Como o SKU contribui para a organização de estoque?

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Manter o controle e a organização de estoque é um desafio para a sua empresa? Então, saiba como o SKU contribui para superar este obstáculo no seu negócio!
Como o SKU contribui para a organização de estoque?

Manter o controle e a organização de estoque é um desafio para a sua empresa? Então, saiba como o SKU contribui para superar este obstáculo no seu negócio!

Um dos maiores desafios enfrentados por quem empreende é o controle de estoque, afinal, encontrar formas de mantê-lo organizado pode ser o caminho ideal para atingir o sucesso em vendas. Com tantos produtos, classificações incorretas podem gerar desorganização e colocar em risco o faturamento. Então, é de suma importância adotar recursos benéficos para o negócio, agregando eficiência e produtividade.

Para isso, conhecer e entender o que é SKU pode ajudar na sua gestão e fazer toda a diferença. Confira mais sobre o tema a seguir!

Leia mais: Como fazer gestão de estoque de forma eficiente?

Você sabe o que é SKU?

SKU é uma sigla que vem do inglês Stock Keeping Unit e, em português significa Unidade de Manutenção de Estoque. Na prática, isso significa que o SKU é um código único para identificar itens e auxiliar na gestão de estoque. Logo, estamos falando de uma combinação formada por uma sequência de caracteres alfanuméricos. Ao ser atribuída a um produto, é capaz de identificá-lo.

Nesse sentido, o SKU é uma estratégia frequente nos marketplaces, lojas físicas, plataformas de e-commerce, armazéns ou outro tipo de negócio que deseja organizar o estoque de modo eficiente.

Confira: Estoque organizado reduz suas perdas

Nesse sentido, o uso do SKU torna o gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos mais simples, o que auxilia no controle do fluxo de produtos. Além disso, com esse código, você está facilitando a categorização dos produtos em estoque. O dia a dia da sua empresa com certeza será mais prático!

Com a devida padronização na codificação, o processo de cadastro se torna simples e resulta em um controle seguro e produtivo para toda a equipe responsável pelo estoque!

Leia: Platinum Log: precisão e estratégia no controle de estoque

É difícil criar o código SKU de um produto? 

O SKU funciona graças a um padrão: a forma como esse código é criado. Logo, é importante que você mantenha a lógica do SKU. É possível criar uma linha de raciocínio que deve ser seguida, afinal, o código tem como principal função identificar um produto por meio de suas principais características, a exemplo da marca, cor, etc.

Por exemplo, imagine um smartphone da marca X, fabricante Y, modelo Z, cor prata (PR) e com o tamanho de tela de 5.8”. Nessa hipótese, o SKU desse celular seria: XYZPR58.

Com isso, você consegue ler o SKU dos itens em estoque e classificar os produtos de forma única com base nas suas principais características. Confira a seguir algumas dicas práticas que podem te ajudar na criação de SKU:

  1. Esse trabalho une criatividade e lógica
  2. Evite criar códigos que sejam muito extensos
  3. Tenha um único código para cada produto, sem duplicar ou reutilizar
  4. Priorize as informações essenciais para identificação
  5. Use letras e números, sem caracteres especiais

Lembre-se de que o SKU de um produto possui diversas finalidades e desempenha um papel fundamental na gestão do estoque e na organização financeira. Assim, a principal função do SKU é tornar realidade o acompanhamento detalhado da entrada e saída de cada produto, através do uso de códigos atribuídos a cada mercadoria. 

De forma resumida, o SKU do produto serve para aprimorar a organização do estoque, a gestão financeira e o atendimento ao cliente – e não o contrário. 

Quais são os principais erros cometidos na criação do SKU e como evitar?

Alguns erros podem tornar o SKU dos seus produtos muito complicado e acabar tendo o efeito contrário, isto é, dificultando a consulta por parte dos profissionais envolvidos. Pensando nisso, separamos alguns dos erros mais comuns ao criar o SKU para que você os evite.

  • SKU longo

Um SKU longo dificulta a compreensão e o uso, pois serão mais números e letras para digitar, entender e identificar. Esse cenário agrega lentidão aos seus processos, tornando os benefícios do SKU praticamente nulos.

  • SKU com excesso de informações

Para deixar seu SKU curto, selecione somente as informações essenciais para a sua diversidade de produtos e variações. Algumas operações usam apenas duas letras e dois números por SKU, por exemplo. Claro que isso varia de acordo com cada gestor e das características dos produtos, mas evite o excesso de informações.

  • SKU com caracteres especiais

Como foi mencionado acima, um bom SKU deve conter letras e números. Afinal, nem todas as plataformas e sistemas permitem o uso de elementos especiais como *, @, % e outros — inclusive, muitos marketplaces os recusam.

  • Produtos distintos, porém, com o mesmo SKU

O SKU precisa ser único para cada tipo de produto. Caso você utilize o mesmo SKU para mais de um tipo de produto, isso não trará facilidades no seu estoque. Tenha como exemplo a hipótese de que a sua loja vende celulares. Por isso, é importante criar um SKU para cada modelo e para cada variação de cor que tem no estoque e isso inclui a criação de um novo código para as variações de memória ou de armazenamento.

A estratégia de SKU mostra características específicas que trazem muitas vantagens para as empresas de diversos segmentos. Você deseja melhorar o seu controle de estoque? Conte com a Platinum Log!

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Por meio de automações e tecnologia própria, reproduzimos e monitoramos todas as nossas operações, disponibilizando aos nossos clientes o acompanhamento de fluxo internos assim como seus indicadores operacionais.

Com a nossa Análise de Estoque, você terá insights em tempo real sobre o seu inventário. Acompanhe de perto quais itens foram solicitados, detalhes de SKU, EAN, empenho, saldo disponível e tenha acesso à informações mais recentes de atualização.

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