O que é a logística reversa no e-commerce

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A logística reversa é uma estratégia eficaz para a fidelização dos clientes. Então, saiba como ela funciona no e-commerce. Continue nos acompanhando!
O que é a logística reversa no e-commerce

A logística reversa é uma estratégia eficaz para a fidelização dos clientes. Então, saiba como ela funciona no e-commerce. Continue nos acompanhando!

O comportamento de compra passou por diversas mudanças nesses últimos anos, e as empresas precisam se adaptar a isso. Uma dessas alterações foi a criação da logística reversa, que se refere, no geral, a uma política de devolução de produtos, quando ocorre algum problema com a mercadoria, por exemplo.

No entanto, por mais que essa prática seja importante, muitas empresas ainda a negligenciam e não adotam a logística reversa. Prova disso é a pesquisa da Narvar, que revelou que 96% dos clientes comprariam de novo em uma empresa que tivesse uma boa experiência de devolução. Já a MH&L, concluiu que 62% comprariam produtos de uma mesma marca se ela tivesse opções de devoluções ou trocas gratuitas.

Neste cenário, vemos, então, que você precisa de um excelente planejamento para a logística reversa da empresa. Isto é, é necessário oferecer ao cliente uma opção ágil de devolução de produtos, caso precise. Essa é uma forma de fidelizar os clientes.

Conceito de logística reversa

A logística reversa é um conceito que se refere ao processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de bens, materiais e informações, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o propósito de recapturar valor ou garantir o descarte adequado. Em outras palavras, enquanto a logística tradicional trata do movimento eficiente dos produtos da fase de produção para o consumo, a logística reversa lida com o fluxo inverso, do consumidor de volta ao fabricante ou a outras etapas da cadeia de suprimentos.

A logística reversa abrange várias atividades, tais como:

  1. Retorno de Produtos: Envolve a coleta e transporte de produtos retornados pelos consumidores devido a defeitos, insatisfação, ou por outros motivos.
  2. Reciclagem e Reutilização: Inclui a recuperação de materiais valiosos de produtos descartados, bem como a reutilização de produtos após reparos ou recondicionamento.
  3. Remanufatura: Refere-se à desmontagem, reparação e montagem de produtos usados ​​para criar produtos equivalentes ou até mesmo melhores do que os originais.
  4. Descarte Adequado: Envolve a disposição segura e ambientalmente responsável de produtos que não podem ser reutilizados, reciclados ou remanufaturados.
  5. Gestão de Resíduos: Inclui a administração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos gerados ao longo do processo reverso.

A logística reversa desafia as empresas a considerar não apenas a eficiência operacional, mas também a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social. Ela pode ser impulsionada por regulamentações governamentais, preocupações ambientais, economia circular e demandas dos consumidores por práticas comerciais mais responsáveis.

A implementação eficaz da logística reversa pode resultar em diversos benefícios, como a redução de custos associados ao descarte inadequado, a recuperação de materiais valiosos, a promoção da imagem da marca e a conformidade com regulamentações ambientais. Portanto, a logística reversa é uma parte essencial da gestão moderna da cadeia de suprimentos, contribuindo para uma abordagem mais holística e sustentável.

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Como aplicar a logística reversa no meu e-commerce?

Após entender o que é a logística reversa, saiba como aplicar essa política no seu e-commerce. Para isso, confira a seguir um passo a passo.

  • Crie uma página contendo a política de devolução

O primeiro passo para adotar a logística reversa é criando uma página que contém todas as informações sobre a sua política de devolução de produtos. Lembre-se de que essa página deve ser criada com base na legislação atual, que é o Código de Defesa do Consumidor. Existem alguns prazos de devolução que você deve ter em mente, como:

  • Produtos não duráveis (bebidas e alimentos, por exemplo): prazo de 30 dias para a devolução
  • Produtos duráveis (eletrodomésticos e eletrônicos, por exemplo): prazo de 90 dias para devolução
  • Prazo de 7 dias para se arrepender de uma compra feita online

Esses prazos devem ser respeitados, para que você não tenha que enfrentar um processo judicial no futuro – prejudicando o seu orçamento da empresa.

  • Invista em um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)

Na maioria dos casos, a devolução de produtos pode ser resolvida facilmente por um canal de comunicação, que costuma ser a ligação. Porém, isso não é tão comum pois as empresas não possuem um bom SAC. Esse serviço de atendimento ao consumidor, quando composto por pessoas treinadas, pode diminuir os riscos de insatisfação dos clientes.

  • Faça um mapeamento do ciclo de troca

Para uma logística reversa eficiente, é preciso mapear como vai ocorrer o seu ciclo de troca. Isto é, considere o tempo total desse ciclo (quanto menor o tempo, menor a insatisfação do cliente), a causa da devolução ou troca (para corrigir os próximos produtos) e defina um operador logístico.

Como ela pode ajudar o seu e-commerce?

Ao adotar a logística reversa no seu e-commerce, saiba que essa prática pode ajudar bastante na reputação da empresa. Isso porque os clientes vão gostar de saber que os problemas são resolvidos com agilidade. Para isso, é interessante que você defina como essa política vai acontecer na prática.

Afinal, a logística reversa pode ser feita com a coleta no local (que é uma opção mais custosa), coleta com hora marcada (evitando o retrabalho), simultâneo domiciliar (ao passo a empresa coleta o produto, ela já entrega o novo na mesma hora) e com pontos de entrega (o próprio cliente leva a mercadoria até você).

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