FIFO, FEFO e LIFO: conheça os métodos de estoque

O FIFO, FEFO e LIFO são métodos de estoque que podem otimizar a sua armazenagem de mercadorias. Entenda melhor sobre o tema acompanhando o nosso texto.
FIFO, FEFO e LIFO: conheça os métodos de estoque

O FIFO, FEFO e LIFO são métodos de estoque que podem otimizar a sua armazenagem de mercadorias. Entenda melhor sobre o tema acompanhando o nosso texto.

Se você atua no setor logístico ou deve decidir as etapas dessa operação na sua empresa, saiba que alguns conceitos podem te ajudar. Alguns exemplos disso são os métodos de estoque FIFO, FEFO e LIFO. Esses termos são primordiais para quem atua diretamente com logística ou na cadeia de suprimentos.

O planejamento de uma empresa e a manutenção do estoque organizado são responsáveis por muitos benefícios no e-commerce. Isso ocorre desde o transporte de produtos até o gerenciamento de itens. Logo, o FIFO, FEFO e LIFO, que são métodos de estoque, podem ajudar o seu negócio a manter o lucro em alta.

Dito isso, vamos sanar todas as suas dúvidas sobre este assunto, abordando conceitos e benefícios ao implementar esses métodos de estoque no seu negócio. Com o FIFO, LEFO e LIFO, você só tem a ganhar!

Conceito de FIFO

O FIFO, ou PEPS, significa “First in, First Out”, que em português significa “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”. Essa expressão advém do acrônimo PEPS (a sigla em português). Desse modo, o FIFO pode ser entendido como um método para organizar o estoque. Nessa organização, os produtos que estão há mais tempo no estoque devem sair com prioridade.

Desse modo, vemos que a prioridade desse método é evitar que os itens superem a sua validade e se tornem, portanto, inúteis para a sua empresa. Logo, o foco aqui é manter a rotatividade das mercadorias com base na sua data de chegada.

Um modo de turbinar esse método é com o sistema de WMS, o sistema de gerenciamento de armazém, que funciona com um software. Nesse sistema, você consegue identificar a data que as mercadorias entraram no seu estoque, auxiliando na expedição dos itens.

Com isso, a sua equipe deve se dirigir ao local indicado no sistema e coletar os itens. No entanto, para que esse método funcione, é necessário contar com um controle de estoque adequado. Além disso, se possível, planeje um layout de armazém inteligente para facilitar o seu dia a dia na empresa.

Principais benefícios do método FIFO

O método de estoque FIFO agrega diversos benefícios para o seu negócio, sendo alguns deles:

  • Aumentar o lucro: com o FIFO, você diminui o desperdício de produtos e de qualquer risco de quebra dos itens. Logo, você não precisa comprar mais produtos do que o necessário, impulsionando o fluxo de vendas;
  • Prazos competitivos de entrega: o que garante a satisfação dos seus clientes, tornando-se um destaque no nicho que está inserido;
  • Agilidade nos processos logísticos: com o conhecimento de quais itens serão prioridade, você pode comercializar os produtos com facilidade, tornando esses processos logísticos mais práticos;
  • Redução do desperdício: como o primeiro a entrar será o primeiro a sair, você irá diminuir drasticamente o desperdício de mercadorias; e
  • Padronização dos processos: com um padrão, é possível otimizar a logística da sua empresa.

FIFO, FEFO e LIFO: Tipos de sistema e métodos de armazenagem

Embora o FIFO seja o método de estoque mais conhecido, existem outros exemplos que podem te ajudar na hora da armazenagem. Claro que cada método é utilizado de acordo com a sua necessidade na empresa. No geral, o trio mais procurado é o do FIFO, FEFO e LIFO.

  • LIFO (Last in, First Out)

O LIFO se refere à sigla Last In, First Out, isto é, último a entrar, primeiro a sair. Esse é um método de estoque muito utilizado em empresas cujos produtos não têm prazo de validade ou possui um prazo mais longo. Logo, não há uma preocupação quanto a isso, o que permite que os primeiros itens a serem armazenados sejam os primeiros a saírem do estoque.

  • FEFO (First Expired, First Out)

Neste caso, o FEFO significa primeiro a vencer, primeiro a sair. Quanto mais próximo da validade o produto for, mais rápido ele vai ser comercializado. Esse é um método muito comum nos mercados e nas lojas do setor de alimentos.

Qual o momento ideal para implementar o FIFO no estoque?

O FIFO se trata de um método de altíssima relevância para as empresas, independentemente do seu porte ou tempo de funcionamento. No entanto, nem sempre ele é o ideal para que o negócio prospere.

Desse modo, adote o FIFO caso a sua empresa tenha um alto giro de estoque, isto é, um fluxo intenso de saída e entrada de mercadorias. Como exemplo disso temos os supermercados. Por isso, antes de implementar esse método no seu e-commerce, você precisa analisar o tipo de produto comercializado e se ele se adequa facilmente ao método. Isso também se aplica ao FIFO, FEFO e LIFO

Informações sobre FIFO, FEFO e LIFO, conte com a Platinum Log! A melhor plataforma logística para o seu e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.

Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Soluções Logísticas Completas
Quero Movimentar
Nosso Fulfillment
movimenta seu negócio.
Cases
Fique por dentro
Blog
Fale Conosco
Contato