Os processos logísticos das empresas têm passado por diversas inovações em sua aplicabilidade prática. Isso ocorre, em especial, por conta do avanço tecnológico.
Nesse sentido, surgem os hubs logísticos, que podem ser definidos como locais estratégicos que são escolhidos pela empresa visando o escoamento e redistribuição de mercadorias mais rápido. Isso porque o aumento da demanda influencia diretamente na sua cadeia de distribuição.
Esses hubs demonstram a importância de contar com soluções que tornem os seus processos logísticos ainda mais dinâmicos e modernos.
Entenda melhor sobre o tema a seguir!
Neste momento inicial, é importante trazer uma definição de hub logístico. Como foi dito, esses hubs são pontos estratégicos de uma empresa cujo objetivo é redistribuir as mercadorias do negócio.
Em suma, definem-se os hubs logísticos como espaços específicos que podem ser contratados pelas empresas ou montados. O ponto chave desse hub logístico é a sua localização.
Afinal, a localização de cada ponto deve ser pensada de maneira estratégica com base no escoamento de pedidos. No geral, esses hubs podem ser encontrados em centros urbanos ou em regiões que tenham alta demanda. Até porque o objetivo é otimizar e descentralizar as entregas.
Além disso, é interessante destacar que os hubs logísticos possuem infraestruturas e tamanhos distintos, e varia com base na necessidade das operações de maneira individual.
Mas como esses hubs funcionam? Desde a origem desse termo, os hubs logísticos surgiram como um centro de distribuição das mercadorias. Nesse sentido, esse é um termo mais frequente no segmento de comércio exterior.
Com base nisso, é interessante destacar que os armazéns, galpões, CDs e aeroportos podem ser considerados um hub logístico. Para isso, é preciso analisar o tipo de operação que estamos tratando.
Hoje em dia, esse hub não se limita ao segmento de comércio exterior, pois se expandiu para setores como o varejo. Isso ocorreu conforme a evolução do dinamismo no mercado de logística.
Por conta disso, o próprio hub logístico passou por uma mudança e modernização, tanto no seu formato e tamanho como na solução em si. Dessa maneira, os hubs logísticos não se limitam a entrega rápida.
Os hubs logísticos podem ser divididos de diversas maneiras, desde galpões enormes até guarda-volumes inteligentes localizados em centros urbanos. Portanto, confira a seguir os principais tipos de hubs logísticos que a sua empresa pode adotar.
Após entender o que são os hubs logísticos, é o momento ideal para explorar os seus principais benefícios. Nesse sentido, vemos que esses hubs agregam agilidade às entregas e otimizam os processos logísticos de uma empresa.
Até porque a principal característica de um hub logístico é a sua localização estratégica. Por isso, toda a empresa (incluindo os setores) pode se beneficiar dessa localização a fim de otimizar suas entregas.
Essa é uma das soluções mais procuradas pelas empresas, uma vez que os atrasos na entrega podem ser suficientes para a insatisfação do cliente. Logo, adotar esse método pode diminuir os riscos de prejuízos de uma empresa.
Além disso, outro benefício é que os hubs logísticos enxugam a estrutura de armazenamento do negócio e reduzem os custos dessa etapa. Por fim, a última vantagem é garantir uma experiência de qualidade para o cliente.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a TPL | Platinum Log. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.
Saiba como podemos ajudar na logística do seu negócio!