Logística verde x Logística reversa

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Você deseja implementar na sua empresa soluções sustentáveis? Então, conheça a logística verde e a logística reversa, e entenda a diferença entre as duas.
Logística verde x Logística reversa

Você deseja implementar na sua empresa soluções sustentáveis? Então, conheça a logística verde e a logística reversa, e entenda a diferença entre as duas.

O consumidor, no geral, hoje está mais exigente, e um exemplo disso é a sustentabilidade das empresas requisitadas por ele. Ou seja, se a sua marca não está de acordo com as novas práticas benéficas ao meio ambiente, pode ter certeza que perderá muitos clientes.

Neste cenário, surgem dois conceitos que vale a pena conhecer, como é o caso da logística verde e da logística reversa. O primeiro caso é o conjunto de ações e a segunda refere-se a uma das ações que integram essa iniciativa sustentável.

Ambos os temas estão relacionados à sustentabilidade, e por conta disso você deve ter conhecimento sobre ambas e qual a relação entre elas. Boa leitura!

Logística verde x Logística reversa - Platinum Log

Conceito de logística verde

A logística verde pode ser entendida como um sistema capaz de impactar a cadeia de suprimentos, em que o principal intuito é coordenar qualquer tipo de atividade logística visando o menor impacto no meio ambiente.

Dessa maneira, as empresas que investem nesse tipo de logística demonstram consciência sobre as suas ações, não permitindo que as atividades realizadas impactem nas mudanças climáticas, degradação do solo, resíduos, poluição e acidentes.

Alguns exemplos da logística verde são:

  • Planejamento para o uso do espaço de veículos (evitando a circulação desnecessária de automóveis);
  • Utilizar combustíveis alternativos;
  • Substituir a frota por veículos elétricos;
  • Reduzir a embalagem e preferir sempre materiais recicláveis e reciclados;
  • Estrutura que visa a diminuição de recursos nos centros de distribuição (como é o caso dos telhados transparentes que conseguem reaproveitar a água da chuva); e
  • Programa de logística reversa, a exemplo da coleta de embalagens vazias que os consumidores devolvem após o uso.

Ou seja, a implementação da logística verde é sim possível para qualquer tipo de empresa, basta estudar as melhores estratégias que se adequam ao seu negócio.

Principais benefícios da logística verde

Após conhecer alguns exemplos da logística verde, é possível entender como a aplicabilidade deste conceito é urgente, afinal, pequenas ações podem representar grandes mudanças para a natureza. Nesse sentido, se você ainda não está convencido de que investir nesse tipo de logística é a melhor opção, então, confira alguns dos seus benefícios a seguir.

Marca que se preocupa com o meio ambiente: o consumidor moderno prefere empresas que demonstram preocupação com a natureza. Por isso, ao investir na logística verde, você consegue captar novos clientes de forma mais simples.

Economia de recursos: o intuito da logística verde é justamente reutilizar e reciclar os insumos utilizados nas suas operações. Ou seja, você poderá economizar bastante com o uso limitado e reciclável de materiais.

Mais eficiência, menos custos: esse tipo de logística promove a redução de custos, tendo em vista que os recursos serão usados com inteligência, e a eficiência dos colaboradores é maior. Como resultado deste investimento, você terá uma empresa mais competitiva no mercado.

Melhor reputação no mercado: por fim, o último benefício é uma estratégia de marketing. Afinal, quem não gostaria de comprar produtos com uma marca que se preocupa abertamente com as questões ambientes e coloca em prática ações nesse sentido?

Conceito de logística reversa

Após entender o que é logística verde – um conjunto de ações – vamos adentrar em uma das ações deste grande tema, que é a logística reversa. Esse tipo de logística nada mais é do que o movimento contrário do processo logístico comum, ou seja, ao invés de o produto sair da empresa em direção ao consumidor, ele sairá do cliente de volta à companhia.

Isso acontece em especial nos casos de recolhimento de produtos quando eles chegam ao final da sua vida útil. É muito comum ver essa prática com objetos como eletrônicos, pilhas, eletrodomésticos e lâmpadas. Afinal, o descarte desses itens não é tão simples.

A logística reversa é obrigatória? 

Em alguns casos, sim. 

Inclusive, isso surgiu como uma forma de incentivo, pois desde 2010, no Brasil, existe a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa política obriga as empresas a realizarem suas coletas de insumos e resíduos após o devido consumo. Assim, algumas empresas estão obrigadas a isso, como é o caso dos itens como lâmpadas, agrotóxicos, pneus e eletrônicos, por exemplo.

O lixo comum não é suficiente para o seu descarte, e por isso a sua marca deve ter uma logística estruturada para isso. Mesmo sem obrigatoriedade, a sua empresa pode pensar nessa opção, de modo a se destacar no mercado que está inserido.

Com isso, afirma-se que a logística verde e a logística reversa são complementares, e você investir em outras “ações verdes” além da logística reversa!

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O principal objetivo da logística verde no seu e-commerce é demonstrar preocupação e colocar em prática ações de cuidado com o meio ambiente. Porém, se você não tem condições de investir nessa opção, nada melhor do que terceirizar operações logísticas por meio de uma estratégia eficiente e entrega dentro do prazo ao cliente. 

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