Qual o tempo de entrega ideal para o consumidor atual?

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Ofereça aos seus clientes um tempo de entrega ideal com base nas principais necessidades do seu público, com um serviço de qualidade.
Qual o tempo de entrega ideal para o consumidor atual?

Ofereça aos seus clientes um tempo de entrega ideal com base nas principais necessidades do seu público, com um serviço de qualidade.

O prazo de entrega de um produto com certeza é decisivo tanto para a empresa em si como para os clientes. Isso porque, graças a este prazo, você pode fidelizar clientes, e o público consumidor pode confiar na sua marca para comprar os produtos que precisa.

Este é um fator primordial na hora de definir o sucesso (ou não) das suas vendas. Afinal, o tempo de entrega influencia o comportamento dos clientes, sendo um impulso para fechar uma compra ou é motivo para fugir dessa venda.

Para definir esse prazo, você precisa levar em consideração diversas etapas logísticas, como separação, embalagem, distribuição e expedição dos pedidos. Dito isso, entenda de uma vez por todas como você pode definir um tempo “ideal” de entrega e como isso pode impulsionar as suas vendas!

O que é um “tempo de entrega” para o cliente?

O tempo de entrega para os clientes pode ser entendido como o prazo necessário para executar a etapa de entrega ou expedição dos produtos. Do ponto de vista empresarial, esse tempo se refere ao envio das mercadorias, isto é, ao tempo que os produtos precisam para chegar ao cliente.

Portanto, é possível afirmar que o prazo de entrega é um fator imprescindível na decisão de compra, uma vez que o cliente pergunta (antes de fechar negócio) esse tempo e, a depender da resposta obtida, pode desistir ou não de prosseguir com isso.

Uma informação que merece destaque é que não há uma norma legal que prevê o período mínimo ou máximo para a realização de uma entrega. Isso é, de certa forma, uma notícia positiva, mas não significa que você não deve dar uma atenção especial a isso!

Utilize isso ao seu favor: ofereça um tempo de entrega razoável e competitivo com os seus principais concorrentes. Mas isso deve ser estudado com uma certa antecedência, levando em consideração alguns fatores como a frota que a sua empresa tem disponível, a situação atual do estoque e outras informações.

Como definir um tempo de entrega ideal? É possível?

Obviamente, não há como definir um tempo de entrega “ideal” para todos os negócios, mesmo que seja do mesmo ramo. Claro que se você for ouvir os seus clientes, eles vão te responder que gostariam de receber os produtos solicitados o mais rápido possível – porém, isso nem sempre é possível, não é mesmo?

O melhor tempo de entrega será aquele que a sua empresa consegue atender, seguindo alguns critérios. Trouxemos alguns exemplos de fatores que você deve considerar ao definir esse prazo de entrega, confira!

  1. Taxa de frete

A taxa de frete é um fator quase impossível de retirar das suas compras. Quando isso é feito, é direcionado a alguma campanha de vendas. No geral, a empresa tem duas opções: arcar com os custos de entrega ou repassar esse valor para o cliente.

Você sabe quais gastos estão envolvidos nessa taxa de frete? O custo do serviço abrange os gastos com transportadora, Correios, combustível, manutenção de frotas e demais despesas afins. Lembrando que isso varia de acordo com a empresa.

  1. Logística de entrega

Para realizar a entrega de um produto, a empresa deve adotar uma logística bem planejada para isso, justificando o prazo para concluir o serviço. Isso começa com a realização da compra pelo cliente e vai até o seu recebimento, com diversas etapas nesse caminho (alguns exemplos são armazenamento, picking, packing, distribuição e expedição).

  1. Separação e coleta do produto

Após a realização de uma compra e com a devida confirmação pela empresa, os produtos adquiridos serão separados e, posteriormente, coletados pelos responsáveis pelo envio. Essa coleta pode ser feita por uma transportadora ou o produto pode ser postado nos Correios. Considere essas etapas na hora de definir um tempo de entrega ideal.

  1. Rota de entrega

A empresa que vai realizar o envio desses produtos precisa de uma boa gestão de tempo e rota, a fim de que as entregas sejam concluídas no período informado – isso quando a sua própria empresa não realiza as entregas, mas isso é mais burocrático e caro. Uma roteirização faz toda a diferença nessa etapa!

  1. Centro de distribuição

A presença de um centro de distribuição pode ajudar na diminuição do tempo de entrega para os seus clientes. Esse CD é uma unidade estrategicamente localizada que visa atender os pedidos com mais eficiência. Assim, as transportadoras podem pegar os pedidos neste CD e reduzir o prazo de entrega para os clientes.

Como manter o tempo de entrega ideal na minha empresa?

Após definir um prazo de entrega ideal (razoável e que pode ser cumprido facilmente por sua empresa), o próximo passo é manter esse tempo. Mas você sabe como fazer isso? Conheça algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa:

  • Mantenha o seu estoque atualizado: o seu estoque é um ativo significativo para o funcionamento da empresa. Portanto, mantenha esse estoque atualizado com, pelo menos, as mercadorias que têm maior demanda.
  • Terceirize o seu transporte: com uma terceira empresa responsável pelo seu transporte, fica mais fácil cumprir um bom tempo de entrega e focar em outros setores, mantendo a qualidade de modo geral em todas as áreas.
  • Permita o acompanhamento online: com o acompanhamento em tempo real da entrega, o cliente se sente mais confiante quanto à sua empresa, e com certeza retornará a comprar com a sua marca.

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