Entre os benefícios de manter esses processos de separação e embalagem dos produtos, estão:
As operações de Picking e Packing envolvem diversas atividades que estão sujeitas a erros humanos. Por esse motivo, é fundamental contar com procedimentos bem planejados e objetivos, como o fornecimento de treinamentos adequados para os membros da equipe.
Um bom sistema de gestão também se torna um grande aliado na hora de automatizar as etapas de separação e embalagem dos itens, auxiliando no controle do estoque e gestão dos pedidos do e-commerce.
Lembre-se de conduzir o desempenho dos processos de picking e packing, através de indicadores de desempenho que sejam relevantes para os negócios.
A produtividade da equipe, o tempo gasto durante a separação e preparo dos pedidos, e também o índice de satisfação do consumidor, são algumas métricas importantes para entender se as operações logísticas estão funcionando de forma correta.
Com os eficazes processos de picking e packing, sua empresa, de certo, terá menores custos logísticos e uma base mais sólida de clientes satisfeitos e fiéis à sua marca.
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De acordo com os processos logísticos, picking se refere a etapa de separação do produto estocado, enquanto o packing se refere a etapa de embalagem dos itens que serão enviados.
Trata-se de uma série de estratégias com um único objetivo em comum que é a otimização dos processos de expedição de uma empresa, sendo fundamental para o varejo digital.
Quando uma compra é confirmada em um e-commerce, começa o processo de Picking. Este processo equivale a separação dos itens que serão enviados até os clientes. Isso inclui a separação de notas fiscais, a coleta dos produtos em estoque e revisão sobre os dados do pedido.
O processo de Picking é importante para manter a produtividade e a agilidade durante as operações logísticas, pois isso causa impactos diretos no tempo de despacho da encomenda, que é um dos fatores mais importantes para o comprador.
Também é fundamental para garantir que o cliente receba os itens comprados da forma correta, a fim de evitar questões corriqueiras como trocas e devoluções de produtos e contribuir para a melhora da satisfação do consumidor.
Há diferentes maneiras que podem ser úteis na hora da separação de pedidos em um e-commerce. As principais são:
A separação e preparo dos pedidos acontece por um único colaborador, desde o ínicio até o fim de uma única encomenda. Essa estratégia de operação, normalmente, é utilizada por empresas de pequeno porte.
Neste processo os pedidos são divididos por zonas no estoque. Sendo assim, cada colaborador fica na responsabilidade de separar os produtos de uma Unidade de Manutenção de Estoque (SKU) específica. Este método é indicado para empresas com alta demanda de pedidos.
Aqui, cada colaborador ficará com a responsabilidade de um lote do estoque integrado por diversos SKUs de produtos. Esta é uma modalidade indicada para lojas de demandas menores de produtos e pedidos.
Na modalidade picking por onda, é feita a separação de um único SKU por turno. Aqui, a finalidade é evitar qualquer tipo de excesso de produto na expedição. Este método é mais utilizado em momentos de promoções ou lançamentos de mercadorias.
O packing garante a continuidade do processo de picking, cuidando das embalagens dos produtos que foram previamente separados, do preparo de cada um deles e também do envio até o consumidor final.
A escolha do tipo de embalagem mais adequada a cada tamanho e particularidades das mercadorias, controle de qualidade, etiquetagem e empacotamento são atividades envolvidas no packing.
Aqui, o principal objetivo é embalar os produtos de maneira adequada e segura, a fim de garantir as características individuais de cada um deles, evitando também qualquer tipo de avaria e, consequentemente, trocas e devoluções.
As embalagens podem ser utilizadas também como uma estratégia de marketing para a empresa, pois é possível conquistar a fidelidade do cliente usando esse tipo de tática visual.
Os processos de Picking e Packing podem parecer algo comum dentro do varejo, porém, se não forem utilizados com cautela e um bom planejamento, eles podem resultar em prejuízos para a saúde financeira do comércio.
Os consumidores, cada vez mais, esperam obter experiências de qualidade quando efetuam qualquer tipo de compra em e-commerces. E para satisfazê-los é preciso entregar os produtos em perfeitas condições, com agilidade e segurança.
Sendo assim, para você conseguir conquistar seu cliente a partir da experiência de compra positiva em sua loja, é importante se atentar aos processos de Picking e Packing, independente de qual seja o porte do seu negócio.
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