Estoque organizado reduz suas perdas

Categoria:
Manter e controlar um estoque organizado é capaz de reduzir as suas perdas. Por isso, saiba como fazer acompanhando a leitura.
Estoque organizado reduz suas perdas

Manter e controlar um estoque organizado é capaz de reduzir as suas perdas. Por isso, saiba como fazer isso acompanhando a leitura.

Ao pensar na logística de um e-commerce, encontramos alguns entraves que podem dificultar a gerência desta empresa. Um exemplo disso é o controle de estoque, afinal, é justamente no estoque que encontramos a fonte de lucratividade de um negócio.

Dito isso, a fim de evitar prejuízos no seu armazém, saiba como reduzir perdas de mercadorias com um estoque organizado.

Um estoque organizado é a base do sucesso

Ter um estoque organizado na sua empresa é a base do sucesso. Caso contrário, isso pode impactar na execução de tarefas diárias, descumprir os prazos estabelecidos e deixar os clientes insatisfeitos, como consequência. Logo, é de suma importância ter um catálogo bem descrito com todos os itens do estoque.

A falta de preparo e atenção com este fator pode impactar nos resultados do seu negócio, afinal, um estoque organizado é capaz de garantir eficiência para a empresa. Além disso, ter esse estoque bem organizado pode reduzir as perdas de mercadorias.

Principais tipos de perdas que ocorrem no varejo

Antes de entender como você pode evitar as perdas em um negócio, com base no estoque organizado, é de suma importância que você conheça os principais tipos de perdas que podem ocorrer no varejo. Destaca-se que nós temos como base o manual Prevenção de Perdas no Varejo, do Sebrae SP.

Perda comercial

Essa perda ocorre no momento em que não há disponibilidade, no seu estoque, de algum produto – acontecendo o que chamamos de ruptura de vendas. Assim, o que costuma justificar essa perda é a presença de embalagens inapropriadas, falha na reposição ou na entrega.

Perda administrativa

Esse tipo de perda pode ocorrer em razão de alguma falha no gerenciamento da loja, como erro na precificação, no cadastro de um item e desperdícios gerais (como em energia, água e telefone).

Perda de produtividade

Essa perda surge com a ausência de controles, padrões e processos que podem ser estabelecidos para guiar tarefas diárias. Logo, como consequência, o seu negócio sofre com a perda de tempo e de recursos em retrabalho.

Perda financeira

A perda financeira é fruto de roubos de carga, furtos, estelionato, inadimplência, fraude ou por pagamentos que não foram devidamente processados.

Perda operacional

Por fim, a perda operacional ocorre ao longo de uma operação da empresa, que envolve, por exemplo, o estoque, movimentações equivocadas dos itens, armazenamento, falha no recebimento de produtos e no checkout das mercadorias.

Benefícios do controle de estoque organizado

Se você deseja ter mais controle do seu estoque, saiba que isso renderá ótimos benefícios para o seu negócio. Alguns deles são:

  • Turbinar as vendas, pois, com o estoque organizado, é possível ter uma visão geral sobre a atual situação das mercadorias disponíveis;
  • Reduzir os custos, afinal, você evita ter um estoque parado e mantém a rotatividade das mercadorias;
  • Mantém a qualidade dos itens, evitando que eles sejam perdidos ou danificados; e
  • Simplicidade na operação, evitando prejuízos.

Como ter um estoque organizado?

Existem algumas formas de investir em um estoque organizado, e essa deve estar entre as suas prioridades. Afinal, somente dessa maneira você consegue manter um bom fluxo de mercadorias. Saiba que, para isso, você deve prezar pelo monitoramento constante dos produtos em estoque.

Revise o cadastro de mercadorias

Se você deseja ter um estoque organizado na sua empresa, o primeiro passo é revisar o cadastro atual de mercadorias. Isto é, confira os dados de todos os produtos e verifique se está de acordo com a realidade. Em caso de equívoco ou ausência de informações, corrija ou complemente.

Invista em recursos tecnológicos

Hoje em dia, é necessário contar com alguns aliados, e um deles é a tecnologia. Um exemplo disso é o sistema ERP, com todas as informações integradas de maneira a promover um trabalho colaborativo. Outro recurso muito utilizado é o WMS, que visa a automação de operações diárias.

Realize inventários periódicos

Outra dica importante é que o setor responsável realize inventários periódicos no estoque, a fim de ter controle sobre todas as mercadorias que entram e saem desse local. Assim, você tem uma visão amplificada sobre a situação atual do negócio.

Conte com a Platinum Log: a melhor plataforma logística para o seu e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert