O processamento de pedidos está entre as etapas mais importantes no atendimento ao cliente, por isso, é necessário entender todo o ciclo do pedido.
Este ciclo, por sua vez, se refere a todas as atividades que o cliente realiza até concluir o seu pedido. Nesse sentido, você deve compreender como funcionam todas as etapas desse ciclo de pedido, bem como os custos e tempo gastos no processo.
Confira a seguir a importância de entender todas as etapas do processamento de pedidos.
Em primeiro lugar, é importante trazer a definição do processamento de pedidos, que pode ser conceituado como um conjunto de tarefas necessárias, como o preparo, transmissão, recebimento e atendimento de pedidos. No geral, são as atividades de acompanhamento do pedido, desde a primeira até a última etapa.
Desse modo, o processamento de pedidos é uma etapa muito relevante no ciclo do pedido, tendo em vista que interfere na operação logística de uma empresa. Portanto, o principal objetivo dessa etapa é tornar o processo mais ágil e eficiente.
Contudo, para isso, é preciso investir em uma boa gestão, a fim de garantir uma estruturação de qualidade, do ponto de vista físico e eletrônico. Dessa maneira, essa etapa tem um papel protagonista na obtenção e manutenção de clientes. Não se limita, portanto, a uma etapa logística, mas também de relacionamento com os clientes.
Após entender, de forma geral, o que é o processamento de pedidos, é primordial identificar as principais etapas desse procedimento. Como vimos, esse processo reúne diversas atividades, e é preciso explorar cada uma delas.
1 - Preparação
A primeira etapa é a preparação do pedido, isto é, quando todas as informações relevantes sobre o produto ou o serviço e sobre o cliente. Nesta etapa é realizada a requisição formal, podendo, ou não, levar em consideração a ordem de compra.
No geral, a principal característica desta etapa é a comunicação clara. Afinal, uma empresa, e o setor responsável, deve absorver e interpretar de maneira nítida as necessidades do seu cliente. Essa é a melhor forma de atender os consumidores de forma adequada.
2 - Transmissão
Após a preparação, o pedido é transmitido, isto é, todos os documentos relativos a ele, como o seu ponto de origem e o destino. É neste momento que existe a comunicação envolvendo o setor logístico e o setor de vendas. Assim, a transmissão costuma ser feita de maneira eletrônica ou manual e varia de acordo com a empresa.
3 - Recebimento
Agora o pedido deverá ser recebido, porém, antes, alguns pontos são analisados, como:
Todas essas atividades são essenciais para o processamento adequado dos pedidos. Com base na consolidação desses dados, o produto pode ser expedido para o cliente.
4 - Atendimento
Na etapa de atendimento, encontramos tarefas como a retirada do pedido, embalagem do item, embarque da entrega, preparação dos documentos e expedição da mercadoria. A ordem dessas etapas depende da empresa.
5 - Acompanhamento
Por fim, chegamos à última etapa, que é o processamento de pedidos em si, cuja finalidade aqui é manter o consumidor informado em relação aos possíveis atrasos e o status do pedido. É necessário ter uma equipe especializada para esclarecer as principais dúvidas dos clientes.
Quando uma empresa investe em processamentos mais ágeis, todos os são beneficiados, desde o próprio negócio até o cliente. Contudo, sabemos que existem alguns obstáculos a serem vencidos neste momento, e trouxemos alguns exemplos práticos abaixo.
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