Frota própria ou terceirizada: o que é melhor para seu negócio?

Categoria:
Frota própria ou terceirizada: você sabe qual a melhor opção para o seu negócio? Confira a resposta para essa dúvida tão frequente. Acesse e saiba mais!
Frota própria ou terceirizada: o que é melhor para seu negócio?

Frota própria ou terceirizada: você sabe qual a melhor opção para o seu negócio? Confira a resposta para essa dúvida tão frequente quando o tema é gestão de frotas da empresa.

Para saber qual a melhor opção para você, a frota própria ou terceirizada, é preciso explorar algumas das suas principais características. É importante que você conheça os benefícios e desvantagens de cada uma dessas modalidades.

Em suma, de um lado temos a frota própria, que traz a sensação de controle e autonomia no que se refere aos veículos. Do outro, vemos a terceirização que é uma opção maior prática e econômica para os gestores.

A fim de entender melhor o cenário e tomar a decisão mais acertada, trouxemos um comparativo com os dois tipos de frota. Assim, você pode escolher entre frota própria ou terceirizada. Dito isso, vamos explorar a seguir os principais benefícios de cada uma para que você escolha a que melhor se aplica ao seu negócio.

Frota própria na transportadora de cargas

O transporte de cargas possui ligação com o desempenho do seu negócio e o relacionamento com os clientes. A maioria dos gestores, ainda no início do e-commerce, investem em uma frota própria com a premissa de que terá controle em relação aos processos de entrega.

Por esse motivo, as etapas logísticas da frota própria podem ter um acompanhamento interno, desde o momento de selecionar os motoristas até planejar as rotas. Contudo, leve em consideração também os custos desse veículo, sem contar com o impacto financeiro.

Vantagens da frota própria

Ao investir na frota própria, você pode usufruir de algumas vantagens, como:

  • Gestão centralizada: isso garante a devida distribuição de produtos com mais eficiência, em razão da organização dos armazéns. Além disso, o uso dos veículos e o trabalho em equipe faz com que a atividade seja dinâmica.
  • Confiabilidade nos processos: os gestores poderão ter funcionários confiáveis e capazes para exercer tais tarefas. Para isso, é necessário investir na capacitação profissional, de forma a elevar o nível de profissionalismo.
  • Autonomia e flexibilidade no atendimento ao cliente: demonstrar disponibilidade ao cliente faz com que melhore a satisfação do consumidor, agindo de maneira proativa diante de demandas inesperadas.

Desvantagens da frota própria

Por outro lado, a frota própria pode render algumas desvantagens que merecem ser exploradas, a exemplo dos:

  • Custos muito elevados: a aquisição de uma frota exige um investimento alto, impactando principalmente as pequenas empresas. Logo, analise a capacidade produtiva e a depreciação antes de tomar essa decisão. Dentre os principais custos, encontramos o combustível, seguro, manutenção, reparos, impostos, taxas e documentação.
  • Infraestrutura para a frota: isto é, uma garagem. Você precisa de um local para guardar os veículos que não estão sendo utilizados. Para isso, você precisará construir ou alugar um espaço, além da implementação de medidas de segurança.
  • Serviços de manutenção e reparos: ao longo do tempo, você pode precisar realizar alguma substituição ou reparo no veículo, o que pode ser muito caro.

Frota terceirizada para o seu negócio

A frota terceirizada, por outro lado, é aquela que não está sob a administração da sua empresa, podendo ser alugada por outro negócio. Como o nome já nos revela, o bem em si, qual seja o veículo, é terceirizado.

Na maioria dos casos, a empresa que conta com uma frota terceirizada pretende usufruir de economia após reduzir os seus custos. Por isso, os gestores costumam optar pela alternativa de terceirização dos veículos, uma vez que a responsabilidade fica a encargo da contratada.

Vantagens da frota terceirizada

Dentre os diversos benefícios trazidos pela frota terceirizada, temos:

  • Diminuição dos custos ao contar com o transporte rodoviário: os custos serão diluídos nas cargas fracionadas, o que representa um enorme benefício. Nesse transporte, os custos de pedágios e seguros são rateados de acordo com o peso dos produtos e a distância que será percorrida.
  • Aumento de produtividade: a terceirização garante que os clientes se sintam satisfeitos com os produtos e com a entrega. Logo, o gestor usufrui de pontualidade e produtividade, aprimorando a cadeia de abastecimento.
  • Equipe trabalha de acordo com a demanda: ao passo que a equipe operacional é desenvolvida do lado externo, a empresa foca em tarefas estratégicas para o negócio. Logo, caminhoneiro e transportadora são parceiros e oferecem melhores resultados aos consumidores.
  • Variedade nos serviços adicionais: o trabalho da transportadora não se atém ao descolamento dos produtos até o destino final. Algumas etapas são consideradas como adicionais e são conduzidas com eficiência.

Desvantagens da frota terceirizada

  • Controle restrito da operação: nem todas as empresas contratantes conseguem supervisionar a execução de tarefas, porém, essa não é uma vantagem que se aplica a todas as frotas terceirizadas.
  • Limitação da capacidade de cargas: para fugir desse problema, confira a capacidade física e a quantidade de veículos.

Conte com a Platinum Log para uma melhor logística no e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio. 

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert