Importância dos indicadores logísticos

Categoria:
Conheça a importância dos indicadores logísticos e como eles melhoram a pesquisa de NPS. Continue nos acompanhando!
Importância dos indicadores logísticos

Conheça a importância dos indicadores logísticos e como eles melhoram a pesquisa de NPS. Continue nos acompanhando!

Os indicadores de logísticos são responsáveis por trazerem o desempenho do seu e-commerce por meio de métricas quantitativas, com o intuito de avaliar e mensurar os processos do negócio. Isso te auxilia a tomar decisões de maneira assertiva, melhorando o desenvolvimento da empresa.

É com base nos indicadores logísticos que se torna possível uma ação na raiz dos problemas, evitando maiores prejuízos. Por isso, se você deseja entender melhor como os indicadores logísticos podem ajudar no desempenho do seu e-commerce, continue nos acompanhando.

Importância dos indicadores logísticos - Platinum Log

O que são os indicadores logísticos?

Nas operações logísticas, os indicadores seguem uma lógica estratégica, levando em consideração todas as metas que foram traçadas por sua empresa e sua atual situação e posição no mercado.

É necessário ter em mente os principais pontos que devem ser superados para se destacar. Ou seja: quais indicadores deverão ser acompanhados com mais detalhes e merecem maior atenção? Qualidade? Quantidade? Receita? Esses são apenas alguns dos questionamentos que devem ser feitos. 

Desse modo, é de suma importância alcançar o equilíbrio na gestão de indicadores e no desenvolvimento dos planos de ação. Utilize, portanto, incursões capazes de aumentar a produtividade sem que isso afete o padrão trazido pela organização, que refletem em diversas KPIs.

Motivos para utilizar indicadores logísticos na sua empresa

Na logística de um e-commerce, os indicadores são dados que permitem ao gestor entender quais setores da empresa precisam de uma maior atenção, renovação e investimento. Assim, o monitoramento das KPIs com base em dados confiáveis e precisos permite ao administrador:

  • Indicar quais as falhas e causas da queda de qualidade;
  • Ter uma maior produtividade distribuída nos setores;
  • Tomar decisões assertivas;
  • Promover segurança aos dados;
  • Proporcionar satisfação ao cliente,
  • Fidelizar consumidores, com um padrão de qualidade no processo de atendimento.

Quais os principais indicadores logísticos?

Agora que você entendeu os motivos que justificam a importância dos indicadores logísticos e como eles são fundamentais, deve estar se perguntando quais as principais KPIs para estar atento. Tendo em vista a otimização de processos, trouxemos os principais indicadores que devem ser monitorados a seguir.

Prazos de entrega

É neste momento que você pode identificar possíveis problemas no processo de atendimento de pedidos. Assim, esse indicador se refere à relação entre quantidade de tarefas e as demandas finalizadas de modo correto dentro do prazo acordado.

Com um indicador baixo nesse ponto, isso demonstra que medidas devem ser adotadas, a exemplo de uma atualização do planejamento, a implementação de um sistema de ordem de serviços ou o treinamento da equipe.

On-Time e In-Full

O OTIF logística, também chamado de on-time e in-full, é um dos indicadores mais relevantes, sendo capaz de mensurar a entrega da organização, levando em consideração pontos como entregas dentro do prazo e eficiência do atendimento, isto é, no horário e local corretos, sem feitos no produto.

Sendo assim, saiba que o cálculo do OTIF pede que que se realize a divisão do número de entregas que atendem critérios trazidos pelo número total de entregas feitas no período. Ao multiplicar por 100, você encontrará o percentual. Na prática, funciona dessa forma: OTIF% = nº de entregas OTIF / nº total de entregas x 100.

Custos de transporte a armazenagem

Na logística atual, é primordial diminuir custos ao máximo possível sem comprometer a qualidade. Do momento em que o pedido é realizado até sua entrega, o indicador de custos de transporte auxilia no cálculo das despesas inerentes a um atendimento.

Inclusive, é interessante destacar que os custos de transporte podem ser divididos em etapas, como processamento de pedidos, estoque e custos finais de transporte. Depois de realizar o cálculo, é possível avaliar a porcentagem de cada fase do processo e mensurar os gastos.

Os custos de armazenagem se referem aos investimentos para alocar produtos ou movê-los para estoques fora de seu armazém. Com isso, esses custos envolvem equipamentos, veículos, energia elétrica e mão de obra, por exemplo.

Perfect order rate

Por fim, temos o perfect order rate é um dos indicadores logísticos que mede a eficiência da cadeia de suprimentos, trazendo a quantidade de pedidos recebidos, processados, despachados e entregues sem imprevistos ou incidentes ao longo do trajeto.

Conte com a Platinum Log para ter ao seu lado os melhores indicadores logísticos

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Desse modo, acompanhar indicadores logísticos faz toda a diferença no seu desempenho. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert