!

Fale com um Expert

Receba um orçamento sob medida

Soluções personalizadas para escalar seu negócio.

Transporte de Containers

Possuímos a experiência e o conhecimento necessários para garantir a segurança e a eficiência nas movimentações portuárias.

Conheça mais

Pátio para Containers

Nossas unidades contam com pátios espaçosos para acomodar containers em pilhas de até 5 unidades de altura, maximizando a capacidade de armazenamento.

Conheça mais

Armazenagem B2B

Utilizamos racks que permitem o ganho de espaço vertical, otimizando a capacidade de armazenamento.

Conheça mais

Transporte Lotação B2B

Ao utilizar o transporte lotação, sua carga recebe atenção exclusiva, garantindo um fluxo contínuo e uma entrega mais rápida, sem a necessidade de esperar a capacidade do veículo ser preenchida por outras cargas.

Conheça mais

Logística que Transforma

case platinum log - solução logísticacase platinum log - solução logísticacase platinum log - solução logísticacase duty cosmeticos
Logística é o coração da empresa e a satisfação do cliente está ligada a agilidade da entrega. Em nosso negócio o crescimento exponencial é diretamento associado à busca constante da excelência, e a Platinum Log foi a nossa melhor decisão, pois compartilhamos dos mesmos valores!"
Nivaldo Junior - Fundador e CEO Grupo Vitabe
case platinum log - solução logística
O custo benefício realmente foi fator decisivo. Saímos de uma logística própria de excelência e queríamos otimizar os custos de estutura de time sem afetar a qualidade do trabalho desenvolvido e encontramos isso na Enivix by Platinum Log."
Suzana Andretta -  Gerente de Operações Inciclo
case platinum log - solução logística
Gostamos muito da equipe que nos atende, são pessoas responsáveis e com muita dedicação, estão sempre dispostos a resolver os desafios com excelência e agilidade."
Gabriel Jacobs  - CEO BM Beauty
case platinum log - solução logística
Essa parceria com a Platinum Log vai nos proporcionar um aumento em 10x a capacidade de expedição proporcionando um crescimento para nossa marca. E graças a tecnologia operando fortemente na produção, esses resultados serão reais."
Felipe Zaron - Gerente Nacional de Supply Chain
case duty cosmeticos