Como se destacar no setor de transporte?

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Entre todos os serviços oferecidos por sua empresa, você deseja se destacar no setor de transporte? Então, confira algumas dicas para tornar isso realidade!
Como se destacar no setor de transporte?

Entre todos os serviços oferecidos por sua empresa, você deseja se destacar no setor de transporte? Então, confira algumas dicas para tornar isso realidade!

O setor de transporte é responsável por tornar realidade o contato entre a sua marca e o cliente final. Por isso, querer se destacar nesse sentido é totalmente compreensível, afinal, você poderá garantir a satisfação do cliente e aumentar a taxa de fidelidade.

O caminho percorrido pela transportadora de carga deverá seguir alguns parâmetros para se manter neste mercado, superando a enorme oferta de serviços e produtos dos concorrentes. Com isso, trazer alguns diferenciais é fundamental para destacar o seu serviço de transporte entre as outras organizações presentes no mesmo setor.

Não basta oferecer aos clientes agilidade no prazo de entrega, mas também entender como encantar o cliente para que ele opte sempre pelo seu serviço. Continue a leitura e saiba mais sobre isso!

A cultura de inovação no setor de transporte

Para se destacar no setor de transporte, o primeiro fator a ser analisado é a cultura de inovação: a sua empresa se mantém atualizada sobre as tendências de mercado?

A trajetória da maioria das empresas até chegarem a uma logística eficiente segue um caminho muito longo e que, na maioria das vezes, não é simples. No entanto, a partir das ferramentas que otimizam as operações internas, trazidas pela tecnologia, aliadas a uma boa gestão interna e uma equipe especializada, a empresa pode melhorar bastante a qualidade de seus processos logísticos.

Entretanto, para que isso se torne realidade, é preciso que a empresa adote uma cultura de inovação. Esse tipo de pensamento deve integrar a rotina do negócio, sendo fundamental que os líderes, gestores e gerentes se mantenham em busca de novos recursos e soluções para melhorar as atividades.

Tratando-se do setor de transporte, a realidade segue essa mesma lógica. O uso de softwares de gestão de fretes, como é o caso do TMS (Transportation Management System) – ou sistemas personalizados para este tipo de demanda – pode ser um bom caminho para a empresa começar a inovar.

Esses sistemas auxiliam no monitoramento das etapas de expedição, emissão de documentos, distribuição, roteirização e outras atividades que formam uma logística de qualidade.

É importante manter uma boa comunicação direta com os clientes no setor de transporte

Antes de trabalhar com um cliente, ter um relacionamento direto com ele é fundamental. De maneira geral, a comunicação se mostra como a chave do sucesso, uma vez que basta uma falha para desencadear diversos problemas, a exemplo de entregas em endereços errados ou com atraso diante do prazo estipulado (problemas comuns no setor de transporte). Nesse sentido, manter uma comunicação simples facilita a negociação e a experiência do cliente.

Imagine que uma transportadora tem uma entrega, mas não tem ciência que a embarcadora combinou com o cliente uma determinada data e horário. A transportadora vai incluir esta entrega na sua rota previamente programada e pode perder tempo e combustível após descobrir que o cliente não estava no endereço informado, por exemplo.

As ferramentas tecnológicas e as ações definidas para o setor de transporte são o “norte” para definir o modo como a empresa será vista pelos seus clientes, tanto os fiéis quanto os novos. O uso de uma tecnologia que garante este tipo de troca de informações e mantém a comunicação clara pode ser um ótimo aliado na sua gestão de entregas.

A comunicação envolvendo o cliente e a empresa pode ocorrer através do rastreamento e do monitoramento das atividades de entrega. Com isso, o cliente pode acompanhar em tempo real onde está o seu pedido!

Você deve oferecer soluções flexíveis

Flexibilidade costuma trazer ao cliente uma sensação de personalização, de ter um atendimento totalmente exclusivo. Por isso, o oferecimento de soluções flexíveis no setor de transporte, como formas de entrega caso o envio tenha que ser feito em centros urbanos com restrição de circulação, é uma maneira inteligente de encantar o cliente e mantê-lo interessado na sua empresa.

Inclusive, outro benefício disso é que o atendimento se torna mais satisfatório, uma vez que o transporte de carga personalizado e com o cliente mais próximo aumenta a autoridade da empresa no seu setor e diminui o tempo com tarefas do dia a dia.

Não se limite aos Correios (no caso de empresas de pequeno porte), apesar de ser a opção mais conhecida do setor de transporte. Vá além e ofereça ao cliente uma variedade de opções.

Ao assumir uma postura de flexibilidade, a transportadora consegue se adaptar com facilidade às mudanças envolvendo a embarcadora e o cliente para manter a sua empresa sempre à frente, prevendo demandas e antecipando possíveis problemas.

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