De acordo com a Associação Brasileira de Operadores Logísticos, o operador logístico é “o responsável por orquestrar todas as ações que envolvem as cadeias de fornecimentos, desde a primeira até a última milha”.
Você sabia que é a atividade dos Operadores Logísticos que garante a chegada dos produtos nas prateleiras do supermercado; as entregas do e-commerce; a distribuição de vacinas nos postos de saúde; as exportações do agronegócio; o abastecimento das indústrias e de tantas outras atividades econômicas desenvolvidas dentro e fora do país. Ou seja, é um elo imprescindível para o abastecimento mundial!
É responsabilidade do operador logístico providenciar recursos que concedem as atividades logísticas, como a gestão de transporte, o recebimento, armazenamento de produtos, controle de estoque e distribuição de mercadorias da melhor maneira possível.
Veja algumas das suas funções na prática:
Tenha a melhor estratégia e encante seus clientes!
A gestão de pedidos também entra na área do operador logístico, ele garantirá que todos os atendimentos sejam prestados dentro do prazo.
Quando se fala em gestão de pedidos, se trata do controle de pedidos, da embalagem, do manuseio, das entradas e saídas dos produtos.
Quando falamos em armazenagem, estamos englobando desde o inbound, que é a entrada da matéria-prima na empresa, até o outbound, que é a parte final, com a mercadoria entregue ao consumidor.
Conheça alguns exemplos de armazenagem:
Existem outros vários outros tipos de armazenagem como a permanente, regular, sazonal, etc., mas não se preocupe com isso, pois o operador de logística ficará responsável por este processo.
Aqui o operador logístico poderá exercer as seguintes funções:
A gestão de transportes se refere à atividade voltada à movimentação de insumos, mercadorias e materiais de um ponto a outro.
Quando compramos algum produto pela internet, muitas vezes, não imaginamos todo o trabalho e planejamento em equipe que há por trás dos bastidores, para que aquela mercadoria chegue até nós dentro do prazo dado pela empresa e em perfeitas condições.
Saiba que uma gestão de transporte de qualidade é fundamental para o funcionamento de seus negócios! Vale muito lembrar que a logística para e-commerce, por não ter um operação física, precisa de uma gestão de transporte bem planejada e que cumpra com eficiência suas atividades.
A TPL | Platinum Log é uma empresa focada na terceirização de operações logísticas, desde a definição da melhor estratégia fiscal até o recebimento de produtos. Oferecemos uma solução completa de gestão para o seu negócio decolar!
Aqui você não precisa se preocupar com problemas enfrentados pela logística tradicional, como pouco poder de negociação, pouca capilaridade e descentralização de dados.
Oferecemos uma ampla visão estratégica do seu negócio, indicadores de operação, sistemas modernos (como OMS, TMS e ERP) e uma estratégia logística adequada para a sua empresa.
Soluções personalizadas para escalar seu negócio.
A melhor decisão para sua empresa
"Logística é o coração da empresa e a satisfação do cliente está ligada a agilidade da entrega. Em nosso negócio o crescimento exponencial é diretamento associado à busca constante da excelência, e a Platinum Log foi a nossa melhor decisão, pois compartilhamos dos mesmos valores!
Nivaldo Junior, Fundador e CEO Grupo Vitabe
Otimize custos, sem perder qualidade
"O custo benefício realmente foi fator decisivo. Saímos de uma logística própria de excelência e queríamos otimizar os custos de estutura de time sem afetar a qualidade do trabalho desenvolvido e encontramos isso na Platinum Log.
Suzana Andretta, Gerente de Operações Inciclo
Resolvendo desafios com excelência
"Gostamos muito da equipe que nos atende, são pessoas responsáveis e com muita dedicação, estão sempre dispostos a resolver os desafios com excelência e agilidade.
Gabriel Jacobs, CEO BM Beauty
Crescimento para sua Marca
"Essa parceria com a Platinum Log vai nos proporcionar um aumento em 10x a capacidade de expedição proporcionando um crescimento para nossa marca. E graças a tecnologia operando fortemente na produção, esses resultados serão reais.
Felipe Zaron, Gerente Nacional de Supply Chain