Fulfillment: entenda quais são e como funcionam as etapas

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O fulfillment pode ser entendido como todos os processos que compõem uma operação de loja virtual. Portanto, entenda como funcionam e quais são as etapas.
Fulfillment: entenda quais são e como funcionam as etapas

O fulfillment pode ser entendido como todos os processos que compõem uma operação de loja virtual. Portanto, entenda como funcionam e quais são as etapas do fulfillment.

O fulfillment, também chamado de order fulfillment, é uma expressão usada com o intuito de definir todos os processos de um negócio, o que inclui o recebimento de produtos, processamento de pedidos e entrega ao cliente.

Mesmo que pareça uma etapa rotineira no dia a dia de um e-commerce, muitos gestores ainda não têm conhecimento sobre o fulfillment, e por isso nós iremos explicar a seguir exatamente o que esse conjunto de etapas significa para a sua empresa.

Conhecer como ocorre a operação do seu negócio e de que forma ela funciona na prática é primordial para aproveitar certos benefícios no e-commerce, como reduzir custos operacionais e tornar o seu negócio mais competitivo no mercado. Por esse motivo, vamos entender a seguir o que é o fulfillment e de que maneira funciona as suas etapas.

Conceito de fulfillment

O fulfillment é um termo em inglês que significa realização, execução e cumprimento. Por isso, ele pode ser entendido como o processo inteiro de pedido do cliente, a começar pela solicitação até a realização da entrega em si.

Sendo assim, o fulfillment inclui todas as operações logísticas da sua empresa de maneira integrada, unindo, por exemplo, os setores de SAC, marketing, vendas e TI. Por isso, ele é um dos pilares para que a sua estratégia de vendas seja eficaz para a satisfação dos clientes – já que ele tem como prioridade a experiência de compra antes, depois e durante uma venda.

Atualmente, os consumidores não consideram apenas o preço dos produtos e serviços essenciais, pois toda a experiência é primordial para a fidelização e satisfação dos clientes. Então, o fulfillment tem como objetivo traçar todas as etapas dessa experiência, fazendo com que o cliente volte a comprar na sua empresa.

Principais etapas do fulfillment: o que são e como funcionam?

O fulfillment é composto por algumas etapas, como estoque, separação, embalagem, transporte e pós-entrega. Esse processo também visa diminuir o tempo de processamento dos pedidos, que, a depender do modelo de negócio, pode ser bem longo e responsável por afastar clientes ao invés de atraí-los.

Estoque

A primeira etapa do fulfillment é o estoque, afinal, é onde começa a sua empresa e onde fica localizado o faturamento do negócio. No estoque, você deve definir como será feito o armazenamento de produtos, isto é, se ocorrerá de maneira própria ou com o estoque de terceiros (também conhecido como dropshipping).

Seja qual for a via escolhida, tenha em mente que você deve contar com sistemas tecnológicos, a fim de garantir o controle do estoque. Não se esqueça ainda de realizar inventários e reposição após as vendas.

Separação de produtos

A segunda etapa que trouxemos é a de separação de produtos, também chamada de picking. Ou seja, é neste momento que os produtos são separados no estoque para depois serem enviados. Logo, o picking é necessário para garantir o envio da quantidade adequada de produtos, pois a entrega incorreta exigirá a devolução de produtos – com um custo adicional para a sua empresa.

Embalagem de mercadorias

Após o picking, ou seja, a separação dos itens, eles devem ser embalados de modo a evitar qualquer tipo de avaria no produto até a sua entrega ao cliente, que ocorre na etapa de packing no fulfillment. Nesse sentido, a embalagem de produtos exige um estudo sobre qual seria o melhor material para proteger a mercadoria até chegar ao destino final, o endereço do cliente.

Transporte

Com os produtos devidamente separados e embalados, eles devem ser conduzidos até o endereço informado pelo cliente, priorizando sempre o cumprimento de prazos de entrega e agilidade. Para isso, você deve investir em uma frota especializada para o seu negócio.

Pós-entrega

Por fim, o processo do fulfillment finaliza com a etapa de pós-entrega, quando você coleta o feedback dos seus clientes, podendo se deparar com alguma situação de troca ou devolução dos produtos. Para isso, existe a logística reserva, um processo que define como ocorre esse processo de troca/devolução.

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