Como funciona a Logística dos Marketplaces

Categoria:
A logística dos marketplaces é primordial para o sucesso dos e-commerces hoje em dia, em razão da sua eficiência e bons preços. Saiba como funciona!
Como funciona a Logística dos Marketplaces

A logística dos marketplaces é primordial para o sucesso dos e-commerces hoje em dia, em razão da sua eficiência e bons preços. Saiba como funciona!

Para o sucesso das lojas virtuais, é necessário saber como funciona a sua logística, e quando falamos em marketplaces, os benefícios são ainda maiores – em especial no caso dos preços e na variedade de itens.

Visando o lucro do seu negócio digital, você deve entender como funciona a logística dos marketplaces e qual a sua importância. Boa leitura!

O que é um marketplace?

O marketplace pode ser entendido como um modelo de negócio em que existem duas empresas na relação de compra e venda: a mediadora do negócio e a comerciante. Isso porque uma empresa disponibiliza parte do seu espaço para divulgar os produtos de outras lojas (que de fato são as comerciantes). 

Para as grandes empresas, esta é uma opção para expandir os seus lucros, pois além de comerciar os seus produtos como de costume, também pode alugar o espaço da sua publicidade. Inclusive, é comum que isso aconteça com empresas grandes e de renome no cenário nacional. 

Esse modelo está crescendo no Brasil por conta dos seus benefícios, como maior variedade de produtos e bons preços de publicidade.

No marketplaces, o comerciante não precisa de um estoque próprio, apenas gerir as suas vendas na plataforma. Então, as suas únicas responsabilidades nesse modelo de negócios é manter as suas vendas ágeis, seguras e com uma boa experiência de compra para o consumidor.

Principais pontos positivos da logística dos marketplaces

Gerenciar as vendas de uma loja virtual não se trata de uma exclusividade dos marketplaces, afinal, as empresas mediadoras nem costumam interferir nos processos logísticos de uma comerciante inserida nesse modelo. Então, a responsabilidade total das vendas costuma ser dos anunciantes.

Assim, do ponto de vista dos comerciantes (que usam o espaço das mediadoras para anunciar os seus produtos), a logística dos marketplaces parece muito atrativa, pelos seguintes motivos:

  • Gestão do estoque

No marketplace, a gestão do estoque é muito mais simples, porém, muito atenciosa. Afinal, você, como gestor, deve garantir que os seus clientes podem solicitar um produto disponível – diante de alguma indisponibilidade, o consumidor se sentirá frustrado.

Entretanto, é possível sim ter uma gestão eficiente do seu estoque, investindo em um centro de distribuição, por exemplo, ou até mesmo em um galpão terceirizado. Em resumo, existem diversas opções de estoque atrativas para o seu negócio.

  • Acompanhar o status do pedido

Na logística dos marketplaces, é comum ter um acompanhamento do pedido. Não que o seu negócio convencional não possa ter, mas no marketplace é algo mais frequente, como uma forma de passar segurança ao consumidor.

Caso você não invista nesse tipo de modelo, saiba que é possível investir em um rastreamento de pedidos e acompanhamento para oferecer ao cliente dados precisos sobre a entrega.

  • Definir prazo e frete com facilidade

Geralmente, as empresas que mediam no marketplace já são de renome e consolidadas no mercado nacional. Então, elas possuem uma plataforma bem estruturada para receber o seu negócio.

Desse modo, essas empresas conseguem potencializar a comunicação e transparência na relação entre comerciante e consumidor. Os clientes podem, inclusive, ter prazos e valores de frete com mais rapidez, o que os ajuda a decidir mais rápido sobre a compra.

  • Entrega mais rápida ao cliente

Na logística dos marketplaces, é possível que a empresa mediadora e que cede o espaço para divulgação dos seus produtos tenha uma parceria com entregadores e transportes. Isso faz com que os seus custos logísticos sejam muito menores, uma vez que não será necessário investir em uma frota (seja ela própria ou terceirizada).

Claro que isso será um serviço adicional, gerando um custo, mas com certeza é menor do que montar a sua própria e contratar operadores de veículos para a prestação de serviços.

Quem é responsável pelo frete e logística dos marketplaces?

No marketplace, cada lojista é responsável por seu frete e logística. Lembre-se: a empresa mediadora só se responsabiliza pelo anúncio na plataforma e pela entrega caso você queira.

Fora isso, você mesmo precisa decidir como será feita a gestão de estoque, as etapas de picking e packing (separação e embalagem dos produtos), o envio dos pedidos, acompanhamento de entrega e o pós-venda.

Esses processos exigem a sua atenção e planejamento, e não da empresa mediadora. O marketplace vai impulsionar o seu negócio e promover a sua expansão, mas ela não precisa contribuir para a sua logística. Claro que algumas plataformas de marketplace fazem isso, mas não é uma regra.

Como posso me planejar para uma logística no modelo de marketplace?

Se você deseja se inserir no modelo de marketplace para impulsionar as suas vendas, saiba que a logística precisa ser muito bem estruturada. Para isso, nada melhor do que contar com a tecnologia ao seu lado.

Então, conte com a Platinum Log. 

A Platinum Log oferece uma logística totalmente integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.

Portanto, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert