Distribuição de produtos: agilidade e segurança no processo

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A distribuição de produtos do seu negócio deve ser ágil e seguro. Por isso, saiba como otimizar esse processo continuando com a leitura.
Distribuição de produtos: agilidade e segurança no processo

A distribuição de produtos do seu negócio deve ser ágil e seguro. Por isso, saiba como otimizar esse processo continuando com a leitura.

A distribuição de produtos não é uma tarefa simples dentro da empresa, pelo contrário. É necessário saber qual o momento adequado de colocar essa etapa em prática, afinal, essa é a principal finalidade da gestão logística. A fim de tornar essa operação lucrativa, é de suma importância otimizar as etapas operacionais, a começar pela escolha da melhor maneira de distribuição de produtos.

A importância do planejamento da distribuição de produtos

O planejamento de forma detalhada e estruturada das etapas de distribuição de produtos é uma forma de garantir o lucro para a empresa e satisfação dos clientes. Algumas opções de otimização dessa distribuição é o aluguel de um galpão ou terceirizar a logística do e-commerce.

Nesse sentido, essas opções podem ser excelentes para garantir a diversidade de formas que os produtos são distribuídos. Afinal, desse modo, é possível expandir de forma rápida as operações quando realmente for necessário.

Outra alternativa muito discutida é o investimento em Centros de Distribuição, pois proporcionam maior rapidez na distribuição de produtos, o que é essencial para empresas de qualquer porte ou logística. Acompanhe a leitura e saiba como você pode agregar agilidade e segurança na distribuição de produtos.

Principais formas de distribuição de produtos

As organizações procuram se destacar em um mercado tão competitivo como é o atual, com o intuito de gerar confiança e, desse modo, atrair clientes. Um ponto que merece destaque para alcançar esses objetivos é o fato de evitar atrasos na entrega. 

Essa é a melhor maneira de manter tanto os negócios como os pontos de venda abastecidos, sem comprometer os planos do cliente. Nesse sentido, é necessário escolher a melhor opção de meio de distribuição de produtos que seja compatível para a sua estratégia de resultados. 

Isso garante que o cliente conseguirá receber o produto pretendido da forma e no prazo adequado. Ademais, a forma maneira a qual é feita a distribuição de produtos influencia o seu valor, tornando a empresa competitiva.

Sendo assim, trouxemos as principais formas e canais para investir em uma boa distribuição de produtos da sua empresa. Confira a seguir.

Distribuição direta

Nesse modelo, a organização comercializa os seus produtos de forma direta aos clientes finais. Alguns exemplos de como funciona essa abordagem na prática são a venda de porta-a-porta e quando essa venda ocorre por meio de um catálogo.

Distribuição exclusiva

A fim de atender certos segmentos presentes no mercado consumidor, uma empresa pode usar um ou mais de um intermediário exclusivo, a fim de completar a jornada do cliente. Este é o caso dos representantes comerciais, redes de lojas e afins.

Distribuição intensiva

Na distribuição intensiva, os produtos são de alto consumo, sendo enviados para os pontos de vendas, local em que os clientes têm fácil acesso, sem contar com os seus preços unitários menores – em comparação com outros modelos.

Distribuição seletiva

Nesse modelo, o fabricante comercializa os seus produtos através de uma equipe de intermediários, cuja escolha ocorre com base na sua localização, reputação, carteira de clientes e demais critérios. Essa é uma forma de distribuir produtos de maneira a atender a demanda dos clientes que preferem produtos exclusivos.

Distribuição híbrida

Por fim, na distribuição híbrida, a empresa faz uso de intermediários, além de assumir o contato com seus clientes. Ela também realiza a divulgação direta dos itens, indicando os seus distribuidores autorizados para os clientes. Isso pode ocorrer pela internet.

Como agregar agilidade e segurança na distribuição de produtos?

Com o intuito de aprimorar os resultados da sua empresa, agregando segurança e agilidade na distribuição de produtos, saiba o que pode ser feito para alcançar esse objetivo.

  • Investimento em sistemas de gestão: essas ferramentas são essenciais para garantir que todas as informações sejam assertivas, além de automatizar atividades e tornar a sua gestão eficaz.
  • Controle do desempenho: invista no acompanhamento de indicadores de desempenho, sendo essa opção ideal para trazer uma visão do ambiente interno e do mercado externo.
  • Aprimore o serviço prestado: foque no atendimento ao cliente, incluindo as suas principais necessidades, além de todas as melhorias que garantem o bem-estar e desenvolvimento dos funcionários.
  • Planeje previamente o estoque: com isso, é possível ter uma previsão real da necessidade de repor ou não produtos, agilizando o atendimento ao cliente.
  • Roteirize a entrega: a roteirização logística da entrega é um fator primordial para tornar essa etapa mais ágil e segura, do ponto de vista do cliente e da empresa.
  • Utilize a tecnologia como aliada: a tecnologia permite a integração de processos, rastreamento de cargas em tempo real, gerenciamento do estoque e outras etapas.
  • Terceirizar alguns processos: a terceirização de algumas etapas logísticas pode ser a melhor opção para alcançar o sucesso de seu negócio. Essa é uma opção muito usada na logística de distribuição.

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O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.

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