Logística Omnicanal: construa seu diferencial competitivo!

Categoria:
A logística omnicanal preza pela integração de sistemas de atendimento ao cliente. Então, saiba como essa logística pode ser um diferencial competitivo!‍
Logística Omnicanal: construa seu diferencial competitivo!

A logística omnicanal preza pela integração de sistemas de atendimento ao cliente. Então, saiba como essa logística pode ser um diferencial competitivo!

Um dos objetivos em comum entre todas as empresas no Brasil é atingir o seu limite de lucro – e sempre superar neste quesito. Desse modo, os negócios devem se esforçar para entregar um produto ou serviço de qualidade, a fim de garantir a satisfação do consumidor.

No entanto, oferecer um produto interessante e de qualidade não é suficiente. É necessário que o cliente tenha uma experiência completa no seu e-commerce, e tudo isso começa no atendimento. Assim, surge a logística omnicanal, que é um verdadeiro diferencial competitivo para a empresa. Aproveite a leitura!

Logística Omnicanal: construa seu diferencial competitivo! - Platinum Log

Conceito de logística omnicanal

Neste momento inicial, devemos explorar o conceito de logística omnicanal, que é pautado na integração de sistemas voltados para o atendimento ao cliente. Isso é feito com o objetivo de oferecer ao consumidor uma experiência única na compra. Logo, esse investimento é um diferencial competitivo.

O intuito dessa logística é oferecer ao cliente uma variedade de canais, como um app, loja física, site corporativo, chat online, telefone e outros. Assim, os consumidores podem entrar em contato com a sua empresa com mais facilidade, já que todos os canais estão integrados.

Após investir nesse tipo de logística, antes da conclusão de uma transação, o consumidor passa por diversas interações. Contudo, isso não indica que todas devem ocorrer em um único canal.

Um cliente pode, por exemplo, finalizar o seu carrinho de compras no e-commerce e, sem seguida, finalizar o pagamento pelo app em um dispositivo móvel (como no celular). Portanto, a omnicanalidade muda completamente a cultura de um e-commerce, priorizando o acesso simples às informações.

Qual o impacto da logística omnicanal para o cliente?

A logística omnicanal é uma das principais tendências no comércio digital, e ela traz sérios impactos, positivos, para o cliente. Isso porque, com esse investimento, você pode garantir a satisfação dos seus consumidores. Afinal, eles podem aproveitar diversas funções que facilitam a sua compra, de modo a torná-la personalizada.

Com a evolução do e-commerce, algumas opções estão sendo exploradas no setor de vendas. Um exemplo disso é a opção de retirada de produtos na loja física, pois isso representa uma agilidade na hora de ter o item em mãos. E essa alternativa só é possível graças a um atendimento de qualidade – que é melhor ainda com a logística omnicanal.

Principais desafios ao implementar a logística omnicanal em uma empresa

Apesar de a logística omnicanal parecer muito benéfica para uma empresa, sabemos que ela abrange alguns desafios na sua implementação. Você deve conhecer esses obstáculos antes de decidir investir nessa logística.

Por esse motivo, o primeiro desafio que deve ser explorado é a necessidade de uma estrutura tecnológica. Afinal, a integração de muitos canais exige a criação e manutenção desses recursos modernos de comunicação.

Outro desafio é ter uma estratégia sólida capaz de acompanhar o seu consumidor em toda a jornada de compra, envolvendo os canais da omnicanalidade. Essa é uma etapa importante para interpretar, corretamente, os dados coletados de forma individual sobre cada cliente.

Além disso, ao contar com a logística omnicanal, você deve modificar a cultura da sua empresa, uma vez que vocês estão saindo de um processo fragmentado para integrado. Logo, todos devem pensar em conjunto. Por mais que existam esses obstáculos, saiba que todos são superáveis. Logo, vale a pena superar esses desafios para garantir a satisfação do cliente.

Exemplos de estratégias omnicanal

Agora que você já entende sobre a logística omnicanal, principais desafios e qual o seu impacto, conheça alguns exemplos de estratégias nesse sentido, como:

  • Sincronizar os estoques da loja física e da loja virtual
  • Realizar a compra no site e fazer a retirada na loja física
  • Realizar a compra no site, trocar o produto e devolvê-lo para a loja
  • Comprar itens não disponíveis na loja e acompanhar esse pedido através da internet (no site ou por outro canal)

Com base nesses exemplos, vemos como a logística omnicanal reúne a loja offline e online em um só lugar. Para o cliente, essa integração facilita na compra, troca ou devolução de produtos.

Conte com a Platinum Log para adotar a logística omnicanal no seu e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho, em especial para adotar a logística omnicanal

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. 

Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert