Para você fazer a melhor escolha para seu e-commerce, vamos falar sobre os tipos de transportadoras para e-commerce.
As transportadoras aéreas são indicadas para transportar cargas menores e que precisam atravessar longos caminhos em um prazo menor de tempo.
Esse tipo de transportadora para e-commerce costuma oferecer serviço expresso, ou seja, com menor tempo de entrega para seus consumidores e em rotas de alta demanda, que normalmente as entregas são feitas em um ou dois dias úteis. Porém essa modalidade costuma ter os preços mais elevados.
Essa modalidade é a mais utilizada no Brasil. Ele se encarrega por cerca de 75% de toda a distribuição. É o tipo de transportadora para e-commerce especializada em fazer entregas em rotas terrestres e costuma fazer algumas parcerias com condutoras locais para melhorar o alcance dos serviços em locais de mais difícil acesso.
Sua vantagem é o valor do serviço, que costuma ser mais barato, porém as entregas acontecem de maneira mais lenta e pode pedir um maior prazo para chegar até seu destino final. A transportadora rodoviária é uma ótima opção para envios maiores e encomendas mais volumosas.
As transportadoras híbridas são aquelas que combinam o transporte aéreo e rodoviário. Esse tipo de serviço você encontrará em grandes empresas de transporte e isso é interessante pois oferece mais opções aos clientes, tanto do tipo de locomoção da mercadoria, quanto dos prazos de entrega.
Quando a empresa deseja aumentar as vendas, ela aposta no serviço expresso de entregas.
A facilidade de seguir em trânsito mesmo em horários de grandes congestionamentos faz com que os serviços expressos de motoboy sejam uma ótima opção para quem tem pressa em receber a mercadoria.
Leva a vantagem também por abranger locais de difícil acesso, podendo conquistar um público maior.
Toda vez que é feito um pedido, a transportadora necessita de dados como o endereço da entrega, valores de produtos e o peso da mercadoria. Essas informações podem ser encontradas na nota fiscal de venda, que são enviadas e geradas de forma eletrônica em arquivo XML à Receita Federal.
É bastante comum acontecer integração entre o sistema da loja e a transportadora. Sendo assim, a transportadora tem conhecimento de quais são as notas fiscais que deverão gerar o documento fiscal de transporte, além de planejar as rotas de coleta e entrega de mercadorias.
Para aproveitar melhor o tempo disponível e o espaço nos veículos, as transportadoras para e-commerce costumam realizar as coletas dentro de um espaço de tempo pré acordado na unidade física da loja.
Esses pedidos coletados são encaminhados até um HUB logístico da transportadora para e-commerce, e lá são roteirizados e levados em um caminhão de transferência. Aqui, é formada uma ocorrência dos produtos que estão sendo transferidos entre as unidades da transportadora.
A partir do momento que as mercadorias chegam ao HUB logístico da empresa transportadora mais próxima ao endereço de entrega, é feita uma nova ocorrência de produto.
Após o descarregamento de caminhões de transferência, os produtos são roteirizados e carregados em veículos urbanos destinados à cargas, para então ser gerada a ocorrência de produto em rota de entrega.
Na entrega o pedido sai do HUB logístico da transportadora para e-commerce já com uma rota traçada. Conforme as entregas forem efetuadas, é realizada a coleta de dados como nome do receptor, documentos (RG ou CPF) e a assinatura em um canhoto da nota fiscal.
A mercadoria pode ser recebida por pessoas maiores de 16 anos, desde que apresentado um documento para comprovação, no local de entrega definido pelo cliente.
Algumas vezes a entrega não pode ser concluída por algumas razões como a falta de alguém para receber a mercadoria e destinatário não reconhecido no endereço da entrega do produto.
No primeiro caso, acontecem três tentativas de encontrar o cliente no local da entrega, porém se em todas as tentativas ocorrer de não encontrar o destinatário, será dado o início da devolução do produto para o remetente.
Já no segundo caso, é provável que a transportadora para e-commerce peça ao receptor que faça a confirmação de dados para então proceder com outra tentativa de entrega ou o retorno do produto ao remetente.
A partir do momento que a empresa conhece os procedimentos operacionais das transportadoras para e-commerce, o serviço fica muito mais fácil para as partes envolvidas, pois é possível conhecer o percurso dos pedidos e assegurar com os tipos de embalagens a organização das entregas de maneira mais segura.
Tudo acontece de forma simultânea, e para facilitar o poder da gestão de transportes e planejamento de rotas, softwares e hardwares de movimentação de produtos são aplicados, com a finalidade de potencializar a eficiência nas operações logísticas da transportadora para e-commerce
Tenha a melhor estratégia e encante seus clientes!
Quando a compra de um produto é efetuada direto em uma loja física, o consumidor tem a vantagem de sair com o produto em mãos, porém para as lojas virtuais a realidade é um pouco diferente.
Para conseguir entregar os produtos comprados aos seus clientes, é necessário contratar os serviços de uma transportadora para e-commerce, já que ela cuidará dos processos logísticos da saída da mercadoria do armazém da loja até o comprador, garantindo agilidade, segurança, evitando custos desnecessários por fazer tudo com maior precisão e planejamento.
A transportadora para e-commerce tem papel fundamental para dar o xeque mate necessário e garantir a satisfação entre o cliente e a empresa prestadora de serviço. É importante priorizar por uma transportadora que permita o monitoramento em tempo real do envio da mercadoria.
Se você precisa de resultados garantidos e bem gerenciados, conte com a Enivix! Solicite um orçamento hoje mesmo.
Soluções personalizadas para escalar seu negócio.
A melhor decisão para sua empresa
"Logística é o coração da empresa e a satisfação do cliente está ligada a agilidade da entrega. Em nosso negócio o crescimento exponencial é diretamento associado à busca constante da excelência, e a Platinum Log foi a nossa melhor decisão, pois compartilhamos dos mesmos valores!
Nivaldo Junior, Fundador e CEO Grupo Vitabe
Otimize custos, sem perder qualidade
"O custo benefício realmente foi fator decisivo. Saímos de uma logística própria de excelência e queríamos otimizar os custos de estutura de time sem afetar a qualidade do trabalho desenvolvido e encontramos isso na Platinum Log.
Suzana Andretta, Gerente de Operações Inciclo
Resolvendo desafios com excelência
"Gostamos muito da equipe que nos atende, são pessoas responsáveis e com muita dedicação, estão sempre dispostos a resolver os desafios com excelência e agilidade.
Gabriel Jacobs, CEO BM Beauty
Crescimento para sua Marca
"Essa parceria com a Platinum Log vai nos proporcionar um aumento em 10x a capacidade de expedição proporcionando um crescimento para nossa marca. E graças a tecnologia operando fortemente na produção, esses resultados serão reais.
Felipe Zaron, Gerente Nacional de Supply Chain