O que é redespacho de pedidos?

O redespacho ocorre quando uma transportadora contrata outra para o serviço de entrega. Dito isso, entenda o que é redespacho a seguir. Acesse e saiba mais
O que é redespacho de pedidos?

O redespacho ocorre quando uma transportadora contrata outra para o serviço de entrega. Dito isso, entenda o que é redespacho a seguir.

Com o atual crescimento do varejo e do e-commerce, diversas transportadoras enfrentam uma demanda muito grande de entregas. Portanto, elas precisam de alternativas para cumprir com os seus compromissos e operações. É neste momento que o redespacho se torna necessário.

Embora o redespacho seja algo muito comum no Brasil, em razão da sua enorme área territorial, este é um tema que ainda rende muitos questionamentos. Desse modo, vamos entender a seguir o que é redespacho de pedidos e como ele pode ajudar a sua empresa na logística de distribuição.

O que é redespacho de pedidos? - Platinum Log - o-que-e-redespacho-de-pedidos.png

Conceito do que é redespacho

Inicialmente, é interessante entender o que é redespacho. Assim, o redespacho pode ser entendido como o processo de contratação de uma transportadora por outra, a fim de realizar uma entrega. A ideia é que você diminua o tempo de entrega e consiga expandir a área para regiões remotas. Essa é uma forma de atender ao aumento de demandas.

Uma das situações mais comuns é quando o cliente tenta adquirir um produto, porém, a loja não consegue realizar a entrega, por conta de a região ser mais longe do centro urbano. Para isso, surge o redespacho, em que a transportadora da entrega contrata outra empresa para que o produto chegue ao destino.

Desse modo, vemos como essa prática é benéfica para entregas de longa distância. Por mais que a transportadora não consiga realizar alguma entrega, ela pode contar com outro frete para finalizar a rota.

Como ocorre o redespacho na prática?

Compreender o que é redespacho é apenas o primeiro passo. Agora, você deve saber como ele funciona na prática. Para isso, ele precisa de dois elementos para que se torne possível. Vamos explorar cada figura do redespacho de produtos.

  • Redespachante

A primeira figura que trouxemos é a do redespachante, que é a empresa contratante. Essa empresa se torna responsável pela entrega até o destino do cliente. Logo, caso haja algum problema ao longo do envio, a redespachante tem o encargo de finalizar a entrega.

  • Redespachada

Por outro lado, temos a redespachada, que é a empresa contratada. Ela tem como encargo a coleta dos produtos nos produtos indicados, que podem ser no fim, no início ou no meio da rota. Na prática, ela coleta o pedido e realiza a entrega, concluindo o processo de envio.

O que é redespacho: veja quais são os tipos

A partir deste momento, vamos explorar os tipos de redespacho que a sua empresa pode usufruir. No geral, existem três tipos que são usados com uma frequência maior. Porém, eles variam com base na quantidade de intermediários que estão envolvidos na relação.

  • Redespacho tradicional

Este redespacho ocorre no momento em que mais de uma transportadora faz a entrega do produto. Nesse sentido, esta modalidade ajuda as empresas no seu momento de expansão. Assim, a empresa consegue atingir novas áreas territoriais – aumentando o seu leque de clientes.

  • Redespacho intermediário

O redespacho intermediário pode ser percebido quando existe uma terceira transportadora na entrega. Isso significa dizer que, no envio, você conta com mais de 2 condutoras. Por conta disso, o processo recebe o nome de intermediário.

Dentre todos os tipos, esse é o mais comum nos momentos em que a prestadora de serviço não cumpre com o percurso. Inclusive, a segunda empresa também não executa o envio, pois não atende à região. Logo, um novo parceiro deve surgir, sendo a terceira figura na relação. Ele aparece para “salvar” essa entrega.

Em resumo, a primeira transportadora coleta o produto e segue um trecho pequeno. Neste momento, surge a segunda transportadora, realizando mais uma parte do trecho. Por fim, a terceira transportadora faz o carregamento até o destino do cliente.

  • Subcontratação

Por fim, esse tipo de redespacho, chamado de terceirização, é realizado quando a transportadora não consegue realizar a entrega somente com os seus recursos. Logo, é preciso contratar uma nova empresa que percorra o trecho que deseja.

Principais benefícios do redespacho

Como você pôde perceber, o redespacho é uma prática muito útil para as empresas que têm como intuito expandir o seu público e área de atuação. Porém, esse não é o único benefício, podendo destacar também:

  • Maior competitividade no ramo: pois gera maior lucro e garante a satisfação do consumidor;

  • Otimiza os custos logísticos: eliminando gastos como combustível, manutenção, documentação e outros que envolvem o veículo;

  • Aumento de oportunidades: isso é possível graças à ampliação da carteira de clientes;

  • Fortalecimento de parceiros: criando parceiros fiéis para a execução de suas tarefas; e

  • Satisfação do cliente: fazendo com que os clientes se tornem promotores da sua marca.

Conte com a Platinum Log para ter a melhor plataforma logística para o seu e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. 

Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Soluções Logísticas Completas
Quero Movimentar
Nosso Fulfillment
movimenta seu negócio.
Cases
Fique por dentro
Blog
Fale Conosco
Contato