Logística verde: você sabe o que é e qual a importância para o seu negócio? Nesse cenário, surge o termo de logística verde.
Hoje em dia, um dos temas que mais é debatido é a sustentabilidade e como ela está presente nas empresas. Sendo assim, você já refletiu se o seu negócio se preocupa com o meio ambiente?
Por esse motivo, a maioria das empresas está investindo em métodos mais sustentáveis. Isso pode ser justificado pela exigência dos consumidores por empresas mais responsáveis ecologicamente. Além disso, a preocupação com o meio ambiente tem se tornado ainda mais forte.
Por isso, conheça a logística verde e de que forma esse conceito pode ser útil para o seu negócio.
Inicialmente, é interessante trazer o conceito da logística verde, a fim de contextualizar da melhor forma o tema. Desse modo, se trata de um conjunto de medidas destinadas aos processos logísticos a fim de se tornarem sustentáveis e diminuir o impacto gerado pelo negócio no planeta.
De fato, é uma tendência, mas não apenas pela preocupação pela pauta ambiental. A Opinion Box realizou uma pesquisa, em 2021, e concluiu que cerca de 63% dos consumidores preferem empresas que se importam com os seus impactos no meio ambiente. Logo, o negócio que não demonstra essa preocupação pode perder clientes.
Ao trazer a sustentabilidade para o setor logístico, analisamos que ela pode se fazer presente em diversas etapas, desde a armazenagem e embalagem até o transporte. Isso porque esses processos costumam envolver muitos recursos, como fabricar plástico e papelão, usar energia e água etc.
Isso tudo sem levar em consideração que a empresa também contribui para a poluição a partir da emissão de gases dos seus veículos. Logo, a logística verde visa diminuir esse impacto com algumas iniciativas e medidas.
Ao pensar na implementação da logística verde, é interessante analisar os principais desafios que uma empresa pode enfrentar. Dentre os exemplos mais comuns nos negócios, cita-se:
A logística verde traz como principais objetivos:
Ao colocar a logística verde em prática na sua empresa, o seu negócio poderá usufruir de alguns impactos positivos, e trouxemos exemplos a seguir. Além disso, trouxemos algumas práticas comuns dessa implementação.
Diminuir o desperdício de recursos e insumos
O primeiro impacto que a empresa percebe é a diminuição do desperdício de insumos e recursos no geral. Isso porque o primeiro passo para implementar a logística verde é identificar os principais pontos de desperdício.
Esse é um momento primordial, afinal, é comum não prestar atenção em algumas situações, e por isso gerar o desperdício. Inclusive, após essa análise inicial, é importante revisar e alterar o que for necessário.
Usar a energia elétrica e água de forma consciente
Para implementar a logística verde, alguns hábitos simples devem ser colocados em prática, tais como o uso consciente de energia elétrica e água. Para isso, invista na educação dos seus colaboradores e investir em uma nova estrutura para a empresa.
Nesse sentido, as principais medidas costumam ser a reutilização de água, investir na energia solar, incluir telhas translúcidas e captar água da chuva. Qualquer medida que seja benéfica no sentido da sustentabilidade é viável.
Implementar a logística reversa pós-consumo
A logística reversa de pós-consumo é interessante para as empresas, tendo em vista que ela envolve a coleta de resíduos e de produtos que seriam descartados pelo consumidor. Assim, em alguns segmentos, essa prática pode ser obrigatória, contudo, se esse não for o caso da sua empresa, ainda assim é uma medida benéfica.
Hoje em dia, a maioria das empresas dos setores de cosméticos e cápsulas de café, por exemplo, cria postos de coleta nas lojas. Com isso, o cliente leva a embalagem para ser descartada da maneira correta. Com a posse desse item, a empresa pode enviá-lo para a reciclagem.
Realizar a manutenção das frotas
Na logística verde, os veículos podem ser entendidos como um elemento-chave, logo, é preciso realizar manutenções de forma preventiva. Isso porque os veículos da sua empresa devem rodar em perfeito estado, evitando a poluição e o consumo exacerbado de combustível.
Usar veículos alternativos na etapa do last mile
Por fim, invista no uso de veículos alternativos na etapa de last mile, que é o percurso entre o centro de distribuição e o destino final (cliente). Essas rotas serão planejadas para as entregas de volumes menores.
Se você deseja agregar a logística verde a mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.