Estocagem estratégica: atendendo às necessidades do seu negócio

Categoria:
A estocagem, quando feita de forma estratégica, é primordial para otimizar os processos de armazenamento da sua empresa. Entenda mais sobre o tema!
Estocagem estratégica: atendendo às necessidades do seu negócio

A estocagem, quando feita de forma estratégica, é primordial para otimizar os processos de armazenamento da sua empresa. Entenda mais sobre o tema!

Este termo “estocagem” é muito comum no setor logístico, e se refere a um processo que otimiza e traz agilidade aos processos de armazenagem de um negócio – facilitando as operações de quem recebe e dos que lidam com o envio de mercadorias.

No entanto, para que essa etapa seja um sucesso na sua empresa, você precisa de planejamento. Saiba como isso pode ser positivo para o seu negócio decolar!

O que é estocagem?

Inicialmente, é importante que você entenda o que é a estocagem. Este é um processo de armazenamento de mercadorias que possuem um fim previamente definido. Isso significa que os produtos estão apenas aguardando para serem de fato usados.

Portanto, esse processo explica o fato de ouvirmos com frequência dos comerciantes que devem acessar os estoques. Isso porque os produtos destinados à venda devem ser 100% acessíveis, estando à disposição a qualquer momento.

Logo, a estocagem se refere ao armazenamento que foca no trânsito dos produtos e não apenas na sua permanência em um espaço físico. Ela também é útil para itens que serão usados na prestação de serviços, a exemplo de máquinas e ferramentas.

São diversos os fatores que acompanham esse processo envolvendo materiais, como a visão do operador logístico sobre a necessidade de reposição. Além disso, é importante acompanhar a validade dos produtos, prazos, tornar o acesso aos itens fácil e garantir que o ambiente seja o mais adequado possível.

Como é realizada a estocagem na prática?

Na prática, a estocagem deve ser realizada pensando sempre na forma que os produtos podem ser acessados e armazenados de maneira adequada – evitando qualquer tipo de dano físico. O funcionamento desse processo garante um desempenho excelente do estabelecimento.

Porém, até chegar neste resultado, são realizados diversos cálculos, de modo a garantir que o estoque cumprirá a sua função. Isso porque, na estocagem, todos os espaços devem ser analisados para otimizar ao máximo o local. Assim, é possível analisar todos os aspectos importantes sobre os produtos, como a sua validade, versões e cores, por exemplo.

Além disso, é importante destacar que o estoque deve contar com uma gestão integrada envolvendo outros setores da empresa. Dessa maneira, tudo que sai e entra no estoque vai constar no sistema interno, assegurando uma boa gestão de estoque.

Não se esqueça de realizar um inventário de estoque periodicamente, a fim de entender as demandas de espaço e de mercadorias. Com isso, você terá uma visão ampla sobre determinadas estratégias de vendas e projeções para o futuro.

Estocagem e armazenagem é a mesma coisa?

Ao falar sobre estocagem, é comum confundirem com a armazenagem, mas será que estamos falando sobre a mesma coisa? Na verdade, a armazenagem se refere a um conceito muito mais amplo, e que consequentemente inclui a estocagem.

No armazenamento, o foco é ter cuidado com o produto, apenas. Na estocagem, de forma específica, um dos objetivos é aliviar demandas em locais determinados. Isso significa que, neste segundo conceito, os produtos devem seguir um fluxo de entrada e saída do local de armazenamento com certa frequência – para que isso seja possível, são necessários alguns cálculos de logística sobre o espaço.

Ou seja, concluímos que o estoque se trata de um conceito “micro”, e armazenamento “macro”. Um exemplo prático disso é o seguinte: itens que sobraram após a reforma de uma casa serão armazenados, e não um estoque.

Como gerenciar uma estocagem de forma positiva?

Para gerenciar uma estocagem da melhor forma, você precisa ter uma boa noção sobre o ambiente e sobre a logística que será adotada. Isso porque o estoque deve ser um ambiente extremamente dinâmico, uma vez que as entradas e saídas são mais constantes do que achamos.

Além desses cuidados iniciais, você deve também saber calcular o custo de estoque, os principais pontos fortes e encontrar as melhores estratégias para melhorar a lucratividade do negócio.

Algumas dicas para ter uma boa estocagem são:

  1. Conte com uma estrutura de qualidade

Primeiro, pense na estrutura. Este local deve ter um bom custo-benefício, segurança, localização estratégica e fácil acesso. Na parte interna deste local, o estoque deve seguir uma organização intuitiva e bem definida, mostrando o local exato dos produtos.

  1. Defina os processos de movimentação

Estabeleça as principais regras de movimentação na estocagem: comece pela retirada, defina como deve ser a saída e como será a movimentação interna dos produtos (quando for necessário mudar o lugar de algum item, por exemplo).

  1. Gestão integrada

A gestão integrada pode trazer muitos benefícios para a sua estocagem, de modo a indicar a disponibilidade de produtos, necessidade de reposição e informar sobre perdas ou avarias no local de armazenamento.

Sabemos que esse pode ser um processo muito burocrático para colocar em prática, mas você não precisa mais se preocupar com isso: a Platinum Log está aqui para te ajudar! Conheça as nossas soluções de armazenagem.

Conte com o serviço de Armazenagem B2B da Platinum Log

A Platinum Log oferece serviços especializados de armazenagem em porta pallet, bins ou blocados em mais de 10 Centros de Distribuição estrategicamente localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil.

Com estruturas diversificadas e sistemas de gestão avançados, proporcionamos soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente. O nosso sistema WMS (Warehouse Management System) garante a acuracidade de expedição conforme os métodos FIFO e LIFO.

Conheça as nossas soluções e saiba como podemos te ajudar!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert