Logística 4.0: o futuro já chegou

Categoria:
A Logística 4.0 reúne todos os elementos tecnológicos que precisamos hoje em dia para operar de maneira eficaz. Por isso, conheça essa logística do futuro.
Logística 4.0: o futuro já chegou

A Logística 4.0 reúne todos os elementos tecnológicos que precisamos hoje em dia para operar de maneira eficaz. Por isso, conheça essa logística do futuro. Embora a Logística 4.0 seja vista como algo do futuro, ela já está entre nós e deve estar presente nas empresas.

Nesse sentido, destaca-se que as mudanças advindas com a Logística 4.0 podem ser a multicanalidade, omnicanalidade, hiperconectividade e muitos outros. Com isso, o principal intuito da Logística 4.0 é melhorar toda a cadeia de suprimentos e melhorar essa operação logística.

Com esse cenário, é importante entender o que é a Logística 4.0 e como aderir a estes novos processos logísticos em sua empresa.

Logística 4.0: o futuro já chegou - Platinum Log

Conceito de Logística 4.0

A fim de contextualizar melhor o tema, o primeiro ponto relevante a ser trazido é o conceito de Logística 4.0. Assim, a priori, saiba que a indústria 4.0, é tida como a quarta revolução industrial, traz como principal característica a tecnologia de informações e a hiperconectividade.

Sendo assim, essas informações interferem na internacionalização e globalização das empresas. Por isso, a logística 4.0 tem essa mesma premissa, se referindo a uma gestão que se baseia na digitalização, interconexão e uso de apps tecnológicos.

Atualmente, com a logística 4.0, encontramos o avanço da robotização, padronização dos processos logísticos e expansão do comércio internacional. Logo, a sua implementação não é um processo simples de assumir.

Principais desafios da Logística 4.0

Como foi mencionado acima, implementar e se adaptar à logística 4.0 não é uma tarefa fácil. Assim, essa realidade envolve alguns desafios que merecem ser vistos, e é o que faremos a seguir.

Redução do tempo de resposta e produções limitadas

O primeiro desafio enfrentado na Logística 4.0 é conseguir reduzir o tempo de resposta com produções limitadas. Isso porque o setor de varejo já está acostumado com produções pequenas. Assim, quando migram para as lojas online, não se adaptam facilmente à alta rotatividade de referências.

Por isso, existe uma necessidade de manuseio de lotes reduzidos e redução do tempo de resposta quanto à entrega de pedidos. Para vencer esse obstáculo, é preciso investir na flexibilidade interna, a fim de atender da melhor forma as exigências dos clientes. Faça isso sem comprometer a eficiência do seu negócio.

Investir em logística inteligente

A tecnologia está presente em quase todos os processos hoje em dia, sejam eles logísticos ou não. Por isso, a melhor forma de se adaptar à Logística 4.0 é investindo em opções inteligentes e modernas. Um exemplo disso é a plataforma da Platinum Log, que oferece soluções de logística terceirizada.

Favorecer uma omnicalidade real

Nos dias atuais, a multicanalidade está presente na maioria das camadas do atendimento ao cliente. Contudo, cada informação compartilhada possui uma abordagem diferente, a depender do canal, o que gera discordância no tratamento das ordens recebidas.

Portanto, uma forma inteligente de se adaptar à Logística 4.0 é adaptar o seu armazém a uma concepção omnichannel da logística. Isso unifica a gestão de mercadoria e acelera a preparação dos pedidos.

Oferecer ao cliente o que ele precisa

Após a incorporação do big data, a logística e os seus processos passaram por diversas mudanças. Isso porque as empresas agora precisam oferecer ao cliente o que ele precisa antes mesmo de ouvir isso deles. Ou seja, o seu negócio deve antecipar as necessidades do consumidor.

Hoje em dia, é possível contar com novas ferramentas analíticas que permitem um cenário mais favorável à logística 4.0. Com isso, a sua empresa pode realizar o cruzamento de dados, como o histórico de vendas.

Controle da rastreabilidade do processo logístico

Por fim, o último desafio comum encontrado na Logística 4.0 é o controle de rastreabilidade. Apenas com esse rastreio é possível agregar eficiência às suas operações logísticas.

Para vencer este obstáculo, você pode investir nas etiquetas RFID, por exemplo. Essas etiquetas são primordiais no monitoramento da posição e distância dos objetos. Além disso, com elas, é possível criar uma padronização da sua cadeia de suprimentos.

A importância da Logística 4.0 para a gestão de estoque e distribuição de mercadorias

Por meio da Logística 4.0, é possível ter uma melhor gestão de estoque e distribuição de mercadorias. isso é feito por meio de:

  • Utilização de veículos autônomos e drones, sem a necessidade de um motorista para realizar a entrega dos pedidos;
  • Análise preditiva dos receptores e como eles se comportam a fim de reduzir a quantidade de entregas frustradas;
  • Avaliar, em tempo real, os condicionantes externos que podem interferir a rota ideal de distribuição em caso de imprevistos; e
  • Detectar os possíveis problemas que podem comprometer o estado de conservação atual dos produtos.

Caso você queira adaptar o seu negócio e investir nas ferramentas Logística 4.0, conte com uma empresa especializada no assunto, como a Platinum Log. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que oferecemos para o seu e-commerce.

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert