Em razão da preocupação com o meio ambiente cada vez mais crescente, surgiram algumas estratégias e práticas que devem ser adotadas para diminuir o impacto das empresas na natureza. Uma delas é a logística reversa.
Esse tipo de logística surgiu na Lei 12.305/2010 – ou pelo menos se popularizou após a publicação desta lei. Ela traz alguns tipos de logística reversa que podem ser adotadas pelas empresas a fim de reduzir o seu impacto negativo no meio ambiente.
Para saber como a logística reversa funciona na prática, conheça os seus tipos mais frequentes adotados no mundo dos negócios.
A logística reversa pode ser entendida como um conjunto de operações e meios utilizados para o recolhimento de produtos já utilizados pelos clientes. Isso é feito com o intuito de dar a eles a destinação correta, seja o descarte ou para o reuso.
Vemos que esse tipo de logística se refere à coleta de produtos ou resíduos que já chegaram ao fim da sua vida útil – ao menos no atual formato. Esses produtos podem ser reutilizados ou descartados, e a logística reversa garante que isso seja feito da maneira correta.
Como vimos, a logística reversa visa dar aos produtos um dia comercializados a sua destinação correta, e isso não necessariamente se refere ao descarte. Conheça três tipos de logística que podem atuar de forma reversa e benéfica para a sua empresa.
Dentre os tipos de logística reversa que trouxemos, a pós-consumo é a que mais cresce e tem uma relação direta com o resíduo após o consumo dos produtos. O artigo 33 da Lei 12.305/2010 traz a obrigatoriedade de implementar essa estratégia para empresas que lidam com os seguintes produtos:
Como sabemos, a maioria das empresas produz uma enorme variedade de resíduos descartados de maneira incorreta, podendo ser despejados em aterros sanitários ou em outro local inadequado.
A logística reversa serve como uma opção para diminuir a poluição e seus impactos no meio ambiente. Ela incentiva a reciclagem, reduz a exploração da matéria-prima e diminui a emissão de CO2.
Além de todos os benefícios ambientais, essa logística traz pontos positivos no âmbito social. A logística reversa contribui impacta, de forma positiva, o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.
Isso sem contar que os consumidores preferem empresas que demonstram a real preocupação com o meio ambiente, e a logística reversa (em especial a de pós-consumo) se encarrega disso. É uma estratégia de marketing também.
Se você precisa implementar a logística reversa do seu e-commerce, conte com a Platinum Log. Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente.
A Platinum Log oferece uma logística integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.
A Platinum Log pode te ajudar a explorar todos os benefícios da logística reversa, além de auxiliar na implementação dessa estratégia na sua empresa. Saiba como!