Veja quais são os objetivos da logística reversa

Categoria:
A logística reversa é um processo que reúne todas as operações do pós-venda, garantindo o descarte e o reaproveitamento dos produtos. Confira os objetivos!
Veja quais são os objetivos da logística reversa

A logística reversa é um processo que reúne todas as operações do pós-venda, garantindo o descarte e o reaproveitamento dos produtos. Confira os objetivos!

Em uma empresa, é necessário adotar certas estratégias para melhorar a experiência do consumidor e a sua própria marca. Uma delas é a logística reversa, que abrange todos os processos do pós-venda a fim de reaproveitar ou descartar corretamente os resíduos dos produtos comercializados.

Desse modo, é possível perceber que esse tipo de logística é uma responsabilidade compartilhada com o setor privado, público e a população. Todos devem ter práticas sustentáveis, e isso não é diferente no setor do empreendedorismo.

Dito isso, vamos entender a seguir qual o objetivo da logística reversa e como ela funciona na prática nas empresas.

Veja quais são os objetivos da logística reversa - Platinum Log - veja-quais-sao-os-objetivos-da-logistica-reversa.png

O que é logística reversa?

É possível entender a logística reversa como um conjunto de processos realizados com o intuito de recolher e encaminhar os resíduos de um produto para o seu reaproveitamento ou destinação adequada. Isso ocorre na fase de pós-venda.

Este é um conceito que se fortaleceu após a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, na Lei n° 12.305, de 2010. Dentre as principais expressões trazidas na lei, estabeleceu-se que importadores, fabricantes, distribuidores e comerciantes devem adotar uma política de responsabilidade quanto ao ciclo de vida de um produto.

Logo, em conjunto, as empresas privadas e os órgãos públicos devem incentivar ações que diminuam o volume de resíduos e rejeitos da sua produção, de modo a reduzir o impacto ambiental e humano. É neste momento que surge a logística reversa.

Inclusive, a logística reversa nem sempre é uma opção para as empresas, e sim uma obrigação. Este é o caso de empresas que lidam com os seguintes produtos:

  • Agrotóxicos;
  • Pilhas;
  • Baterias;
  • Pneus;
  • Óleos lubrificantes, resíduos e embalagens;
  • Lâmpadas fluorescentes, vapor de sódio e mercúrio e luz mista;
  • Produtos eletroeletrônicos.

Como deve funcionar na prática a logística reversa e qual o seu objetivo?

Na prática, a logística reversa funciona como uma responsabilidade compartilhada com o objetivo de destinar ou reaproveitar corretamente os resíduos dos produtos comercializados. Ou seja, o principal intuito dessa logística é preservar e cuidar do meio ambiente.

Como estamos falando de uma responsabilidade mútua entre os envolvidos nessa relação de consumo, é necessário citar o ponto de vista do cidadão e consumidor, do setor privado e dos órgãos públicos.

O consumidor tem a função de entregar à comerciante os resíduos do produto adquirido, mas isso deve ser feito nas condições especificadas pelo sistema de logística reversa que a empresa informou.

Já do ponto de vista do setor privado, isto é, dos comerciantes e empresas no geral, é necessário adotar algumas políticas. Por exemplo, você pode investir na reincorporação (reuso ou reciclagem), o descarte consciente, inovações que resultem em benefícios ambientais e o uso racional dos insumos (como prevenir e diminuir o desperdício de matérias-primas).

Por fim, o poder público deve fiscalizar essas ações do setor privado, além de definir as obrigações legais. Isso sem contar que os órgãos precisam educar e conscientizar a população sobre o destino adequado dos resíduos e matérias-primas no geral.

Etapas da logística reversa

Para que a logística reversa funcione da maneira correta, é interessante seguir algumas etapas. São elas:

  1. Etapa de conscientização: os consumidores devem ser conscientizados acerca da importância do seu objetivo dentro do sistema da logística reversa;
  2. Devolução do produto ou insumos: agora o consumidor vai devolver o produto, insumo ou embalagem do produto adquirido ao comerciante ou distribuidor;
  3. Relação empresa e fabricante: ou seja, aqui o comerciante envia o produto ou insumo ao fabricante;
  4. Encaminhamento ao reuso: o fabricante encaminha o produto para o reuso, reciclagem ou descarte correto; e
  5. Fiscalização do poder público: os órgãos públicos devem fiscalizar a cadeia, garantindo que todo o processo ocorra de forma correta.

Com essas etapas, a logística reversa pode funcionar de forma correta e o meio ambiente preservado. Inclusive, essa política pode ajudar na marca da sua empresa, pois os consumidores gostam de consumir produtos de empresas que se importam com a natureza.

Deseja investir na logística reversa para o seu e-commerce? Conte com a Platinum Log!

O principal objetivo da logística reversa no seu e-commerce é demonstrar preocupação e colocar em prática ações de cuidado com o meio ambiente. Porém, se você não tem condições de investir nessa opção, nada melhor do que terceirizar operações logísticas por meio de uma estratégia eficiente e entrega dentro do prazo ao cliente.

Para isso, conte com a Platinum Log!

A Platinum Log oferece uma logística totalmente integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. Para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.

Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert