No cenário atual da logística, em que o transporte representa um dos maiores custos operacionais das empresas, a auditoria de frete surge como uma ferramenta essencial para o controle e a eficiência financeira.
Afinal, a complexidade das tabelas de frete, a multiplicidade de transportadoras e a variação de prazos e serviços tornam o processo de conferência mais do que necessário: ele é estratégico.
Entender o que é auditoria de frete e como ela pode impactar positivamente na gestão da sua empresa é fundamental para otimizar os resultados, evitar desperdícios e garantir parcerias logísticas transparentes – e é exatamente isso que faremos a seguir, confira!
A auditoria de frete é o processo de verificação e conferência de todas as cobranças relacionadas ao transporte de mercadorias, garantindo que os valores cobrados pelas transportadoras estejam corretos e de acordo com o que foi acordado em contrato ou tabela de frete.
Esse processo envolve a checagem de:
A auditoria pode ser feita manualmente (por planilhas ou cruzamento de notas fiscais com faturas de transportadoras), mas o ideal é automatizar esse processo com o uso de tecnologias específicas, como os sistemas de gerenciamento de transporte (TMS).
A principal função da auditoria de frete é garantir que a empresa pague exatamente aquilo que contratou. No entanto, seus benefícios vão muito além da conferência financeira. Veja os principais:
A auditoria deve ser feita de forma contínua, preferencialmente antes da aprovação dos pagamentos às transportadoras. O ideal é que toda nota fiscal de frete recebida passe por um sistema de verificação automatizado, que valide os seguintes pontos:
Se for identificada alguma inconsistência, o valor pode ser contestado junto à transportadora antes da liquidação do pagamento. Além disso, é importante consolidar os dados periodicamente para análises estratégicas e melhorias contínuas.
A boa notícia é que a tecnologia pode tornar a auditoria de frete muito mais simples e eficaz.
Os softwares de gestão logística, como os sistemas TMS, permitem realizar auditorias automáticas com base em regras pré-definidas, integrando informações de pedidos, notas fiscais, tabelas de frete e comprovantes de entrega.
Com isso, é possível realizar auditorias em tempo real, evitar retrabalho com planilhas manuais, identificar erros com mais agilidade e gerar relatórios detalhados para tomada de decisão.
Uma dessas soluções de destaque é o Best Mile da TPL | Platinum Log, que oferece funcionalidades avançadas para empresas que desejam profissionalizar sua auditoria e otimizar toda a operação de transporte.
Se você está buscando uma forma eficiente, segura e automatizada de fazer a auditoria de frete na sua empresa, a resposta está no Best Mile da TPL | Platinum Log.
Desenvolvemos uma plataforma inteligente de gestão de transporte (TMS), que permite controlar e auditar todos os seus fretes, integrando múltiplas transportadoras, verificando automaticamente as cobranças e sinalizando inconsistências antes do pagamento.
Evite prejuízos invisíveis. Otimize sua logística com inteligência com a TPL | Platinum Log!