Definir uma boa logística no agronegócio é fundamental para obter sucesso no seu escoamento em uma produção rural. Saiba como ela funciona!
A logística no segmento do agronegócio abrange muitas decisões e processos, a começar pelo planejamento até a distribuição de insumos, além, claro, do armazenamento e transporte de produtos.
Essa logística tem como principal objetivo fazer com que a produção chegue ao mercado mantendo a sua qualidade e preços competitivos. No entanto, sabemos que este setor enfrenta alguns desafios, o que pode comprometer a sua eficiência na prática.
Dito isso, hoje você vai entender melhor sobre a logística no agronegócio e a sua importância!
A logística no agronegócio, também conhecida como logística rural, trata-se do planejamento, execução e administração de tarefas relacionadas ao escoamento da produção agropecuária. Nada mais é, portanto, do que o controle de todas as atividades do segmento.
Este é um setor que possui presença significativa no PIB Nacional, logo, a eficiência é um elemento fundamental para manter a macroeconomia do país. Apesar disso, o agronegócio enfrenta desafios muito grandes do ponto de vista logístico, em especial quanto ao transporte de produtos perecíveis.
Com uma logística eficiente no agronegócio, você pode otimizar o escoamento da produção desde os campos até os centros urbanos.
Essa logística é de grande valia para todos os processos no agronegócio, produtos perecíveis e de ações específicas de colheita, transporte e cultivo. Isto é, engana-se quem pensa que a logística no agronegócio se limita a alguns setores, uma vez que ela está presente em todo o processo de produção.
A logística no agronegócio é primordial para o desenvolvimento do negócio em questão, por isso, entenda os principais processos envolvidos neste segmento – e como o planejamento logístico pode te ajudar.
1. Logística de suprimentos
A logística de suprimentos se refere às práticas necessárias para garantir os recursos necessários para a produção, a exemplo das sementes, defensivos, rações, fertilizantes, equipamentos e afins.
Todos esses recursos devem ser transportados e armazenados seguindo as suas especificidades, com base nas normas sanitárias e técnicas. Essa é uma forma segura de manter a qualidade dos insumos. Este momento também inclui o planejamento do estoque e da demanda, além do controle de custos e negociação com fornecedores.
2. Logística de apoio à produção
A logística de apoio à produção nada mais é do que a movimentação de materiais na empresa. Isso inclui, portanto, o manuseio, armazenagem, transporte interno, entrega, estoque e controle de qualidade.
Todas essas atividades têm como objetivo racionalizar os processos internos, evitando desperdícios, garantindo a disponibilidade dos materiais e reduzindo custos internos. Este é o momento em que temos ainda a gestão de recursos humanos, planejamento de produção e adoção de novas tecnologias como apoio.
3. Logística de distribuição
Por fim, outro processo que merece destaque na logística no agronegócio é a distribuição, que se encarrega de levar o produto final até o intermediário ou ao ponto de consumo propriamente dito.
Então, essa logística tem relação direta com atacadistas, varejistas, cooperativas, indústrias e outros participantes comuns na cadeia distributiva. Além disso, os produtos finais que são distribuídos com mais frequência são as frutas, grãos, carnes, ovos, leite, verdura e derivados.
Para o sucesso dessa operação exige um transporte seguro, armazenamento adequado e planejamento da rota. Então, escolha o modal ideal para transportar com cuidado os seus produtos!
A logística no agronegócio é muito importante para superar os desafios enfrentados na área, sendo um dos principais a relação com o transporte. Isso porque o Brasil como um todo é muito dependente do modal rodoviário. Isso gera, portanto, alguns gargalos nas operações logísticas de todos os setores, incluindo o agro.
Sem um planejamento logístico adequado, o transporte de produtos do agronegócio poderia ser muito prejudicado em razão da distância entre o centro de produção e o de consumo.
Uma logística bem planejada e executada é capaz de reduzir os seus custos internos, aumentar a produtividade da equipe e melhorar a satisfação do consumidor.
Essa é uma forma inteligente de superar desafios como:
Esses são alguns dos desafios da logística no agronegócio, demonstrando que este setor precisa de atenção e do planejamento interno necessário para superar esses e outros obstáculos.
Se a sua logística está precária e precisa de melhorias, conheça a Platinum Log!
A Platinum Log atua há 20 anos com soluções e gestão logística voltadas ao tratamento e gerenciamento de todas as etapas do processo logístico, desde a estratégia à execução da rotina diária e acompanhamento de resultados.
Através da nossa plataforma OMS, sistema WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transport Management System), tratamos e acompanhamos todos os fluxos e processos internos, sendo de grande valia para a logística no agronegócio!
Conheça a tecnologia Platinum Log!