Entenda o que é e como funciona o same day delivery

Categoria:
O same day delivery é a melhor estratégia de entrega para aqueles consumidores que não querem esperar pelo seu pedido. Saiba o que é e como funciona!
Entenda o que é e como funciona o same day delivery

O same day delivery é a melhor estratégia de entrega para aqueles consumidores que não querem esperar pelo seu pedido. Saiba o que é e como funciona!

Para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado que atua, é preciso investir em métodos que atraiam o cliente. Um deles é uma estratégia de entrega, como o same day delivery, que propõe a entrega realizada no mesmo dia que o pedido é realizado.

Você precisa analisar o ponto de vista do consumidor, e não apenas o seu. Isso porque o cliente com certeza não deseja esperar muito tempo até receber o pedido – claro que essa entrega no mesmo dia é algo excepcional, mas quanto menor for o prazo de frete melhor.

Além disso, com o crescimento do e-commerce, a tendência é que cada vez mais empreendimentos surjam. Logo, ter algum diferencial e se destacar na concorrência é fundamental – e o seu pode ser o same day delivery. Entenda melhor sobre essa estratégia e como ela funciona.

O que é o same day delivery?

O same day delivery é uma expressão em inglês que traduzido para o português significa “entrega no mesmo dia”. Então, a empresa que adota essa estratégia precisa entregar os pedidos do cliente no mesmo dia que solicita os produtos.

Esse é um método interessante para atrair consumidores, já que eles receberão os itens que desejam no mesmo dia. Este atendimento imediato de um pedido é com certeza um diferencial competitivo, capaz de fidelizar clientes com facilidade.

Tome cuidado apenas com o valor deste frete para que ele não torne a compra inviável do ponto de vista do cliente. Decida um valor intermediário entre o seu lucro e a satisfação do consumidor.

  • Como funciona na prática o same day delivery?

Na prática, o same day delivery precisa de uma grande frota de veículos à disposição para atender às demandas dos clientes. Dessa maneira, antes de avaliar essa estratégia, é preciso conferir se a sua empresa tem condições de fazer isso.

Além da frota, você deve ter os operadores dos veículos disponíveis para realizar as entregas no mesmo dia. Não cumprir com o prometido fará com que o índice de vendas caia e o seu faturamento também.

No geral, os e-commerces organizam todos os pedidos que foram realizados até as 18h. Assim, a separação dos produtos para serem enviados ocorre entre 18h e 19h, mas pode se estender, a depender da quantidade de pedidos.

Por fim, até às 21h, as entregas são realizadas. Por isso, você só precisaria de motoristas e da frota de 19h até às 21h. Seguindo esse planejamento, ou algo parecido com isso, você pode economizar os seus custos logísticos e o salário dos colaboradores.

Isso se o seu negócio contar com uma frota própria, claro. Caso seja uma frota ou serviço de entrega terceirizada, a economia é ainda maior.

Principais benefícios do same day delivery

Apesar de a implementação do same day delivery ser difícil, ela vale a pena! Isso porque ela agrega muitos benefícios para a sua empresa como veremos a seguir.

  • Não depender apenas das entregas feitas pelos Correios

O principal benefício desse tipo de entrega é parar de depender apenas dos serviços dos Correios. Sabemos que este órgão é uma referência nacional de entregas, porém, ele traz algumas restrições para a sua empresa.

As restrições são tanto para as medidas das embalagens quanto para o prazo de entrega. Inclusive, em algumas regiões, a entrega não é realizada por serem muito remotas, então, os Correios impedem que alguns consumidores recebam as suas mercadorias.

  • Pode funcionar além do horário comercial

Como o same day delivery indica que a entrega é realizada no mesmo dia, a maioria das empresas que adotam essa estratégia adota um horário além do comercial. Essa alternativa é bastante atrativa para quem trabalha o dia todo, mas que compra online e não tem quem receber em casa, por exemplo.

Você, como gestor, precisa avaliar somente qual o horário mais estratégico para que essa estratégia funcione, levando em consideração a disposição de frotas e motoristas.

  • Maior fidelização de clientes

Mesmo que os seus produtos não passem urgência, como um perfume, produtos para cabelos ou petiscos para pets, saiba que os clientes sempre vão preferir receber esse pedido no mesmo dia. Então, você está investindo em uma estratégia de captação e fidelização de clientes.

  • Diferencial competitivo

O same day delivery é sim um diferencial competitivo, em especial pelo fato de ainda não ser algo comum nas empresas. Não é frequente você receber um pedido no mesmo dia que solicitou. Então, se o seu negócio oferece e cumpre essa premissa, pode ter certeza de que se destaca no mercado.

Precisa de ajuda para implementar o same day delivery no seu e-commerce? Conte com a Platinum Log!

Se você precisa de ajuda para implementar, de modo estratégico, o same day delivery no seu e-commerce, conte com a Platinum Log. Esse tipo de entrega exige uma logística bem estruturada, e apenas com uma plataforma tecnológica e moderna você pode ter isso!

A Enivix oferece uma logística totalmente integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.

Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert