Use o frete fixo para conquistar mais clientes

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Conheça as melhores estratégias para captar e fidelizar clientes é oferecer o frete fixo. Entenda como esse frete é atrativo para os consumidores.
Use o frete fixo para conquistar mais clientes

Conheça as melhores estratégias para captar e fidelizar clientes é oferecer o frete fixo. Entenda como esse frete é atrativo para os consumidores.

O frete fixo pode ser visto como uma estratégia voltada para a captação de clientes para o seu e-commerce. Na verdade, ele é uma vantagem competitiva que faz toda a diferença em vendas virtuais. No entanto, mesmo com diversas vantagens, ele não pode ser adotado por qualquer empresa.

Se você deseja implementar na sua empresa a opção de frete fixo, o primeiro passo é saber se essa estratégia é realmente viável. Isso porque nem todas as empresas podem adotar um valor fixo para o frete. Nem sempre isso é lucrativo para os negócios.

Nesse sentido, hoje separamos os principais pontos que devem ser levados em consideração antes de adotar o frete fixo e oferecê-lo para os clientes.

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O que é o frete fixo?

Inicialmente, tenha em mente que o frete fixo se trata de uma estratégia adotada pelo setor logístico a fim de atrair clientes. Ou seja, o valor do frete é invariável, e isso costuma estar relacionado a certas condições, como o valor da compra ou a quantidade de produtos que foram adquiridos.

A fim de tornar essa estratégia viável e lucrativa para a sua empresa, é interessante levar em consideração o peso dos produtos, medidas, volume de vendas e ticket médio. Com esses dados em mãos, você consegue estudar a viabilidade do frete fixo.

Esse estudo tem como principal objetivo evitar prejuízos para o setor financeiro do seu negócio, pois, por mais que atraia mais clientes, é necessário manter e aumentar o lucro – e se isso não for possível, saiba que a estratégia deve ser evitada.

Como realizar o cálculo do frete fixo para a sua empresa?

Mas, afinal, como saber se o frete fixo é viável para a sua empresa? Você pode fazer um cálculo do seu ticket médio para descobrir essa resposta. O ticket médio representa os gastos médios que o consumidor tem na sua loja.

Para chegar ao ticket médio, você deve dividir o faturamento pelo número de vendas. Por exemplo, caso você tenha vendido R$ 10 mil neste mês, e fez o total de 52 vendas, o TM é de R$ 192,30.

Para que serve o ticket médio?

O ticket médio é a principal informação que você precisa para saber quais estratégias são viáveis ou não na sua empresa, como o frete fixo ou até mesmo frete grátis, por exemplo. Afinal, você tem noção a partir do TM de quanto os clientes gastam com os produtos do seu e-commerce.

Ou seja, é possível afirmar que o ticket médio é um indicador mínimo do que o seu cliente precisa fazer (atingir um valor mínimo de compra, por exemplo) para receber certos benefícios, como desconto ou fretes especiais. Assim, o custo que você gastaria com o frete seria diluído no valor médio dos consumidores.

O ticket médio é o único critério para implementar o frete fixo?

Apesar da sua importância, o ticket médio não deve ser o único critério a ser levado em consideração antes de implementar o frete fixo na sua empresa. É primordial que você faça uma boa gestão de estoque, a fim de controlar a movimentação (entrada e saída) de produtos do estoque.

Com este controle em mãos, você pode fazer o estoque gerar, livrando-se de produtos que não estão mais dentro do prazo de validade ou que têm baixa procura.

Use o frete fixo como estratégia de marketing

O frete fixo é uma excelente estratégia de marketing para o seu e-commerce, já que o cenário do comércio virtual demonstra que, segundo a Pesquisa Abandono de Carrinho 2022, da Opinion Box, 85% dos consumidores desistem de realizar pedidos realizados em sua etapa final, sendo que 15% repetem essa prática de forma regular.

Logo, oferecer aos consumidores um frete com valor invariável é uma excelente maneira de evitar esse abandono de carrinho e manter os seus lucros em alta. Afinal, na hora de realizar o pedido, o cliente não terá nenhuma surpresa com o custo do frete.

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