Estratégias de logística para alavancar suas vendas

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Você deseja alavancar as suas vendas e não sabe como? Confira as estratégias de logísticas que trouxemos para te ajudar. Continue nos acompanhando!
Estratégias de logística para alavancar suas vendas

Você deseja alavancar as suas vendas e não sabe como? Confira as estratégias de logísticas que trouxemos para te ajudar.

Existem muitas formas de fidelizar e conquistar clientes, e isso acontece com mais frequência com uma experiência positiva. Para que uma experiência seja considerada positiva, é necessário avaliar diversos fatores, como atendimento, prazos de entrega e o produto como um todo.

Nesse sentido, vemos que uma logística bem estruturada é fundamental para captar e fidelizar clientes. Dito isso, confira a seguir as principais estratégias logísticas que podem impulsionar as suas vendas e lucratividade do negócio.

Planejamento de operações e vendas

Uma das estratégias logísticas que merece mais a sua atenção neste momento é o planejamento de operações e vendas. Esse é o melhor modo de se tornar ou manter competitivo no mercado. Então, esse planejamento é primordial para uma execução adequada de tarefas diárias.

Sabia que você pode melhorar os resultados da sua operação logística contando com o fulfillment? No geral, é necessário definir uma estratégia comercial e operação que tenha relação com a sua logística. Para isso, você pode:

  • Investir na atualização de informações, permitindo uma reestruturação na cadeia de suprimentos e uma melhor análise de vendas futuras;
  • Ter uma previsão de vendas, pois este planejamento inclui a organização de vendas e demanda;
  • Você conseguirá planejar os suprimentos e produções de acordo com o portfólio da sua empresa; e
  • Reunir-se com os funcionários e dar início ao planejamento. Mais importante do que planejar é realizar.

Controle de estoque

O controle de estoque está entre as estratégias logísticas que os gestores mais negligenciam. A maioria dos administradores acreditam que, mesmo com um estoque desorganizado, é possível obter lucro. Se você tem esse tipo de pensamento, comece a refletir sobre isso.

Tenha em mente que, na verdade, o estoque é o coração de uma empresa. Logo, você precisa ter atenção mais do que redobrada. Desse modo, invista no controle de estoque, sabendo exatamente onde cada mercadoria está, conhecendo o período adequado de reposição e quais itens saem com mais frequência.

É neste momento que você pode investir em certos indicadores logísticos, a fim de entender melhor como o seu estoque está. Um exemplo incrível disso é a Curva ABC, cujo intuito é categorizar os produtos de um estoque com base na sua demanda;

Empacotamento e embalagens

Outra estratégia logística eficiente é investir em melhores empacotamentos e tipos de embalagens. Esse tipo de estratégia visa diminuir os seus custos de produção e melhorar a experiência do cliente. Isso porque os consumidores gostam de embalagens exclusivas e que mantenham o produto seguro.

Afinal, a embalagem e o empacotamento não se resumem a um visual agradável. A prioridade é, na verdade, a proteção dos produtos que estão ali. Além disso, a embalagem também interfere no frete de entrega. Dessa maneira, vemos como é importante que você repense as embalagens utilizadas na sua mercadoria.

Tipos de frete

Na experiência do cliente, o frete é um dos elementos que pode ser responsável pelo fechamento da compra ou desistência dela. Muitos clientes já desistiram de realizar uma compra em razão da diferença enorme de valor entre o custo do produto e o valor total da transação (que inclui o frete).

Prova disso é o percentual trazido pela Sendcloud, que realizou uma pesquisa com o intuito de avaliar o impacto do frete nas compras. O resultado é que 70% dos consumidores já desistiram de uma compra em razão do frete. Sendo assim, é necessário repensar os tipos de frete oferecidos.

Para isso, leve em consideração o perfil de encomendas, com um estudo detalhado acerca das regiões que são foco na hora do envio de produtos. Além disso, conheça o preço da concorrência e se baseie nessa média para captar os clientes. Por fim, mantenha a sua tabela de frete atualizada, e evite ter um valor fixo para isso.

Logística reversa

A logística reversa em um e-commerce tem como finalidade resolver o problema de um cliente que encontrou problemas com o seu produto. De acordo com o Invesp, pelo menos 30% das mercadorias compradas no meio digital são devolvidas. Em contrapartida, nessa mesma pesquisa, mais de 90% dos clientes afirmaram que voltariam a comprar no mesmo lugar se a empresa tivesse um bom processo de devolução.

É neste momento que surge a logística reversa. Por isso, você deve investir em uma política simples de troca. Além disso, qualifique o atendimento da sua empresa e monitore a incidência de produtos que são devolvidos.

Conte com a Platinum Log para ter a melhor plataforma logística para o seu e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

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