D2C: modelo de negócio com foco no consumidor final

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O que é o modelo de negócio D2C? Saiba o que é e como o D2C pode melhorar os resultados da sua empresa.
D2C: modelo de negócio com foco no consumidor final

O que é o modelo de negócio D2C? Saiba o que é e como o D2C pode melhorar os resultados da sua empresa. Definir o modelo de negócios que a sua empresa vai seguir é o primeiro passo para o sucesso.

Isso porque você precisa estabelecer de que forma o seu negócio funciona e qual o foco. Hoje em dia, é possível encontrar diversos tipos de modelos de negócio, basta que você escolha aquele que melhor se encaixa no contexto da sua empresa.

O que é um modelo de negócios D2C?

A priori, é importante trazer o conceito desse modelo de negócio. Por isso, D2C, ou Direct To Consumer, acontece quando uma indústria realiza o serviço de venda de forma direta ao consumidor final. Logo, não há necessidade de incluir nessa relação distribuidoras e revendedores, por exemplo.

Essa é uma estratégia muito frequente após a criação e o crescimento do e-commerce. No linguajar popular, o D2C é chamado de estratégia de desintermediação ou venda direta ao consumidor. Assim, o modelo se baseia na coleta de dados dos clientes, pela indústria, e no aumento das margens de lucro.

Desse modo, por meio de canais de vendas virtuais, um negócio pode entender como os clientes se comportam e transformar esses dados em vendas. Com isso, os negócios conseguem testar, desenvolver e melhorar os seus produtos.

No geral, vemos que esse modelo de negócio se mostra muito eficiente para uma indústria. Afinal, a empresa se aproxima do cliente de maneira mais assertiva. Um dos principais benefícios desse modelo de negócio é a redução de custos, por isso, vamos explorar melhor o D2C a seguir.

Como funciona na prática o modelo de negócios D2C?

Os gestores de empresas sempre estão em busca de lucro, e para isso é necessário contar com as estratégias mais eficazes. Um exemplo disso é adotar para o seu negócio o modelo de D2C, que visa encurtar o processo de venda.

Como consequência, o modelo D2C tende a diminuir os custos, removendo, ainda, os intermediários. Na prática, a sua empresa não precisa investir em franquias, representantes, lojas físicas ou distribuidores.

No entanto, claro que esse modelo envolve o custo de logística para reter clientes. Aqui as despesas não podem ser divididas por intermediários, como ocorre nos negócios tradicionais. Com isso, vemos que o modelo D2C é aquele que envolve somente a empresa e o consumidor final.

Vantagens do modelo de negócios D2C

O modelo de negócios D2C nos reserva alguns benefícios interessantes e que merecem destaque. Vamos conhecer os principais benefícios do D2C a seguir.

Expansão do público

Ao decidir que você irá vender direto para o consumidor final, isso acaba expandindo o seu público. Dessa maneira, com uma cartela maior de potenciais clientes, as chances de venda aumentam consideravelmente. Com mais clientes, o lucro com certeza será maior.

No entanto, você precisa ter em mente alguns cuidados. O mais importante é definir, entre os clientes finais, quem é sua persona. Isso significa dizer que é necessário definir o perfil do seu cliente ideal. Você precisa ter essa parte da estratégia muito bem estruturada a fim de que a parte varejista do seu negócio consiga prosperar.

Redução da quantidade de intermediários

Ao decidir que a sua empresa seguirá com modelo de venda D2C, isso torna mais simples o processo para que o produto chegue ao seu cliente final. A principal vantagem é, portanto, a redução da quantidade de intermediários, podendo tornar os preços mais competitivos para os clientes.

Essa vantagem pode ser muito interessante para uma empresa que está desbravando em um novo mercado. Dessa forma, você poderá se estabelecer melhor com um bom volume de vendas.

Facilidade de realizar as suas vendas online

Caso você já possua uma estrutura de empresa que se propõe a vender para outros negócios, a venda de produtos por meio da internet, basicamente, vai exigir investimentos no marketing digital e na criação de uma loja virtual.

Por outro lado, ao montar o e-commerce, é possível que você contrate um desenvolvedor para criar seu site ou, então, contratar o serviço de uma plataforma, em que você consegue criar sua loja em uma estrutura já existente. Assim, montar o seu e-commerce te trará mais possibilidades de personalização e de vendas online.

Outros tipos de modelos de negócio

Agora que você conheceu o D2C, é importante destacar que existem outros modelos de negócio, e é preciso escolher o que melhor se adequa à realidade da sua empresa. O D2C é apenas um exemplo, você pode escolher outros modelos como:

  • C2C: modelo de venda que ocorre entre consumidor e consumidor. Aqui, destacam-se as vendas realizadas por meio de apps como o eBay e OLX;
  • B2C: Business to Customer, em que a transação é feita entre a empresa e seus clientes. No geral, vemos que o B2C é o formato de venda mais escolhido hoje no mercado;
  • B2B: ocorre quando a venda é feita de uma empresa para outra. O termo se refere, portanto, a Business to Business;
  • B2G: Business to Government, quando um negócio faz uma venda ou presta serviços para órgãos públicos;
  • G2P: Government to Public, a venda feita pelo governo para o público;
  • G2G: Significa Government to Government, quando um governo faz negócios com outras instituições públicas ou até mesmo com outros governos.

Nesse sentido, antes de adotar o modelo D2C para o seu negócio, planeje-se muito bem e defina qual modalidade é a ideal para a sua empresa. Acompanhe o nosso blog e conheça as principais formas de melhorar os seus processos logísticos.

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