Logística proativa: entenda o que significa

Categoria:
Entenda o que é a logística proativa e como ela pode melhorar o desempenho do seu e-commerce. Ficou interessado no tema? Continue nos acompanhando.
Logística proativa: entenda o que significa

Entenda o que é a logística proativa e como ela pode melhorar o desempenho do seu e-commerce. Ficou interessado no tema? Continue nos acompanhando.

Hoje em dia, o consumidor possui critérios muito mais seletivos e exigentes. Esse novo cenário está exigindo das empresas uma nova atuação, quase que impecável, sem nenhum tipo de erro ou problema envolvendo os seus serviços – sem, também, comprometer a sua relação com os consumidores.

Por esse motivo, hoje trouxemos um tema muito importante que pode auxiliar nos processos internos da sua empresa, que é a logística proativa. É possível entender a logística proativa como uma tendência capaz de atender à demanda exigente do mercado atual.

De fato, você precisa prevenir possíveis erros antes mesmo que eles aconteçam, ou simplesmente evitá-los. E é sobre isso que este conceito de logística proativa trata. Por isso, siga com a leitura e entenda o que significa a logística proativa.

Logística proativa: entenda o que significa - Platinum Log

Conceito de logística proativa

O primeiro passo para entender sobre a logística proativa é justamente tratando sobre o seu conceito. A fim de contextualizar melhor o tema, saiba que a logística proativa possui uma relação direta com a definição de proatividade.

No geral, investir em logística proativa significa agir priorizando a estratégia e a inteligência, com o intuito de evitar prejuízos no futuro e agregar soluções para casos concretos. Desse modo, resta claro que esse tipo de logística é muito útil, sendo indispensável para o sucesso de um negócio.

Até porque, uma logística coordenada de forma proativa diminui, de maneira efetiva, o índice de reclamações e insatisfação dos consumidores. Entende-se, portanto, que a logística proativa atua antecipadamente e de maneira ágil frente às demandas, desafios e oportunidades. Isso resulta em diversos benefícios ao e-commerce.

Principais benefícios da logística proativa

Após entender o que é a logística proativa e que ela pode reduzir as reclamações dos clientes, conheça outros benefícios desse conceito. Em suma, essa logística visa diminuir os problemas e permitir a visualização de oportunidades com uma certa antecedência. Logo, é possível garantir que ela é um diferencial para o seu e-commerce.

A fim de explorar da melhor forma este tema, trouxemos algumas das vantagens deste modelo de atuação. Confira a seguir.

Diminuição de gastos com reentregas e devoluções

Com certeza o seu e-commerce já lidou com a situação de tentar realizar uma entrega ao consumidor ou recolher um produto e mandar para a devolução, mas não encontrar o cliente no local escolhido. Embora esse cenário seja mais comum do que pensamos, essa é uma situação que prejudica o controle de custos internos e logísticos.

Assim, é possível colocar em prática algumas ações de cunho preventivo com a finalidade de diminuir ou extinguir esse tipo de ocorrência. Por exemplo, podem ser enviados avisos ao cliente com a informação da data e horário de entrega ou do recolhimento do produto. Esses passos são primordiais para evitar um desencontro.

Otimizar e melhorar a relação com o cliente

Outra forma de investir na logística proativa é melhorando o seu relacionamento com o cliente, utilizando, por exemplo, o SAC (conhecido também como Serviço de Atendimento ao Cliente) de forma mais estratégica.

Vemos que a maioria dos gestores não veem o real potencial deste canal de comunicação, e por conta disso perdem oportunidades muito boas. Logo, o objetivo é criar um setor, mesmo que pequeno, com funcionários que realizam o contato com o consumidor, de forma espontânea.

É importante que esses funcionários estejam capacitados para ouvir o cliente, buscando ouvir e entender as sugestões do consumidor, uma avaliação da entrega e ofertar a ele novos produtos.

Reduzir os índices de reclamações

Com uma atuação sempre preventiva e proativa, você pode diminuir o índice de reclamações do e-commerce e demais problemas logísticos. Com uma atuação proativa, o seu negócio evita que o problema aconteça de fato. Como consequência, isso diminui as reclamações dos clientes. Como resultado, você tem consumidores mais satisfeitos e uma imagem sólida.

Como colocar em prática a logística proativa

Para colocar em prática a logística proativa, você pode seguir alguns passos como: 

  • Leia atentamente a dúvida do consumidor
  • Analise o histórico tanto de compra como o de atendimento
  • Após identificar as principais necessidades, encontre as soluções ideais
  • Repasse informações completas, sem deixar margem para má interpretação
  • Esteja à disposição para acompanhar o caso em questão 

Conte com a Platinum Log para uma melhor logística no e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.  

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert