Operação Logística

Primeiramente, devemos entender quais são os processos que a operação logística engloba. Suas principais etapas são a armazenagem dos produtos, controle e gerenciamento do transporte de mercadorias.

O que é operação logística

A operação logística engloba todo um mercado de compras de equipamentos, compromisso com prazos e com todos os colaboradores envolvidos até o cliente final.

É importante montar uma estratégia que seja eficiente para a empresa e consumidor, que os prazos sejam cumpridos e que as cargas sejam totalmente conservadas para evitar problemas de devolução de produtos e a insatisfação do cliente, que é um fator decisivo para garantir sucesso no fluxo de vendas.

Veremos abaixo como funciona cada etapa da operação logística.

Armazenagem de produtos

Quando é solicitado o contrato de uma empresa terceirizada, o setor logístico fica encarregado do estoque, separação e envio dos produtos para os consumidores.

Esta é uma das principais etapas, pois é aqui que cuidam da entrada e saída de mercadorias, e também são responsáveis para que não haja qualquer dano ou perda no estoque, tanto de produtos quanto de tempo nas operações.

Controle de estoque

Ter um bom controle do estoque é muito importante para que se obtenha sucesso em uma operação logística

Uma empresa que cuida da operação logística, precisa sempre estar atenta para que tudo ocorra conforme o planejado, cuidando principalmente da organização das prateleiras, etiquetamento de produtos com a descrição de cada um deles, a fim de facilitar a localização na hora da separação para envio até o cliente final. 

Componentes da operação logística

São 5 etapas primordiais para o bom funcionamento de toda a operação logística de uma empresa, sendo elas:

Recebimento 

A etapa de recebimento é a chegada da mercadoria no estoque, onde é realizada toda conferência da carga. 

Movimentação

Onde é realizado o manuseio da carga para a estante devidamente projetada pelos operadores responsáveis pelo setor.

Armazenagem 

A etapa de armazenagem é aquela que verifica o melhor local para o armazenamento dos itens que devem ser organizados de forma precisa para que não haja problemas, como atrasos, no momento da separação do pedido.

Separação

Aqui é feita a coleta do produto na prateleira, encaminhando a partir do espaço físico de armazenagem até o destinatário final.

Expedição

Na expedição é verificado se toda a documentação do produto está correta. A partir disso, é feito o controle do volume de cada item que será enviado, com a ajuda de toda a tecnologia existente no mercado para garantir cada vez mais benefícios para a empresa e consumidor.

Solicite seu orçamento hoje mesmo, e deixa sua operação logística nas mãos de profissionais experientes!

Fale com um Expert
Operação Logística

Benefícios da Operação Pogística para sua empresa

Tenha a melhor estratégia e encante seus clientes!

Operação Logística

Assim que um pedido é realizado, o sistema traça o melhor caminho estratégico para que o produto chegue com maior agilidade na mão do destinatário final, pois o consumidor estando satisfeito com o serviço provavelmente, ele dará uma boa avaliação para a empresa, que contará muito na hora da captação de novos clientes. 

Alguns benefícios que uma boa operação logística pode trazer:

Redução dos custos

Utilizando uma boa estratégia operacional, você aumenta a produtividade da empresa, otimiza tempo e ainda reduz os custos, como é o exemplo do combustível usado durante os serviços de entrega e até mesmo os excessos de produtos que acabam ficando parados nas prateleiras.

Grande controle dos processos 

Ao utilizar a tecnologia integrada ao setor logístico você consegue ter total controle referente a cada etapa que engloba todo o processo logístico.

Fidelização do cliente

Obtendo um bom suporte e cumprindo com eficácia todas as etapas da operação logística, trará maior sensação de confiança ao cliente para continuar adquirindo os produtos da sua empresa.

A fidelização do cliente é o resultado mais esperado de toda a operação logística envolvida.

Centralização de informações

Quando você utiliza um sistema personalizado na empresa, você consegue manter todas as informações importantes juntas em um mesmo lugar, o que ajuda muito no momento de ter que fazer escolhas para dar prosseguimento ao processo de vendas.

Como fazer uma boa gestão das operações logísticas

Uma boa gestão de operação logística é aquela que consegue aprimorar os seus serviços de modo eficaz e obtendo o mínimo possível de falhas durante as etapas. Para isso, é preciso montar um mapa estratégico para que você consiga concluir todos os processos logísticos de maneira bem sucedida.

1- Faça o mapeamento e padronização dos processos 

Uma boa análise é essencial para que você consiga encontrar divergências e melhorias que possam acrescentar positivamente na experiência do cliente final.

2- Realize uma boa gestão de estoque

O principal é o gerenciamento de entrada e saída de mercadorias, garantindo um bom ritmo de produção. O gerenciamento sendo feito de forma correta, sempre irá atender às principais demandas do mercado da maneira mais eficiente.

3- Conte com bons fornecedores

O contato com as melhores empresas do mercado e que possuam um bom custo-benefício em parceria, pode melhor satisfação do cliente. Isso é fundamental para o sucesso da sua empresa!

Conte com a Enivix!

4- Preveja as demandas do consumidor 

É imprescindível estudar o mercado para que você entenda o perfil dos consumidores que você deseja atingir. Tendo isso bem resolvido, fica muito mais fácil otimizar as operações logísticas.

5- Desenvolva um bom relacionamento com os clientes

O objetivo é ter transparência, agilidade e eficiência para que se conquiste uma boa relação com o cliente final. Este é o papel da gestão, estar sempre se preocupando em realizar o melhor sempre para a fidelizar e captar novos clientes, a fim de fortalecer sua marca no mercado perante a concorrência.

6- Invista em treinamento e capacitação de equipes

Uma mão de obra especializada pode garantir todo um diferencial nos processos logísticos, por isso, é importante sempre que possível, investir na capacitação de seus colaboradores para obter um melhor retorno no setor operacional.

7- Faça checklists

Fazer checklists é uma importante ferramenta que monitora toda a produção e que pode ser padronizada, com a finalidade de garantir maior organização durante a operação logística de seus negócios.

8- Faça o monitoramento de cargas

O rastreio da mercadoria garante que o gestor possa tomar as melhores decisões, evitando que todo o processo se atrase e seja entregue dentro do prazo estipulado, conforme o que foi prometido ao cliente, que inclusive também consegue rastrear em tempo real o seu pedido. Aqui é uma das vantagens mais importantes na operação logística para satisfazer seu cliente.

9- Faça o planejamento das rotas

Um planejamento de rota eficiente é indispensável para que você consiga otimizar o tempo gasto no transporte do produto, para que seja entregue de forma rápida e sem grandes custos durante a trajetória.

10- Use sistemas automatizados

Tendo em vista que você já utiliza um sistema ERP em sua empresa, existem outras ferramentas otimizadas que também podem ser utilizadas, como por exemplo, um sistema de roteirização que possa analisar o melhor itinerário de acordo com as demandas exigidas, trazendo economia no transporte e maior fluidez na entrega.

Operação logística de qualidade é com a Enivix

  • Cuidamos da armazenagem, para que você tenha maior visibilidade, controle e segurança de estoque com nossa operação Fulfillment;
  • Garantimos uma operação até 2 vezes mais rápida com etiquetas de frete e NFs;
  • Agilizamos a parte da entrega, para que você tenha maior controle sabendo o status real da mercadoria, de maneira barata e eficiente.

Se você precisa de resultados garantidos e bem gerenciados, conte com a Enivix! Acesse nosso site e saiba tudo sobre o mundo da logística!

Fale com um Expert

Receba um orçamento sob medida

Soluções personalizadas para escalar seu negócio.

Transporte de Containers

Possuímos a experiência e o conhecimento necessários para garantir a segurança e a eficiência nas movimentações portuárias.

Conheça mais

Pátio para Containers

Nossas unidades contam com pátios espaçosos para acomodar containers em pilhas de até 5 unidades de altura, maximizando a capacidade de armazenamento.

Conheça mais

Armazenagem B2B

Utilizamos racks que permitem o ganho de espaço vertical, otimizando a capacidade de armazenamento.

Conheça mais

Transporte Lotação B2B

Ao utilizar o transporte lotação, sua carga recebe atenção exclusiva, garantindo um fluxo contínuo e uma entrega mais rápida, sem a necessidade de esperar a capacidade do veículo ser preenchida por outras cargas.

Conheça mais

Logística que Transforma

case platinum log - solução logísticacase platinum log - solução logísticacase platinum log - solução logísticacase duty cosmeticos
Logística é o coração da empresa e a satisfação do cliente está ligada a agilidade da entrega. Em nosso negócio o crescimento exponencial é diretamento associado à busca constante da excelência, e a Platinum Log foi a nossa melhor decisão, pois compartilhamos dos mesmos valores!"
Nivaldo Junior - Fundador e CEO Grupo Vitabe
case platinum log - solução logística
O custo benefício realmente foi fator decisivo. Saímos de uma logística própria de excelência e queríamos otimizar os custos de estutura de time sem afetar a qualidade do trabalho desenvolvido e encontramos isso na Platinum Log."
Suzana Andretta -  Gerente de Operações Inciclo
case platinum log - solução logística
Gostamos muito da equipe que nos atende, são pessoas responsáveis e com muita dedicação, estão sempre dispostos a resolver os desafios com excelência e agilidade."
Gabriel Jacobs  - CEO BM Beauty
case platinum log - solução logística
Essa parceria com a Platinum Log vai nos proporcionar um aumento em 10x a capacidade de expedição proporcionando um crescimento para nossa marca. E graças a tecnologia operando fortemente na produção, esses resultados serão reais."
Felipe Zaron - Gerente Nacional de Supply Chain
case duty cosmeticos
Encontramos a equipe Platinum Log durante uma aquisição e transição de empresa prestadora de serviços. Após um mês percebemos a melhora e o comprometimento como 3PL, totalmente integrado com nossa equipe e buscando soluções rápidas para os problemas da administração anterior. Definitivamente um exemplo a seguir."
Gianni Barbieri - Diretor da Alfaparf Milano
alfaparf milano
Por aqui só temos a agradecer por essa parceria maravilhosa e ao trabalho incrível que vocês fazem, com responsabilidade, muita competência (e rapidez)!A Platinum Log é a melhor, desde o atendimento, até a execução de cada processo, cada detalhe é feito com excelência."
Luiza Campos - CEO Mysa Cosmetics
case duty cosmeticos