Como iniciar a logística no e-commerce?

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É necessário definir de que forma será processado um pedido, desde a solicitação do cliente até a entrega. Saiba como iniciar a logística no e-commerce
Como iniciar a logística no e-commerce?

É necessário definir de que forma será processado um pedido, desde a solicitação do cliente até a entrega. Saiba como iniciar a logística no e-commerce.

A logística no e-commerce é responsável por gerir todas as etapas do processamento de um pedido. Desse modo, a logística visa definir, por exemplo, como os produtos serão organizados no armazém, como ocorre a separação dos pedidos, embalagem de mercadorias e envio ao cliente.

Por isso, todo o processo logístico no e-commerce é responsável pela experiência do cliente, seja ela boa ou não. Sendo assim, você deve estruturar muito bem essa logística, e é sobre isso que falaremos a seguir.

O que é a logística no e-commerce?

De antemão, destaca-se que a logística não se limita à entrega do produto ao cliente final, como muitos acreditam. Na verdade, a logística é o conjunto de atividades que resultam em uma boa experiência do consumidor. Ou seja, a logística começa desde a aquisição de insumos para o seu armazém até o pós-venda.

Além de ser um planejamento necessário para a sua empresa, a logística é necessária para que você se destaque no segmento que está inserido. Tenha em mente que você tem uma concorrência muito grande para enfrentar.

De acordo com dados divulgados pela ABComm Forecast, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico relata uma expectativa muito positiva para o e-commerce no Brasil em 2022, cujo faturamento é de R$169.59 bilhões, representando uma diferença de mais de 18 bilhões em comparação com o faturamento de 2021 (150.82). Diante dessa realidade, você deve ter uma logística bem preparada para se manter neste setor.

Quais são as principais etapas da logística no e-commerce?

Na prática, a logística no e-commerce exige as seguintes etapas (e este é um direcionamento para você dê os primeiros passos no seu negócio):

  • Escolher bons fornecedores — ​ dos produtos prontos e de insumos;
  • Receber e conferir os materiais;
  • Armazenagem;
  • Controle do estoque;
  • Previsão de compras;
  • Preparação de pedidos (ou chamado de picking);
  • Comunicação com Correios ou transportadoras;
  • Embalagem dos produtos;
  • Documentação;
  • Monitoramento dos pedidos (rastreamento);
  • Gerenciamento de entregas;
  • Pós-venda e logística reversa.​

Este é apenas um direcionamento geral para que você dê os primeiros passos ao definir a logística no seu negócio. Desse modo, todas essas etapas devem ser devidamente planejadas e estruturadas, visando uma excelente experiência do consumidor.

A importância da logística no e-commerce

A logística é fundamental para que o seu e-commerce funcione, desde o atendimento até o pós-venda. Sem essa estratégia, as entregas não ocorrem ou são realizadas com muitas falhas, como atraso. Pior do que o atraso é a reclamação na internet, afinal, com uma experiência ruim, o seu cliente vai deixar isso claro para que outras pessoas evitem comprar na sua empresa.

Por esse motivo, é importante planejar a logística da sua loja virtual para que os clientes se sintam satisfeitos com a experiência de compra e divulguem a marca. Com o passar do tempo, a sua empresa estará posicionada de forma estratégica no mercado.

Fatores que influencia a gestão logística de um negócio

Após entender as etapas e a importância da logística no e-commerce, você precisa ter em mente quais fatores influenciam na gestão da sua empresa. Então, vamos explorar estes elementos que devem estar presentes ao decidir a logística estratégica que a sua loja virtual vai adotar.

  • Planejamento de vendas

A fim de turbinar as suas vendas, é necessário planejar como elas vão ocorrer na prática, a começar pela disponibilidade dos produtos. Afinal, o seu cliente não vai gostar de encontrar a mensagem de “produto indisponível” ao escolher uma mercadoria. Então, este planejamento inclui a reposição de produtos, sendo programada com base na previsão de vendas.

  • Controle de estoque

Seguindo a dica anterior, o estoque do seu e-commerce deve ter o controle necessário para que não sobre ou falte produtos para o seu cliente. Essa é a importância de estudar a demanda e previsão de vendas.

Para um controle eficaz, você pode realizar com frequência o inventário, monitorando as mercadorias que estão disponíveis ou não. Este é um passo importante para atualizar os sistemas adotados pela empresa e a disponibilidade no site e demais canais virtuais.

  • Separação e fulfillment

A separação, ou picking, refere-se à preparação de pedidos antes de serem enviados para os clientes. Então, a etapa envolve todas as movimentações com a mercadoria, desde o armazém até o local de embalagem e expedição. Além disso, temos o fulfillment, que é composto por atividades desde o atendimento ao cliente até a entrega – contribuindo para a experiência positiva do cliente.

  • Empacotamento

Em seguida, a sua mercadoria deve ser embalada, e ela deve ser charmosa, eficiente e capaz de manter a integridade do produto até o endereço do cliente. Além disso, esse empacotamento precisa ser útil ao ponto de diminuir as chances de avarias no transporte.

  • Cálculo e estratégias de frete

O frete é um fator decisivo para as vendas e para a sustentabilidade da loja. Afinal, diversos clientes abandonam os seus carrinhos após ver o valor do envio, em especial se ele é alto. Então, realize cálculos de frete a fim de trazer valores atrativos para o consumidor, adotando, quando possível, estratégias como o next day delivery e entrega expressa.

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