A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo varejo e, ano após ano, bate recordes de vendas no Brasil. Com o crescimento do comércio eletrônico, a edição de 2025 promete ainda mais competitividade e oportunidades para quem estiver bem preparado.
Porém, para conquistar bons resultados, é essencial começar o planejamento com antecedência, e o melhor momento para isso é agora. Veja como se planejar para aproveitar as oportunidades na Black Friday 2025!
Muitas empresas deixam o planejamento para os meses finais do ano e acabam enfrentando dificuldades, como rupturas de estoque, atrasos na entrega e até prejuízos financeiros.
Ao começar cedo, você consegue:
Com um planejamento estruturado, você transforma a Black Friday em um verdadeiro motor de crescimento, e não em um risco para sua operação.
Se você prefere antecipar o planejamento para Black Friday 2025 e aproveitar essa data para aumentar as vendas, veja a seguir alguns setores que precisam da sua atenção.
Um dos maiores erros é não dimensionar corretamente o estoque. É preciso avaliar o histórico de vendas dos anos anteriores, considerar o comportamento do consumidor e projetar as campanhas de marketing com base em dados.
Use ferramentas de análise preditiva, dashboards de BI e sistemas de gestão de estoque integrados para fazer previsões mais acertadas. Considere também a sazonalidade do seu setor e as mais recentes tendências de consumo.
A entrega é um dos principais fatores de satisfação (ou frustração) do consumidor durante a Black Friday. Por isso, planejar a logística com antecedência é fundamental, e para isso verifique:
Inclusive, empresas que terceirizam a operação logística com players experientes, como a TPL | Platinum Log, conseguem escalar sua entrega sem comprometer a experiência do cliente.
Seu site ou aplicativo está preparado para um alto volume de acessos simultâneos? Uma falha de sistema ou lentidão na página pode resultar em abandono de carrinho e perda de receita.
Garanta que os seus sistemas estejam atualizados, otimizados para dispositivos móveis e integrados com ferramentas de estoque, pagamento e logística. Além disso, conte com um suporte técnico disponível durante o período da campanha.
Durante a Black Friday, o volume de contatos nos canais de SAC aumenta de forma significativa. Prepare sua equipe com antecedência, treine os atendentes e invista em canais digitais como chatbot, WhatsApp, FAQ inteligente e respostas automáticas.
Nesse sentido, oferecer transparência, agilidade e empatia no atendimento é um dos segredos para manter a reputação da marca mesmo diante de imprevistos.
Muitas empresas se preocupam apenas com a preparação e a execução da campanha, mas ignoram o valor do pós-venda. Nesse sentido, avaliar o desempenho da operação, os canais de venda, os produtos mais vendidos e os feedbacks dos clientes é essencial para:
Plataformas como o Best Mile, da TPL | Platinum Log, oferecem dashboards e indicadores em tempo real, permitindo que você tome decisões mais precisas e acompanhe o sucesso da sua operação logística na Black Friday.
A TPL é referência em soluções logísticas integradas e tecnologia de transporte. Com estrutura robusta, unidades estrategicamente localizadas, transporte dedicado, sistemas inteligentes como o Best Mile e serviços de fulfillment B2B e B2C, oferecemos tudo que sua empresa precisa para ter uma Black Friday organizada, eficiente e lucrativa.
Não espere outubro para começar a se preparar. A Black Friday 2025 já começou para quem deseja lucrar mais e errar menos. Entre em contato e descubra como podemos ajudar sua empresa a se destacar nesta data!