Como controlar estoque de maneira eficiente

Categoria:
Você sabe controlar estoque de maneira eficiente? Saiba como isso é possível, continue nos acompanhando e confira as principais dicas.
Como controlar estoque de maneira eficiente

Você sabe controlar estoque de maneira eficiente? Saiba como isso é possível, continue nos acompanhando e confira as principais dicas.

Para controlar estoque, é necessário ter alguns fatores em mente, tais como a organização do espaço, realizar inventários e conhecer o produto a fundo. Isso porque o sucesso do seu negócio depende do controle do seu armazém. Afinal, é no estoque que temos as mercadorias: as responsáveis por compor a renda da empresa.

Seja qual for o segmento ou porte da sua empresa, controlar estoque é uma tarefa primordial em qualquer tipo de negócio. Logo, saiba como essa prática é benéfica para investir no seu crescimento profissional e obter mais lucro.

O que é controlar estoque?

A priori, é de suma importância explorar o que é controlar estoque. Em suma, esse é um processo que visa a administração da saída e entrada de itens do depósito do seu negócio. Isso significa dizer que controlar estoque é um sinônimo do acompanhamento de movimentações em um armazém.

Desse modo, vemos que controlar estoque traz consigo um panorama geral sobre a gestão da empresa, definindo o que deve ser resposto, qual produto tem maior saída etc. Porém, não para por aí. Isso porque o controle de estoque abrange o monitoramento de vendas, organizar o espaço e a relação com os fornecedores.

Com essa estratégia, será possível identificar quais itens estão em excesso no estoque, quais produtos possuem maior demanda e permite que você se planeje para promoções ou datas especiais, como a Black Friday.

Principais benefícios de controlar estoque em empresas de pequeno porte

Controlar estoque é uma das tarefas que mais precisa da sua atenção, pois é neste local que você encontra a alma da empresa: sua mercadoria. Além de ser o seu patrimônio, o estoque é visto como um passivo, tendo em vista que se trata de um capital imobilizado e que será convertido em dinheiro no futuro.

Dito isso, vemos que o controle da movimentação dos produtos não se trata apenas de uma boa administração, e sim de uma obrigação. Até porque essa é a maneira mais eficaz de acompanhar o atual cenário da empresa.

Planejar os pedidos com o fornecedor

O primeiro benefício de controlar estoque é que você poderá se programar para a reposição de mercadorias. Logo, você evita o excesso e a ausência de produtos, de modo que o cliente sempre seja atendido e o seu estoque continue saudável.

Programação de produção aprimorada

Ao controlar estoque, você pode se programar de forma aprimorada para a produção da sua empresa, em especial na indústria. No geral, isso faz com que você otimize o seu tempo e não perca a qualidade. Com a produção em dia, o negócio está em alta.

Redução de prejuízos com danos e perdas

Com um estoque equilibrado, pode ter certeza que a demanda dos clientes não sofrerá muito com possíveis danos e perdas. Isso significa dizer que a sua empresa poderá diminuir prejuízos financeiros, como ocorre com produtos vencidos (por haver baixa demanda) ou não ofertar itens muito procurados.

Garantir a satisfação dos clientes

Após controlar estoque, você pode garantir que os clientes vão se sentir satisfeitos com o seu negócio. Isso porque você pode manter no estoque uma quantidade razoável de produtos com baixa demanda e itens de alta demanda. Essa é a importância de investir em indicadores logísticos, como a Curva ABC, para entender esse cenário no seu negócio.

Passo a passo para controlar estoque

Para que você consiga controlar estoque do seu negócio, é interessante conferir um passo a passo para te auxiliar neste momento. Separamos as principais informações que podem te ajudar a seguir.

Realização de inventários

A realização de inventários é a prática necessária para ter ciência de todos os produtos armazenados no seu estoque. Com isso, o setor responsável por compras na empresa define as melhores datas de reposição, por exemplo. Já o departamento de marketing pode pensar em promoções com certos itens.

Tenha conhecimento sobre os produtos em estoque

Saiba quais produtos se encontram no estoque e os seus dados específicos, isto é, qual o fabricante, validade, cor, custos para adquirir e necessidades especiais de armazenamento. Isso porque alguns itens devem evitar a exposição solar ou demandam refrigeração.

Esteja atento às despesas e custos gerais do estoque

Controlar estoque também significa ter o conhecimento necessário sobre os custos de cada produto e demais despesas. Para isso, é de suma importância analisar os dados sobre as vendas, margem de lucro e desempenho, a fim de precificar, da melhor forma, os produtos da empresa.

Acompanhe o giro de estoque

 O giro de estoque pode ser entendido como um indicador que demonstra a quantidade de vezes que o estoque foi reposto ou vendido em certo período. Assim, com a reposição de mercadorias abaixo da demanda atual de vendas, há a ausência de itens. Caso contrário, sobram produtos. Logo, acompanhe esses dados de perto para não atrapalhar a gestão do seu estoque.

Conte com a Platinum Log para ter a melhor plataforma logística para o seu e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert