Estratégias de logística para as festas de fim de ano

Categoria:
Sua empresa está preparada para as festas de fim de ano? Veja dicas que podem te ajudar a definir estratégias de logística poderosas e aumentar as vendas.
Estratégias de logística para as festas de fim de ano

Sua empresa está preparada para as festas de fim de ano? Veja dicas que podem te ajudar a definir estratégias de logística poderosas e aumentar as vendas nessa época!

Um dos momentos mais críticos para os empreendedores é o fim de ano, pois esta época acompanha uma demanda muito grande de pedidos – maior do que ocorre ao longo do ano. Por isso, é necessário elaborar estratégias de logística a fim de atender da melhor forma os pedidos do cliente.

Os resultados das festas de fim de ano são capazes de decidir os lucros do ano que vem, sendo importantes para as metas futuras da sua empresa. Logo, é de suma importância que você trace uma logística bem estruturada para atender os seus clientes.

Mesmo inseridos em um cenário diferente do comum, segundo o Jornal O Estado de São Paulo, o Natal continua sendo a principal data comemorativa no setor de varejo e movimentou mais de R$ 4,5 bilhões em 2021, com uma alta de 21% em comparação com o mesmo período em 2020. Logo, a expectativa é de aumento e prosperidade para as empresas este ano!

Organize as suas finanças para o fim do ano

O primeiro passo para elaborar estratégias de logística poderosas para o fim do ano é organizar as suas finanças. Isso porque as suas finanças irão definir quantos produtos poderão ser adquiridos para abastecer o estoque e prever certos gastos de fim de ano.

Nessa estratégia, você também deve incluir custos como o salário e 13° dos funcionários, brindes de clientes, confraternizações e demais gastos que tem com a equipe. As finanças incluem tudo isso, e é necessário ter uma visão geral sobre o orçamento disponível para o fim de ano.

Se você chegar à conclusão de que as finanças estão baixas para o fim de ano, coloque a criatividade em primeiro lugar e organize as suas prioridades.

Como está o seu estoque?

O seu estoque guiará qualquer tipo de estratégia do ponto de vista logístico, afinal, você deve ter noção da quantidade de produtos que estão armazenados para suprir a nova demanda de pedidos. No fim do ano, é comum que os pedidos sejam maiores do que o comum, e por conta disso, o seu estoque deve dar conta dos pedidos do cliente.

Após ter noção das suas finanças, é possível saber qual o momento exato para repor certos itens ou parar a compra de outros. Essa é a importância de realizar, com frequência, o inventário do seu estoque. Essa é uma forma de ter controle sobre todas as mercadorias que você tem posse.

Inclusive, essa é a única maneira de você saber como vai prosseguir com campanhas de venda, incluindo, por exemplo, entrega expressa, frete grátis, next day delivery e afins.

Estratégias de logística para elaborar campanhas de oferta

O que o consumidor mais gosta no final do ano é oferta, então, elabore algumas campanhas nesse sentido para atrair mais clientes. Para isso, você deve entender quais produtos têm mais rotatividade e quais não tem.

Dessa maneira, você pode dar desconto na compra de mercadorias que saem com menos frequência, a fim de não entrar no novo ano com o mesmo estoque deste período. Mas você sabe como fazer isso?

Para entender quais os produtos mais procurados da sua empresa – e quais não são – você pode utilizar algumas técnicas, como a curva ABC. Este é o intuito da curva: avaliar quais itens tem grande, média e baixa rotatividade no seu estoque.

Defina metas e objetivos reais de estratégias de logística

Para decidir estratégias de logística, você deve se perguntar: Qual o seu objetivo neste fim de ano? Vender mais, claro, mas qual o objetivo específico? Ou seja, o faturamento que deseja alcançar. Se você não souber onde deseja chegar, jamais conseguirá avançar, pois acreditará que continua no mesmo lugar.

Faça uma retrospectiva com todas as vendas e lucros deste ano, e de que forma você deseja fechar o atual ano. Essa é uma forma de ter uma noção de como poderá ter lucro nessas festas de fim de ano.

Precisa de ajuda para desenvolver estratégias de logística para o seu e-commerce? Conte com a Platinum Log!

Se você precisa de ajuda para desenvolver, de modo estratégico, estratégias de logística para o seu e-commerce, conte com a Platinum Log. Seja o frete expresso, frete grátis ou adoção de pontos de retirada, qualquer estratégia exige uma logística bem definida, dividida em setores para que, em colaboração, todos resultem em uma boa experiência para o cliente. 

A Platinum Log oferece uma logística totalmente integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.

Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert