Como funciona a logística reversa de pós-vendas

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A logística reversa de pós-vendas pode ser obrigatória para a sua empresa, você sabia? Confira como ela funciona e os seus principais benefícios na prática
Como funciona a logística reversa de pós-vendas

A logística reversa pode ser obrigatória para a sua empresa, Sabia, como ela funciona e os seus principais benefícios na prática.

Em razão da preocupação com o meio ambiente cada vez mais crescente, surgiram algumas estratégias e práticas que devem ser adotadas para diminuir o impacto das empresas na natureza. Uma delas é a logística reversa.

Esse tipo de logística surgiu na lei 12.305/2010 – ou pelo menos se popularizou após a publicação desta lei. Ela traz alguns tipos de logística reversa que podem ser adotadas pelas empresas a fim de reduzir o seu impacto negativo no meio ambiente.

Para saber como a logística reversa funciona na prática, conheça os seus tipos mais frequentes adotados no mundo dos negócios.

O que é logística reversa?

A logística reversa pode ser entendida como um conjunto de operações e meios utilizados para o recolhimento de produtos já utilizados pelos clientes. Isso é feito com o intuito de dar a eles a destinação correta, seja o descarte ou para o reuso.

Vemos que esse tipo de logística se refere à coleta de produtos ou resíduos que já chegaram ao fim da sua vida útil – ao menos no atual formato. Esses produtos podem ser reutilizados ou descartados, e a logística reversa garante que isso seja feito da maneira correta.

Principais tipos de logística reversa

Como vimos, a logística reversa visa dar aos produtos um dia comercializados a sua destinação correta, e isso não necessariamente se refere ao descarte. Conheça três tipos de logística que podem atuar de forma reversa e benéfica para a sua empresa.

  • Logística reversa de pós-venda

A logística reversa pós-venda é a prática do retorno de produtos depois da sua aquisição em razão de um descontentamento, por exemplo, no entanto, isso ocorre antes de seu uso.

Defeito, avaria, arrependimento de compra e produtos incorretos são os principais exemplos de motivos que os clientes utilizam na hora de solicitar (dentro do seu direito enquanto consumidor) o recolhimento da mercadoria. Essa situação é muito comum no e-commerce, inclusive.

  • Reuso de produtos

O reuso de produtos ocorre quando a compra do produto é feita pela empresa e sua revenda é realizada após o uso de um cliente, assim, isso costuma acontecer por meio de leilões. A prática é mais comum nas empresas que comercializam produtos como livros, automóveis e móveis.

  • Logística reversa pós-consumo

Trouxemos a logística reversa pós-consumo, sendo um exemplo que veio para ficar, e está ganhando força ao longo dos últimos anos. Isso porque ela se tornou obrigatória para algumas empresas e setores por conta da Lei 12.305/2010.

A sua principal característica é a coleta e encaminhamento dos produtos e resíduos à reciclagem (ou uma destinação adequada) após o descarte do cliente final. Empresas que fabricam e comercializam embalagens, no geral, implementam este sistema, já que eles geram uma enorme quantidade de resíduos.

Quais empresas são obrigadas a fazer a logística reversa pós-consumo?

Dentre os tipos de logística reversa que trouxemos, a pós-consumo é a que mais cresce e tem uma relação direta com o resíduo após o consumo dos produtos. O artigo 33 da Lei 12.305/2010 traz a obrigatoriedade de implementar essa estratégia para empresas que lidam com os seguintes produtos:

  • Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
  • Pilhas e baterias;
  • Pneus;
  • Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • Produtos eletrônicos e seus componentes;
  • Produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro; e
  • Outros produtos e embalagens, a depender do grau e a extensão do impacto na saúde pública e no meio ambiente.

Principais vantagens de investir na logística reversa

Como sabemos, a maioria das empresas produz uma enorme variedade de resíduos descartados de maneira incorreta, podendo ser despejados em aterros sanitários ou em outro local inadequado.

logística reversa serve como uma opção para diminuir a poluição e seus impactos no meio ambiente. Ela incentiva a reciclagem, reduz a exploração da matéria-prima e diminui a emissão de CO2.

Além de todos os benefícios ambientais, essa logística traz pontos positivos no âmbito social. A logística reversa contribui impacta, de forma positiva, o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.

Isso sem contar que os consumidores preferem empresas que demonstram a real preocupação com o meio ambiente, e a logística reversa (em especial a de pós-consumo) se encarrega disso. É uma estratégia de marketing também. ‍

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