Smart Picking: seleção de pedidos inteligente

Categoria:
Como é feita a seleção de pedidos na sua empresa? Se ele não ocorre de modo estratégico, conheça hoje o Smart Picking e como ele pode impulsionar as vendas.
Smart Picking: seleção de pedidos inteligente

Como é feita a seleção de pedidos na sua empresa? Se ele não ocorre de modo estratégico, conheça hoje o Smart Picking e como ele pode impulsionar as vendas.

Com o passar do tempo, as empresas precisam, cada vez mais, se adaptar à nova realidade digital a qual vivemos. Por isso, dentre as etapas de um e-commerce que merecem ser revistas, é possível citar a seleção de pedidos.

Essa etapa, também conhecida como picking, é responsável por separar as mercadorias, e está inserida na logística de um e-commerce. Logo, para que uma entrega ocorra com sucesso, é necessário passar pela seleção de pedidos. Por isso, conheça um método estratégico de selecionar os seus produtos, através do Smart Picking.

Smart Picking: seleção de pedidos inteligente - Platinum Log - smart-picking-selecao-de-pedidos-inteligente.png

O que é smart picking?

Inicialmente, é de extrema importância que você entenda o que é o smart picking. Este termo é muito recente no segmento do comércio digital, e por isso, poucas empresas comentam sobre a sua importância.

Essa expressão se refere à seleção de pedidos, em uma operação logística, que ocorre de forma inteligente e estratégica. Afinal, não basta que você tenha na sua empresa uma área para o picking. Somente uma área destinada a essa etapa logística é o primeiro passo.

Em seguida, você deve tornar essa etapa otimizada, a fim de agilizar o processo de entrega e, consequentemente, garantir a satisfação dos consumidores. É neste momento que surge o smart picking, ou seja, a adoção de práticas e recursos que tornem ágil o processo da separação de pedidos.

A importância da separação de pedidos

A separação de pedidos pode ser vista como a etapa mais simples de todo o processo logístico. Em teoria, este momento seria reservado para a separação das mercadorias para a próxima etapa, que é o packing. No packing, esse item é embalado de forma correta para que ele chegue bem conservado no destino do cliente.

No entanto, justamente por ser uma etapa simples ela deveria ser a mais otimizada possível. Porém, não é isso que acontece. Afinal, as empresas negligenciam esse processo e acabam executando de qualquer jeito.

É neste momento que o smart picking se mostra como uma opção atrativa, a fim de acelerar o processo de entrega. Um exemplo disso seria a adoção de tecnologias que integrem os setores da sua empresa. Assim, todos os setores podem tomar decisões mais assertivas sobre os pedidos, como a seleção de mercadorias corretas, evitando falhas no envio.

Como implementar o smart picking na sua empresa?

Agora que você sabe a importância de investir no smart picking, saiba como é possível implementar essa prática na sua empresa. Até porque agora você sabe como isso faz toda a diferença no processo de entrega das mercadorias.

  • Tenha certeza de que o seu estoque está preparado para adotar o smart picking

O primeiro passo para adotar o smart picking é se certificar de que o seu estoque está preparado para isso. Ou seja, você tem a estrutura necessária para organizar corretamente as mercadorias do armazém. Sempre que possível, realize inventários para conferir os produtos que têm.

  • Planeje rotas de coleta

Após organizar o seu estoque, é possível planejar rotas de coleta que reduzam retrocessos e falhas. Com as rotas adequadas, você pode otimizar o processo de entrega, já que, com um trajeto inteligente e estratégico, não é necessário estar sempre no estoque. Então, o responsável pela etapa entrará poucas vezes no armazém, mas sempre de forma efetiva.

  • Alocações ágeis

De forma constante, os seus produtos devem ser realocados. Por exemplo, se a sua empresa é do ramo de alimentos, é interessante priorizar os produtos que estejam com a validade próxima. Assim, você reduz o desperdício de mercadorias e diminui os custos operacionais – já que não precisa repor produtos perdidos.

  • Subdivida os estoques

A nossa última dica é que você organize o seu estoque para que ele seja de fácil acesso. Muitos acham que somente um estoque grande deve ser bem planejado. Porém, se você tem essa preocupação desde o início, com o aumento da demanda, o seu armazém estará sempre pronto para receber novos clientes!

Conte com a Platinum Log e tenha a melhor plataforma logística para adotar o smart picking

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no desempenho, além de auxiliar na adoção do smart picking no seu negócio. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o site Platinum Log e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert