O que é e como me preparar para o calendário e-commerce?

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Você sabe o que é o calendário e-commerce? Entenda como esse cronograma anual funciona e de que forma você pode aproveitá-lo para aumentar as vendas!
O que é e como me preparar para o calendário e-commerce?

Ário e-commerce, um ano recheado de momentos que podem ser aproveitados para alavancar as vendas da empresa.

De maneira geral, as datas comemorativas comerciais são valiosas para o varejo, uma vez que alavancam as vendas. Nesse sentido, elas melhoram o marketing de negócio, promovem produtos, despertam o interesse nos consumidores, trazem de volta clientes antigos e atraem novos.

Isso sem contar que essas datas são uma ótima oportunidade de fazer um giro de estoque, de modo a criar descontos e promoções envolvendo os produtos com menor saída. No entanto, para tirar bom proveito destes períodos, você precisa de planejamento e organização. Confira a seguir o que é este calendário e como deve ser a sua preparação!

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O que é o calendário e-commerce? Confira as principais datas

O calendário e-commerce nada mais é do que uma programação anual composta por datas comemorativas, que podem ser de grande valia para agregar valor às suas vendas. Conheça as principais datas e preste atenção nas suas comemorações (afinal, cada época do ano exige uma preparação diferente).

  1. Carnaval: sendo um período festivo e de festas na rua, esse momento é marcado pela compra de fantasias, itens divertidos, bebidas, comidas e afins. Fique atento aos produtos mais demandados nessa época para se planejar com antecedência – mesmo sem uma data fixa.
  2. Dia do consumidor: 15 de março é a data do seu consumidor, sendo uma ótima oportunidade para valorizar o seu cliente. ofereça, então, promoções e vantagens neste dia, podendo ganhar novos clientes e fidelizar os que já consomem a marca.
  3. Dia internacional da mulher: essa não é uma data comercial, porém, chama a atenção para as causas das mulheres, incentivando as empresas, escolas e outros estabelecimentos a presentearem as pessoas desse gênero. O 8 de março tem relevância no marketing, em especial quanto ao empoderamento das mulheres.
  4. Páscoa: na Páscoa, o foco pode ser a indústria de chocolate, porém, outros alimentos são consumidos neste período, como a refeição principal do jantar. Além disso, a decoração é típica dessa época, movimentando as lojas que oferecem esses itens.
  5. Dia das mães: neste momento, são procurados mais presentes afetivos, carinhosos e femininos. Os consumidores apostam em presentes pessoais e genéricos: mas é uma das datas que mais movimentam o comércio.
  6. Dia dos namorados: comemorado em 12 de junho, o dia dos namorados exige da sua empresa uma programação especial para os pombinhos, que procuram decorações de coração, jantares especiais e presentes com o tema “amor”.
  7. Dia do orgulho LGBTQIAPN+: celebrado em 28 de junho, essa é uma data ainda em ascensão. Não se trata de uma data comercial em sim, porém, se você quer se destacar, comece a se planejar para esse período e demonstrar ao público consumidor como essa causa é importante para a sua marca!
  8. Dia dos pais: em julho, não tem nenhuma data comemorativa nacional, e por isso em agosto o consumidor está pronto para gastar. Aproveite o dia dos pais, que acontece em agosto, para oferecer promoções com itens masculinos, como cosméticos, roupas, acessórios e afins.
  9. Black Friday: a Black Friday é uma data para comprar mais barato. Os consumidores esperam o ano inteiro para aproveitar essa data com muitos descontos nos produtos. Cuidado apenas para não oferecer falsas promoções, pois isso com certeza vai afastar o seu cliente!
  10. Natal: com o verão, férias e o 13º salário, essa combinação resulta em um período marcado por muitas compras, tanto para a família como para os amigos. Chegando ao fim do nosso calendário e-commerce nacional, temos o Natal. Não fique de fora do clima natalino e aproveite para vender mais, fechando o ano com as vendas nas alturas.

Claro que esses são apenas alguns dos exemplos de datas comemorativas ao longo do ano, pois você pode aproveitar algumas épocas locais. O importante é não deixar passar nenhuma oportunidade de impulsionar as vendas!

Como se preparar para aumentar as vendas no calendário e-commerce?

O calendário e-commerce conta com muitas datas importantes para o seu negócio, podendo aproveitar essas épocas para vender mais. No entanto, a preparação é a chave para isso – sem ela, é possível você ter mais prejuízo do que lucro.

Confira algumas dicas de como se preparar para este calendário!

  • Conheça o seu público

O primeiro passo para ter sucesso na programação festival e comercial é conhecendo o seu público. Desse modo, você pode entender melhor as necessidades dos seus clientes, atendendo essa demanda de forma específica.

  • Desenvolva um calendário

Como vimos acima, existe uma infinidade de datas comerciais e festivas. Por isso, defina um momento anual para rever todas as datas que serão comemoradas e planeje-se para isso. Nem todas as datas serão interessantes para você, e é neste momento de estratégia e planejamento que serão definidos os dias comemorados por sua empresa.

  • Planejamento com antecedência

Dificilmente você terá bons resultados planejando uma ação em cima da hora. O planejamento é essencial para obter sucesso nas datas comemorativas e no calendário e-commerce como um todo. Com as datas definidas, veja o que precisa ser feito na sua empresa para atender o público, a começar pelo estoque.

  • Organize o estoque

O estoque é o que vai ditar se o seu negócio vai obter lucro ou não em datas comemorativas. Isso porque você vai ter uma boa noção de como está o estoque, se precisa de alguma reposição, quais produtos estão em alta, quais itens não estão sendo procurados e afins.

  • Faça promoções atrativas

O desconto é um bom caminho para atrair consumidores ao longo de todo o ano, e durante o calendário e-commerce isso não é diferente. Ofereça aos clientes promoções, descontos e condições especiais, como o frete grátis ou uma porcentagem no valor final da compra.

  • Tenha um plano de ação

Use as datas comerciais ao seu favor, aumentando os lucros da empresa e causando uma boa experiência para o cliente. Para isso, um plano de ação é essencial, com data de início e fim, orçamento bem definido, metas de venda e decidindo como a campanha será veiculada.

  • Cuidado com a logística

A logística da sua empresa deve estar bem preparada para atender este novo público. Portanto, cuidado com o estoque, a fase de preparação do pedido, o picking e packing, distribuição, expedição e o pós-venda.

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