Qual a Importância da Logística para E-commerce?

Categoria:
A logística para e-commerce é primordial para obter a satisfação dos clientes e melhorar a reputação do seu negócio. Confira a importância desse termo.
Qual a Importância da Logística para E-commerce?

A logística para e-commerce é primordial para obter a satisfação dos clientes e melhorar a reputação do seu negócio. Confira a importância desse termo.

O termo “logística” nos remonta a operações internas de uma empresa. Por isso, é de suma importância planejar muito bem como ocorrem esses processos no seu e-commerce.

Tendo em vista que um e-commerce funciona de forma virtual, é preciso pensar no armazenamento e outras etapas que ocorrem de forma física, como é o caso do estoque. Neste momento, vemos a importância de possuir uma logística para e-commerce.

Qual a Importância da Logística para E-commerce? - Platinum Log - qual-a-importancia-da-logistica-para-e-commerce.png

O que é uma logística para e-commerce?

Neste momento inicial, vamos explorar um pouco o conceito da logística para e-commerce, também muito chamada de e-logística. No geral, trata-se de um conjunto de processos que formam a cadeia logística de um negócio. Por isso, a logística para e-commerce costuma envolver:

  • Recebimento de produtos
  • Conferência dos pedidos
  • Estocagem de forma organizada
  • Movimentação dos produtos 
  • Separação e preparação do pedido (picking)
  • Embalagem ou packing
  • Atuação de transportadoras
  • Rastreamento dos pedidos
  • Gerenciamento de entregas

Por conta disso, a logística para e-commerce visa planejar e controlar o fluxo de mercadorias, bem como todos os dados relacionados a elas. Logo, podemos afirmar que essa logística começa no recebimento do pedido e vai até o pós-venda.

A importância de ter uma logística para e-commerce

Agora que você tem uma visão geral sobre o que significa a logística para e-commerce, saiba que o investimento nesse planejamento tem uma relação direta com o desenvolvimento do seu negócio. Além disso, uma logística de qualidade é cada de fidelizar clientes.

Afinal, com os prazos sendo seguidos de maneira correta e com o frete reduzido, o seu cliente sempre vai comprar no seu e-commerce. Inclusive, ele se tornará o maior fã que o seu negócio já viu, divulgando a marca de maneira espontânea, apenas porque foi bem atendido.

Do ponto de vista do consumidor, o tempo de entrega e o frete são fatores decisivos na hora de fechar uma compra. Se você oferece boas condições nesse sentido para o cliente, ele vai preferir o seu negócio.

Afirma-se, portanto, que a logística para e-commerce é um diferencial competitivo para os negócios. Por isso, não deixe de planejar muito bem a logística do seu negócio.

Vale a pena terceirizar a logística do seu negócio?

Atualmente, uma das práticas mais frequentes no e-commerce é terceirizar a logística. Além de agregar diversos benefícios, como a diminuição de custos, é uma maneira de entregar ao cliente um serviço de qualidade.

Com o aumento da demanda do seu negócio, você vai perceber que alguns serviços começarão a apresentar problemas, e se isso acontecer com a entrega, por exemplo, a fidelidade dos clientes vai diminuir. Portanto, vale muito a pena procurar uma empresa terceirizada para se encarregar dessa logística.

As principais vantagens de investir na terceirização logística são:

  • Evitar desperdícios e erros
  • Garantir o cumprimento adequado dos prazos acordados com o cliente
  • Possuir uma interface de gestão inteligente da plataforma logística
  • Possibilidade de rastreamento do pedido pelo cliente e pelo e-commerce
  • Transferir serviços para uma empresa que atua como expertise, como o controle, estocagem e recebimento de mercadorias
  • Não precisar de um espaço físico próprio
  • Redução de custos (sem a necessidade de manutenção, pagamento da mão de obra e outros custos)
  • Eficiência na logística reversa (no caso de devolução de mercadorias)
  • Variedade nas alternativas de entrega, podendo ser econômica, expressa e outras, por exemplo
  • Garantir melhores fretes para o consumidor

Então, sim, a terceirização de logística vale a pena para a logística do seu e-commerce.

Como otimizar uma logística para e-commerce

Uma logística para e-commerce envolve diversos fatores e custos – e esse é o benefício de investir na terceirização logística. Com o avanço de recursos digitais, ficou mais fácil tornar a logística uma etapa eficaz e dinâmica para os clientes. O importante é que você consiga gerenciar de maneira fluida a logística do negócio.

Uma forma de otimizar a logística do seu e-commerce é investindo na terceirização. Além disso, é preciso contar com ferramentas tecnológicas de gestão, como softwares e plataformas que te ajudem a gerenciar a logística da loja.

Você pode investir, ainda, na identificação de produtos modernos, a exemplo da identificação por meio das ondas de rádio. Contudo, a forma convencional do código de barras também traz consigo eficiência.

Conte com a Platinum Log para melhorar a sua logística para e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert