Dark Stores: o que é e como funciona

Categoria:
Dark Stores: o que é e como funciona

As dark stores são uma tendência no que se refere à logística. Por isso, confira o que é e como funciona a dark store. No geral, é possível definir as dark stores como pequenos centros de distribuição localizados no centro urbano. Assim, a principal finalidade desse processo logístico é agilizar a entrega de pedidos online.

Desse modo, as dark stores têm como objetivo atender de forma ágil a demanda dos clientes de uma empresa. Como consequência, isso promove a melhor experiência possível para os consumidores. Logo, se você não conhece essa ferramenta logística, continue nos acompanhando e confira mais informações sobre o tema.

Definição de dark stores

Inicialmente, é importante trazer uma definição das dark stores, que na sua tradução literal, do inglês, significa lojas escuras ou lojas fantasmas. Com isso, essas lojas são, na verdade, um centro de distribuição que fica nos centros urbanos, podendo chamar ainda de microhubs.

Nesse sentido, as dark stores estão localizadas na última etapa da cadeia logística, sendo voltadas apenas para os processos de separação, embalagem, armazenamento e despacho das mercadorias.

Com isso, até mesmo a sua localização nos centros urbanos é pensada de maneira estratégica. Isso porque as dark stores ficam em uma região com maior densidade populacional, a fim de enviar os pedidos de forma ágil. Em alguns casos, a empresa oferece a opção retirada feita pelo próprio cliente.

Por conta disso, as dark stores têm se tornado uma verdadeira tendência no que se refere aos processos logísticos de uma empresa.

Como funcionam as dark stores na prática?

Após entender o que é uma dark store, saiba como ela funciona na prática. Na sua estrutura interna, temos um layout muito parecido com os de uma loja física. Isso facilita bastante o processo de separação e embalagem dos produtos.

Contudo, uma dark store se distingue das lojas convencionais quanto à abertura ao público. Isso porque as dark stores são fechadas para o público consumidor, servindo apenas para os vendedores, balcão de caixa.

Além disso, é interessante destacar que o espaço de uma dark store é menor do que um centro de distribuição convencional. Por isso, é preciso ter uma boa gestão de estoque com base na demanda da região.

Em certos casos, a empresa precisa adotar um modelo híbrido de dark stores, em que o centro de distribuição serve para dois fins, tanto para distribuição das mercadorias quanto para a loja em si.

Dark kitchens e dark stores são a mesma coisa?

Quando exploramos o termo dark stores, vemos que muito se discute sobre as dark kitchens, que possuem conceitos distintos. Isso porque as dark kitchens são, na verdade, uma vertente da dark store.

A dark kitchen funciona como uma cozinha própria para a preparação dos pedidos de delivery do seu restaurante. Logo, nesse modelo, é necessário investir em uma infraestrutura simples para as operações suficientes dos pedidos.

Nesse sentido, a dark kitchen pode disponibilizar, ou não, a retirada de pedidos no local. Contudo, na maioria das vezes, temos entrega própria da empresa ou por meio dos apps de delivery.

Principais benefícios das dark stores

As dark stores reservam algumas vantagens que podem se destacar em meio a um processo logístico demorado e ineficaz. Portanto, confira a seguir os principais benefícios das dark stores.

Tornar as entregas mais ágeis

Com as dark stores, as entregas se tornam mais ágeis, afinal, os microhubs estarão nos centros urbanos, diminuindo a sua distância com os principais clientes. Portanto, o frete e o prazo serão menores para o consumidor.

Sendo assim, o cliente usufrui das opções de entrega no dia seguinte à compra (next day delivery) ou no próprio dia (same day delivery). Como consequência positiva disso, você tem uma legião de clientes satisfeitos e que divulgam a sua marca por conta própria.

Ter uma equipe mais eficiente e produtiva

As dark stores são capazes de tornar equipes mais produtivas e eficientes, pois isso facilita as operações logísticas de uma empresa. Na verdade, esses processos são mais curtos em razão do centro de distribuição tornar mais simples a preparação e entrega dos pedidos.

Por conta disso, é possível atender um volume alto de pedidos, e sem perder a qualidade da eficiência, agilidade, produtividade e velocidade.

Proporcionar uma ótima experiência ao cliente

Sem dúvida alguma as dark stores tornam a experiência do cliente mais satisfatória, fazendo com que ele retorne e compre novamente na sua loja. Não à toa, essa ferramenta logística reduz, de forma significativa, o índice de abandono do carrinho, aumenta a fidelização dos consumidores e traz um enorme diferencial competitivo no mercado.

Diminuição de custos

Por fim, o último benefício que trouxemos é a diminuição de custos de uma empresa ao adotar as dark stores. Essa ferramenta não exige tanto investimento quanto uma loja física convencional, levando em consideração toda a infraestrutura.

Desafios enfrentados ao implementar as dark stores

De fato, as dark stores carregam diversos benefícios para uma empresa, porém, alguns desafios são encontrados nesse caminho, como:

  • Dificuldade em encontrar um espaço disponível em local estratégico
  • Investimento alto no aluguel de um espaço física no centro urbano
  • Conhecimento profundo dos clientes e demanda por região
  • Definir os produtos da dark store
  • Ter ferramentas de análise para avaliar o comportamento do cliente
  • Contar com recursos tecnológicos – que nem sempre possuem valor acessível

Nesse sentido, antes de adotar a dark store no seu negócio, planeje-se muito bem e defina qual modalidade é a ideal para a sua empresa. Acompanhe o nosso blog e conheça as principais formas de melhorar os seus processos logísticos.

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert