A sua empresa adota políticas sustentáveis? Saiba como o conceito de logística verde pode ajudar o seu negócio a ser mais sustentável!
Toda empresa apresenta um impacto ambiental a partir dos seus serviços, e você enquanto gestor precisa se responsabilizar por isso. É neste cenário que surge o conceito de logística verde, proporcionando benefícios para o meio ambiente e para o seu negócio.
A forma mais comum de produzir, armazenar e entregar produtos costuma ser a mais poluidora, além de desperdiçar materiais no geral. Por conta disso, trazer sustentabilidade como um dos pilares para a sua empresa é fundamental para diminuir esse impacto.
Entenda como a logística da sua empresa pode ser mais verde!
A “logística verde” se refere a um nome originalmente inglês, o "green logistics". Este termo foi pensado para reunir medidas e ações sustentáveis que podem ser aplicadas em um processo logístico.
Dessa maneira, o objetivo da logística mais sustentável é diminuir o impacto das suas operações no meio ambiente. Para que isso seja possível, é necessário incluir algumas ações sustentáveis desde o armazenamento até as entregas, precisando rever o que está sendo feito hoje e o que pode melhorar.
O ideal é que todo o processo logístico seja pensado para causar o mínimo de impacto possível na natureza. Você já parou para pensar em como a sua empresa está influenciando no cenário atual climático?
A logística verde é importante para o meio ambiente, claro, porém, esse não é o único motivo que você deve levar em consideração antes de implementá-la. Isso porque estamos diante de uma estratégia que pode melhorar a imagem do seu negócio frente aos consumidores.
Com base em uma pesquisa realizada pela Opinion Box, a cada três pessoas, uma se preocupa com práticas sustentáveis das empresas que adquirem seus produtos. Isso sem contar que 55% dos entrevistados priorizam as marcas que demonstram preocupação com o meio ambiente – como embalagens recicláveis.
Este é um diferencial, mas também pode ser visto como obrigação legal que as empresas devem cumprir. Algumas regulações que o seu negócio precisa rever são a Política Nacional do Meio Ambiente, Lei dos Crimes Ambientais, Lei dos Agrotóxicos, Política Nacional de Resíduos Sólidos e Zoneamento Industrial.
Essas regulamentações existem para diminuir os danos causados no meio ambiente, e por isso elas devem ser observadas e cumpridas.
Na prática, para que a logística verde seja aplicada na sua empresa, é necessário aplicar procedimentos e ações que preservem o meio ambiente. Em outras palavras, você deve analisar as principais necessidades do seu negócio a fim de entender a estratégia a ser adotada.
Alguns processos que podem ser revistos são a roteirização (com trajetos menores para economizar combustível), logística reversa, gestão de frotas, redução de embalagens e fornecedores (rever parcerias).
Parta do pressuposto que a sua empresa deve ter uma cultura de sustentabilidade, em que os materiais utilizados devem ser aproveitados ao máximo e as operações logísticas precisam ser executadas de modo mais eficiente (com menos recursos e menos tempo).
Implementar um processo de logística verde na sua empresa contribui para o meio ambiente, é benéfico para a marca do seu negócio e pode ser uma obrigação legal. Então, saiba como adaptar o seu negócio a este novo cenário.
O primeiro ponto a ser revisto na sua empresa hoje é a gestão de frotas. Você precisa de automóveis que sejam menos poluentes e que necessitem de menos manutenções – uma dica importante é manter as revisões em dia.
Além disso, planeje rotas mais eficientes, que minimizem o tempo de viagem para realizar todas as entregas em um percurso bem pensado. Com menos tempo na estrada, menos combustível será gasto. Busque ainda gateways de frete com soluções sustentáveis.
Outra etapa logística que precisa ser analisada com novos olhos é o de armazém. Você tem que ter um estoque adequado à logística ambiental, mudando todo o layout para tornar esse espaço inteligente e mais fácil de localizar os produtos no dia a dia.
No caso do armazém em específico, saiba que ele pode receber dois selos de sustentabilidade: o certificado Breeam (sobre o grau de sustentabilidade dos edifícios) e a certificação LEED (que incentiva a adoção de ações sustentáveis).
Para conseguir esses certificados, é necessário reavaliar a eficiência do seu negócio, a exemplo do consumo de água e energia, recursos escolhidos, descarte dos resíduos e, claro, a utilização de fontes energéticas.
A tecnologia será a sua grande aliada na implementação de uma logística verde. Desse modo, os sistemas tecnológicos podem ser úteis para os setores de armazenamento (localizando mais fácil as mercadorias), para o packing (com o controle das embalagens disponíveis) e para o processamento de pedidos no geral.
Isso sem contar que existem alguns sistemas que auxiliam no setor de transportes, como o TMS. O máximo de informações que você tiver sobre as suas etapas logísticas, melhor.
Entende-se a eficiência como o uso de menos recursos e tempo para fazer o mesmo serviço de qualidade que você já oferece hoje para os seus clientes. Por isso, tenha como meta principal a eficiência das suas operações logísticas.
Para que isso se torne realidade na sua empresa, planeje e se organize para utilizar da melhor forma os recursos que têm à sua disposição. Essa eficiência também pode ser vista em um menor uso de recursos e mais agilidade para concluir tarefas.
Por fim, reveja o uso de certas embalagens na sua empresa. Dê prioridade às embalagens sustentáveis, promovendo a sua reciclagem. Além de isso demonstrar preocupação com o meio ambiente, também é uma forma de baratear os custos com o empacotamento.
Percebe como todas as etapas logísticas podem receber influência da logística verde? Para que você consiga gerenciar todas essas operações, invista em um sistema de gestão integrada, como a Platinum Log.
Conheça as nossas soluções tecnológicas e saiba como podemos te ajudar!